Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi gente :) Não sei se alguém consegue me ajudar nesse mistério, mas segunda-feira (11/10), após ficar o fim de semana desligado, meu PC não quis mais ligar de manhã. Nada girava, nada, morto, só tinha a luz da placa de vídeo acesa. Levei na assistência aqui do lado de casa e ele ligou. Nada foi mexido, ou trocado, ele só ligou. Voltando pra casa ele ligou também, e ficou tudo certo até hoje, sexta-feira (15/10), quando de manhã o PC voltou a não ligar (trabalhei com ele até hoje normal). E adivinhem, na assistência ele ligou novamente, e depois em casa também. Sinceramente, não sei o que tá rolando. Uso um filtro (Filtro de linha 6 tomadas 10A bivolt branco 4824002 Intelbras) tem 1 ano e meio, e o PC também tem essa idade. Tentei sim ligar ele em todas as tomadas da casa, até na portaria, e nada, só na assistência.

Aqui em casa é monofásico, pediram inclusive pra eu não instalar ar condicionado quando aluguei aqui. Porém por mais de 1 ano tudo ficou certo, e tudo liga, agora que do nada o PC começou a fazer isso. Recentemente eu instalei o Windows 11, e tive que habilitar manualmente o TPM 2.0 na minha BIOS, não sei se isso pode ter desencadeado algo... :(  Bem, é isso! Minhas especificações são essas:

Processador: Ryzen 5 3600XT
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 2060
Memória: HyperX Fury 24GB
placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M
Fonte: Corsair CV650 80 Plus Bronze

Agradeço muito se alguém souber solucionar esse problema :)  Não entendo muito de PC, então me considerem um pouco leiga no assunto ao tentarem explicar/perguntar hahahaha Pretendo me mudar final do ano, então mexer em algo da energia elétrica não é uma opção até porque não é meu o apt ahahaha Mas se tiverem alguma outra solução, ou só souberem o possível motivo, adoraria saber! Obrigada!!

Postado

Onde você mora, é úmido ou litorâneo? Próxima vez que não ligar, experimenta dar um jato no gabinete (aberto) com secador de cabelo em temperatura morna por uns 30 segundos. Se ligar depois, provável que seja problema relacionado a umidade e oxidação na placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

Pode ser a fonte, esses dias meu PC tava ligando depois de várias tentativas, troquei a fonte e n aconteceu mais até então. Tem como testar outra fonte sem precisar comprar uma nova? porque se n, explore primeiro as dicas do pessoal antes, já q teria que gastar grana numa fonte nova só pra testar.

• Curtir 1
Postado

@Joao531 @JohnLSV Eu testei já direto na tomada, sem filtro algum, e não ligava aqui em casa, só na loja que ligou mesmo dps :( A fonte é nova, mas testamos com outra e funcionou normalmente. O que acho esquisito é porque aqui em casa só funciona dps de ir na loja? Hahaha E é aqui do ladinho. Pareço uma doida chegando lá pedindo ajuda e o PC ligando normal, aí volto pra casa ele liga de boa como se nada tivesse acontecido...

Postado

@Raquel Segal Esse testar outra fonte foi só na hora? porque o bom seria você testar uma outra na sua casa, meu PC n ligava na primeira tentativa, mas bastava eu deixar ele desligado e tentar novament q funcionava.

Postado
38 minutos atrás, Shaman93 disse:

Onde você mora, é úmido ou litorâneo? Próxima vez que não ligar, experimenta dar um jato no gabinete (aberto) com secador de cabelo em temperatura morna por uns 30 segundos. Se ligar depois, provável que seja problema relacionado a umidade e oxidação na placa-mãe.

Sou do Rio de Janeiro, Botafogo. Aqui sempre é quente, mas não úmido assim não. Porém posso tentar fazer isso da próxima vez se acontecer.. 

1 minuto atrás, JohnLSV disse:

@Raquel Segal Esse testar outra fonte foi só na hora? porque o bom seria você testar uma outra na sua casa, meu PC n ligava na primeira tentativa, mas bastava eu deixar ele desligado e tentar novament q funcionava.

Só na hora. Acho que eu só consigo comprar outra fonte se eu tiver 100% de certeza que esse é o problema, até porque a minha ainda tá na garantia... :( Mas faz sentido não funcionar aqui em casa, mas funcionar só dps de ir na loja? Se for fonte, isso faz sentido? Não deveria lá também não funcionar?

Postado

Faz sentido, algum componente pode ter dado problema e ela vai funcionar qd quiser até chegar num ponto q n vai ligar mais. A minha a cada vez mais eu passava mais tempo tentando ligar, mas troquei antes. Se tá na garantia tente aciona-la, afinal é um problema de falta de fornecimento de energia pros componentes do seu PC, evitando q ele ligue.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, JohnLSV disse:

Faz sentido, algum componente pode ter dado problema e ela vai funcionar qd quiser até chegar num ponto q n vai ligar mais. A minha a cada vez mais eu passava mais tempo tentando ligar, mas troquei antes. Se tá na garantia tente aciona-la, afinal é um problema de falta de fornecimento de energia pros componentes do seu PC, evitando q ele ligue.

Só acho muita coincidência funcionar só lá, mesmo eu fazendo vários testes aqui em casa hahaha Mas vou esperar pra ver se rola uma terceira vez e tento ver se pode ser a fonte, obrigada pela dica!

Postado

Aqui no Rio choveu muito essa semana e se a umidade estiver alta acima dos 70% as placas A320,B350 e B450 dão esse problema (No meu trabalho uma H110 com i3 também deu).

O lance é passar um secador durante alguns segundos, se ligar passe alcool isopropilico nos cristais da placa e mãe e um pouco de WD40 também.

• Curtir 2
Postado
agora, RBMA disse:

Aqui no Rio choveu muito essa semana e se a umidade estiver alta acima dos 70% as placas A320,B350 e B450 dão esse problema (No meu trabalho uma H110 com i3 também deu).

O lance é passar um secador durante alguns segundos, se ligar passe alcool isopropilico nos cristais da placa e mãe e um pouco de WD40 também.

Ahhh, boa! Secador com vento quente mesmo, né? Boa, vou aguardar e ver se rola de novo e testo isso, obrigada! :)

Postado
1 minuto atrás, Raquel Segal disse:

Ahhh, boa! Secador com vento quente mesmo, né? Boa, vou aguardar e ver se rola de novo e testo isso, obrigada! :)

Sim vento quente mas é só por alguns segundos. Se você não tiver conhecimento em eletronica leve para alguém que saiba.

• Curtir 1
  • 5 meses depois...
Postado
Em 15/10/2021 às 19:46, RBMA disse:

Tive o mesmo problema em uma placa do mesmo modelo(Gigabyte GA-AB350M-DS3H-V2) e o problema era o mesmo, umidade! Moto em Natal-RN e a umidade aqui está em altos índices, nos últimos dias, devido ao período chuvoso e a cidade ser litorânea. O computador funcionava em meu trabalho e não funcionava em casa. Após aplicar a solução do secador o computador ligou na primeira tentativa, em casa.

Obrigado pela dica!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!