Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, eu tenho uma placa-mãe da ASRock (B450M Steel Legend) e queria saber se posso atualizar a BIOS para a última versão lançada até o momento que é a 4.20, estou ciente de que caso caia a luz pode dar B.O com a placa mas a minha maior duvida é se posso atualiza-la tendo essas configurações: Ryzen 7 3700x, 16gb de RAM, 3070 TI e Windows 11

Pois meu maior medo é atualizar e não ter mais suporte para esse meu processador, mas queria atualizar pois vi que tem melhorias de desempenho. Agradeço desde já!

Postado

Você pode atualizar sim, a atualização de BIOS adiciona coisas, não remove coisas pra por outras no lugar, salvo certas excessões que fazem isso, mas em geral não, e sim, caso o seu PC desligue durante esse processo, você terá que trocar o chip de BIOS.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Novo microcódigo (AGESA) sempre é bom; vá lá saber quais bugs foram corrigidos. Processadores atuais são verdadeiras bestas: rodam quase um sistema operacional próprio dentro do silício. 😂

Para exemplificar do que se trata, nos Ryzen de primeira geração, logo que saíram, o modo VM86 estava quebrado e foi corrigido posteriormente via microcódigo:

http://www.os2museum.com/wp/vme-broken-on-amd-Ryzen/

http://www.os2museum.com/wp/vme-fixed-on-amd-Ryzen/

Não foi um bug importante pois afetava apenas código 16-bit (sistemas 64-bit não eram afetados).

Esse tipo de bug toda hora aparece, com o agravante da nova leva que afeta a segurança do sistema desde a bomba atômica que foram as falhas Meltdown e Spectre no início de 2018. De lá para cá, mais e mais falhas similares vêm sendo descobertas e aos poucos consertadas via microcódigo, geralmente requerendo, adicionalmente, ajustes no sistema operacional. Não por outra razão, para PCs de grife, a Microsoft, em parceria com os fabricantes, passou a disponibilizar atualização de BIOS através do Windows Update. 😍

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...