Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Samsung R430 apresentando lentidões.


Posts recomendados

Olá, galera.

 

Meu notebook velho Samsung R430 vem apresentando tantos lentidões e travamentos. Demora muito para abrir um simples programas. Eu tinha apontado algo suspeito:

 

  • Ele está com BitDefender instalado. Minha mãe acha que o BitDefender é culpado por isso, eu acredito que ele deve ser mais pesado para esse notebook. Existe os antívirus mais leves, que não prejudica com desempenho do computador?
  • Ele está com Windows 10 não ativado, será que é por isso que o notebook está muito lento? Se eu ativasse o Windows, os problemas vão mesmo sumir?
  • Eu tinha notado no Gerenciador de Tarefas que o uso de disco está em 100%, será que é isso que está influenciado lentidões e travamentos? Se sim, como eu posso resolver com isso? Não pretendo fazer upgrade do HD para SSD devido às razões financeiras, além de que o SSD pode não encaixar nessa entrada, por ela ser bem diferente que entrada de SATA III do meu notebook novo Acer.

 

Se não for nenhum deles, como eu posso fazer meu notebook velho não apresentar mais lentidões e travamentos?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Joao531 disse:
  • Eu tinha notado no Gerenciador de Tarefas que o uso de disco está em 100%, será que é isso que está influenciado lentidões e travamentos? Se sim, como eu posso resolver com isso? Não pretendo fazer upgrade do HD para SSD devido às razões financeiras, além de que o SSD pode não encaixar nessa entrada, por ela ser bem diferente que entrada de SATA III do meu notebook novo Acer.

Tivemos uma build do windows 10 antiga que criou uma falha que causa 100% de uso do HD por vários minutos após o PC ser ligado. Essa falha já foi corrigida e basta usar o windows update para tanto. Rode o windows update, depois que ele procurar atualizações, vá em atualizações opcionais, instale todas. Reinicie, repita o processo até não ter mais atualização nenhuma depois de reiniciar. Mesmo sem SSD isso resolve o problema.

46 minutos atrás, Joao531 disse:
  • Ele está com Windows 10 não ativado, será que é por isso que o notebook está muito lento? Se eu ativasse o Windows, os problemas vão mesmo sumir?

Nada a ver, mas ativar é essencial. Se já tiver vindo com windows original, basta ir na BIOS e ligar o secure mode ou ir na opção de ativar para resgatar a chave de ativação. Em último caso pode-se ligar para a microsoft. Se o sistema original era anterior, dá para fazer o upgrade gratuitamente, mas antes você teria que instalar o sistema original.

47 minutos atrás, Joao531 disse:
  • Ele está com BitDefender instalado. Minha mãe acha que o BitDefender é culpado por isso, eu acredito que ele deve ser mais pesado para esse notebook. Existe os antívirus mais leves, que não prejudica com desempenho do computador?

O windows defender, antivirus nativo do windows 10, é suficiente para uso doméstico. Se você trafega dados sensíveis, aí o ideal é pagar uma proteção melhor.

11 minutos atrás, Joao531 disse:

Quer dizer que o Windows 10 só roda bem melhor se for nos CPUs de 2011 para frente (eu só acho, mas posso estar errado)? Meu notebook velho é fabricado em 2010.

Seu processador é defasado e o W10 precisa de pelo menos 8 GBs de RAM para rodar decentemente. Apesar do drama que o povo faz sobre o windows 7 ser inseguro, para quem tem PCs tão antigos é ele que eu indico. Fico vendo esse povo desesperado por "segurança" e imagino se realmente tem seus PCs 100% atualizados e não usam aplicativo algum que pode ser malicioso. A grande verdade é que segurança é relativo, e a maioria das empresas que usam windows 10 hoje em centenas, milhares de seus PCs, tem baixíssimos critérios de segurança, sem políticas de atualização e muitas vezes tão repletas de vulnerabilidades que eu nem entro no mérito quando vou conversar com seus respectivos "TIs", que na maioria dos casos eu chamo de "Totalmente Ignorantes". Mas vá lá.

"Tecnologicamente Ignorantes" fica mais legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado. Vou ver que posso fazer esses procedimentos depois.

 

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nada a ver, mas ativar é essencial. Se já tiver vindo com windows original, basta ir na BIOS e ligar o secure mode ou ir na opção de ativar para resgatar a chave de ativação. Em último caso pode-se ligar para a microsoft. Se o sistema original era anterior, dá para fazer o upgrade gratuitamente, mas antes você teria que instalar o sistema original.

Meu notebook velho originalmente vem com Windows 7 Home Premium Original, mas ele foi formatado várias vezes. Antes de eu colocar o Windows 10 não ativado original, ele estava com Windows 7 Ultimate Pirata. Eu acredito que Windows Pirata apaga a chave OEM do notebook, não sendo possível recuperá-la nem mesmo instalando o sistema original onde o notebook veio originalmente. Mas você acha que ainda é possível recuperar a chave original OEM?

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O windows defender, antivirus nativo do windows 10, é suficiente para uso doméstico. Se você trafega dados sensíveis, aí o ideal é pagar uma proteção melhor.

Mas o que Windows Defender tem de especial que Kaspersky e BitDefender não tem? Eu achei que ele é bem básico, eu prefiro usar Kaspersky no meu notebook novo da Acer, pois ele tem recursos mais avançados para versão Free.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Joao531 disse:

Meu notebook velho originalmente vem com Windows 7 Home Premium Original, mas ele foi formatado várias vezes. Antes de eu colocar o Windows 10 não ativado original, ele estava com Windows 7 Ultimate Pirata. Eu acredito que Windows Pirata apaga a chave OEM do notebook, não sendo possível recuperá-la nem mesmo instalando o sistema original onde o notebook veio originalmente. Mas você acha que ainda é possível recuperar a chave original OEM?

Tanto a Microsoft quanto a Samsung podem te devolver essa chave. Ela te pertence e mesmo anos depois de adquirida eles podem recuperá-la para você. É um processo chato, mas é funcional.

54 minutos atrás, Joao531 disse:

Mas o que Windows Defender tem de especial que Kaspersky e BitDefender não tem? Eu achei que ele é bem básico, eu prefiro usar Kaspersky no meu notebook novo da Acer, pois ele tem recursos mais avançados para versão Free.

Ele é nativo, então não consome metade dos recursos que os outros consomem, além de ter integração melhor com o sistema. Fica a seu critério. Tenho utilizado apenas o defender tanto no meu PC quanto nos de clientes e estou bem satisfeito com os resultados.

Nota: o Defender não é "freeware", portanto não tem anúncios, mensagens ou qualquer outro tipo de notificação inconveniente. Para quem usa o PC tanto quanto eu isso por si só é mais do que razão para adotá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!