Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de OS para Celeron G4932E + 6GB + SSD 240GB


Senpia Kkj
Ir à solução Resolvido por Leonardo Bicalho,

Posts recomendados

Opa, então peguei um novo PC para fins de teste de sistema e uso para trabalho

 

Bom as config do PC são

 

Celeron G4932E (1,9Ghz- 2 Núcleos)

6GB ram DDR3

SSD 240GB

 

por fim nos sistemas que coloquei nele foram  Windows 8.1 - Debian LXQT - Phoenix Os(Android)

 

nesses sistemas esta ok porém o phoenix tive uma lentidão em ver videos no youtube padrão e no navegador, mas somente nos videos!

o que poderia ser?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Senpia Kkj Boa tarde! O Celeron desse PC é bem recente. Com essa quantidade de memória e o SSD ele rodará até mesmo o Windows 10 de forma decente (para o nicho dele, claro, pois é um processador básico). Inclusive, ele é compatível com o Windows 11 conforme informa a lista da Microsoft.

 

Ao meu ver você não deveria ir atrás de distribuições leves, pois qualquer versão do Windows e qualquer distribuição Linux rodará bem, considerando seu nicho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Ao meu ver você não deveria ir atrás de distribuições leves, pois qualquer versão do Windows e qualquer distribuição Linux rodará bem

esse notebook sera para fins de teste de sistemas que eu faço e trabalho, ja explorei o que dava no windows e queria saber dos mais variados sistemas que existem. Por isso pedi sugestões de sistemas para ele

sobre os arquivos de trabalho não se preculpe, todos os meus arquivos ficam salvos no drive e no meu pendrive pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

É, mano, se é só pra brincar, eu acho que vale a pena você tentar instalar um Gentoo, Funtoo, Arch Linux ou Void Linux. Essas distribuições todas cada uma tem seu charme, e ela são bem customizáveis. São meio difíceis de instalar, o que é maneiro porque vocÊ acaba aprendendo bastante no processo. 

Uma parada que é maneira de fazer é instalar o sistema base, só modo texto, e tentar instalar a interface gráfica você mesmo, e instalar direto a DE que você quiser. Fiz isso com o Debian um dia desses porque queria ele rodando razoavelmente numa máquina de apenas 2GB DDR2 de RAM. Foi maneiro. Instalei sem uma DE completa, como o LXQT ou XFCe - botei só o bspwm, um gerenciador de janelas. Ficou bem leve, PC consumindo menos de 200MB de RAM ao ligar o sistema. 

Tem um vídeo no youtube, no canal do Terminal Root, que ele mostra como instalar o Funtoo pelo terminal dentro do Ubuntu. É maneiro. 

Eu uso openSUSE Tumbleweed, e acho muito fera. Tem uma parada doida nele que é o snapper: você instala o sistema e particiona o disco em btrfs em vez de ext4, e rola de criar snapshots. Eu fiz uma ********** monumental no meu sistema desmontando uma partição lá que não podia, quebrei tudo, ele nem abria terminal novo mais, e muitos comandos não estavam funcionando. Aí usei o snapper e voltou o sistema pra um snapshot antigo. O sistema operacional voltou no tempo, como se absolutamente nada tivesse acontecido, com um único comando no terminal.   


Se a sua intenção é só instalar um sistema operacional pra testar rapidinho e depois trocar, talvez seja melhor você aprender a fazer isso em máquina virtual, com o VirtualBox ou sei lá, porque aí você não tem que ficar formatando máquina direto e ainda aprende uma coisa nova que pode vir a calhar no futuro. 

PS: Eu não tô supondo que você tá chegando agora nesse rolê de Linux, já que tá querendo sugestão de sistema pra testar, mas eu posso tá enganado, afinal, cê tá usando Debian com LXQT, que é algo menos popular. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!