Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, estou em vista de comprar meu segundo multímetro. Meu primeiro foi da importadora profield, na época paguei 45 e a qualidade era razoável pra um multimetro "paraguay". Pois bem, hoje em dia ele está com as escalas de resistência bem ruims e estou a procura de um novo. No mesmo lugar onde comprei ele agora ainda vendem dessa mesma tal de profield, porém a qualidade está muito pior, seletor de péssima qualidade, pot de ajuste arrastando e cheio de rebarbas, a coisa toda parece extremamente frágil, fajuta. Também não tinha o suporte atrás pra deixar em pé. O primeiro que ele foi testar pra me mostrar nem funcionou, a agulha ia até metade e ficava presa na própria escala que estava deformada. E o pior, o preço era de astronômicos 85 mangos.

Na loja de eletrônica mais bem suprida (e cara!) da cidade consegui encontrar um Hikari. Parecia ter uma qualidade melhor, porém achei meio leve e também não tinha o suporte atrás para deixar em pé.

Pelo que andei pesquisando, os multímetros Hikari, Minipa e Icel na verdade não são nacionais, são todos fabricados pela mesma empresa na China. Alguém sabe me informar se isso é verdade? E agora esses todos estão vindo sem o suporte atrás?

A princípio estava olhando um SK-22 da Icel, porém se não tiver o suporte é um problema pra mim. Queria muito um SK-20, porém parece ser impossível de encontrar, até mesmo usado. Não tenho interesse em multímetros digitais. Alguma recomendação de um multímetro analógico bom, na faixa de R$100 a R$200, preferencialmente de fabricação nacional?

• Coordenador
Postado

Multímetro analógico nacional você não vai encontrar, só Chines mesmo...

Na faixa de preço que você procura e que tenha suporte só vi esse abaixo:

Multímetro com suporte.

Os outros que vi não tinham suporte ou não tinha escala de 10A.

Esse foi o mais completo que achei.

PS: Tem ele no AliExpress também.

Multímetro analógico.

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado

Então, eu acabei achando um multímetro da união soviética lançado em 1973, soldado a mão sem pci, aparentemente usa aqueles resistores bem antigos que não variam com o tempo. Sendo que estava "apenas" R$200, e considerando que provavelmente vai durar para sempre, acabei comprando.

É o mesmo dessa página, porém tem um módulo no topo para medir capacitância que não vi em nenhuma foto da internet, deve ser meio raro:

https://www.radiomuseum.org/r/unknown_z_4315z431c431.html#

Quando chegar eu posto fotos dele, resta aprender a usar o treco.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Eu ia responder que, para uma criteriosidade meramente técnica, a nacionalidade do produto torna-se irrelevante. Hoje você não precisa se limitar ao mercado local. A "troca" comercial sempre foi essencial para o desenvolvimento.

• Coordenador
Postado
17 horas atrás, 777 disse:

Então, eu acabei achando um multímetro da união soviética lançado em 1973, soldado a mão sem pci, aparentemente usa aqueles resistores bem antigos que não variam com o tempo. Sendo que estava "apenas" R$200, e considerando que provavelmente vai durar para sempre, acabei comprando.

É o mesmo dessa página, porém tem um módulo no topo para medir capacitância que não vi em nenhuma foto da internet, deve ser meio raro:

https://www.radiomuseum.org/r/unknown_z_4315z431c431.html#

Quando chegar eu posto fotos dele, resta aprender a usar o treco.

Caramba! Esse tem cara de indestrutível! KKKKK

Quanto ao uso fique tranquilo, é tão simples quanto qualquer multímetro...

Postado
7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Eu ia responder que, para uma criteriosidade meramente técnica, a nacionalidade do produto torna-se irrelevante. Hoje você não precisa se limitar ao mercado local. A "troca" comercial sempre foi essencial para o desenvolvimento.

Sim, para uma criteriosidade meramente técnica leva-se em conta por exemplo a qualidade e durabilidade do produto. E, por experiência própria, a nossa indústria eletrônica é (ou era) uma das melhores do mundo em relação a isso. No geral, os produtos importados que tem a mesma qualidade dos nacionais são muito mais caros. Não tem nada a ver com a nacionalidade em si.

7 horas atrás, BCP disse:

Quanto ao uso fique tranquilo, é tão simples quanto qualquer multímetro...

O uso imagino que sim, o que é diferente é a leitura:

spacer.png

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!