Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, colegas :)

Venho aqui pedir uma ajuda, já que não sei como prosseguir com os cálculos desse circuito comparador com histerese... Coloquei todos os dados na imagem:

image.png.261b11a66b2305d414898fafdb574bdb.png

Em suma, ele aciona com 15V e desliga com 14.5V.

Não achei nada assim no meu livro, estranhei principalmente pela colocação dos resistores.

Não achei algo com essa configuração na internet também, agradeço se puderem me dar uma orientação de como calcular os resistores.

Postado

Mesmo correndo risco de postar bobagem...

Primeiro teria que nomear as tensões ali mostradas como 14,5v e 15v. Já vi gente chamando-as respectivamente de Vel e Veh (aqui), ou de Vtl e Vth (aqui). Seriam, assim, a tensão limiar inferior e a tensão limiar superior. Vout seria 12v quando Vin=15v e Vout seria 0v quando Vin=14,5v.

Aí seria descobrir a relação entre essas duas tensões.

15v está para 3,75v como 14,5v está para... quantos volts? Quando Vin for 14,5, quantos volts estarão indo para a entrada não-inversora do comparador?

Em seguida determinar a relação entre R1, R2 e Vin para Vout nessas tensões. A fórmula que encontrei para isso, divisor de tensão, é

Vout = R2/(R1+R2).Vin

ou

Vin = Vout/(R2/(R1+R2))

Tendo resolvido a parte do divisor resistivo, resta resolver o cálculo da histerese. Para isso, talvez ajude dar uma olhada nas aulas do Gabriel Vinicius sobre isso. Começa na aula 39...

Tomara que ajude.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!