Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo substituir i5-6600K por i7-11700K ou i9-10900K?


mauka

Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo bom?

 

Estou em dúvida e preciso de uma orientação mais profissional... eu sou usuário e entusiasta somente!

 

Estou querendo fazer um upgrade no meu PC... Estou pensando em um i7 11700k ou i9 10900k. Vou precisa inicialmente, somente de placa-mãe e processador.

 

O que tenho hoje:

Processador: i5 6600K

Cooler: Cooler Master 212 MA620PRGB

Gabinete: Deep Cool Macube 310 P

placa-mãe: ASUS Z170M Plus

Memória: 64 Gb Kingston Fury Beast 3200mhz ( 4 x 16)

Placa de Video: Geforce GTX 1060 3g Gigabyte.

Monitores: 2 x Dell Ultrafino IPS H2419

HD: 1 SSD M.2 x 4 corsair 480gb (Sistema). 2 SSD sata 240gb kingston e 2 HD externos de 1tb.

 

Eu trabalho com photoshop, ilustator, corel, dreamweaver, indesigner, muito navegador, whatsapp, etc... 95% do dia com todos abertos e altrrnando janelas simultaneamente. Não uso para jogos, somente work mesmo.

 

Eu pretendo gastar no máximo 5 mil com este upgrade.

 

Podem me ajudar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termos de processamento entre o Intel Core i7-11700K e o Intel Core i9-10900K, o core i7 tem o melhor desempenho, porém o core i9 possui alguns cores e threads a mais, o que poderia ajudar na velocidade de processamento de vídeo. 

Sugiro o i9 caso você trabalhe com edições de vídeo, caso contrário o i7 funciona muito bem e é 800 reais mais barato. 

 

Caso não tenha nada contra a AMD, sugiro o Ryzen 7-5800X, pois possui mais desempenho do que o i7 e o i9. O Ryzen 9 5950X possui o dobro de desempenho do Core i9 custando o mesmo valor. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com 5 fans no gabinete... 2 de entrada Frontal e 3 de saída 2 superiores e 1 traseiro... todos de 120mm

3 minutos atrás, Nazghul disse:

Em termos de processamento entre o Intel Core i7-11700K e o Intel Core i9-10900K, o core i7 tem o melhor desempenho, porém o core i9 possui alguns cores e threads a mais, o que poderia ajudar na velocidade de processamento de vídeo. 

Sugiro o i9 caso você trabalhe com edições de vídeo, caso contrário o i7 funciona muito bem e é 800 reais mais barato. 

 

Caso não tenha nada contra a AMD, sugiro o Ryzen 7-5800X, pois possui mais desempenho do que o i7 e o i9. O Ryzen 9 5950X possui o dobro de desempenho do Core i9 custando o mesmo valor. ;)

Eu não tenho nada contra... mas pesquisando em artigos, videos falam q o photoshop trabalga melhor com processadores intel por conta do desempenho no core único.  Preciso do conjunto placa-mãe e processador.. por ser geração 10 ou 11

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mauka

 

Core i7 10700K ou Core i7 11700K ou Core i9 10900K + Placa-mãe Z490

 

ou

 

R7 5800X ou R9 5900XPlaca-mãe B550 ou Placa-mãe X570

 

 

Você pode ver o vídeo abaixo, pra ter noção de como essas indicações se comparam..

 

https://youtu.be/3n0_UcBxnpk?t=956

 

Avancei ele, pra comparação em aplicações de produtividade, já que é seu foco.. Aí, você dá uma olhada naquilo que usa.. Acho o 11700K, uma escolha BEM ruim..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RS Faria disse:

@mauka

 

Core i7 10700K ou Core i7 11700K ou Core i9 10900K + Placa-mãe Z490

 

ou

 

R7 5800X ou R9 5900XPlaca-mãe B550 ou Placa-mãe X570

 

 

Você pode ver o vídeo abaixo, pra ter noção de como essas indicações se comparam..

 

https://youtu.be/3n0_UcBxnpk?t=956

 

Avancei ele, pra comparação em aplicações de produtividade, já que é seu foco.. Aí, você dá uma olhada naquilo que usa.. Acho o 11700K, uma escolha BEM ruim..

 Antes de pedir a opinião da comunidade... eu tinha peswuisado esta configuração da imagem

Screenshot_20211024-131159_KaBuM!.jpg

1 minuto atrás, mauka disse:

 Antes de pedir a opinião da comunidade... eu tinha peswuisado esta configuração da imagem

Screenshot_20211024-131159_KaBuM!.jpg

Mas confesso que estou com a intuição que o 10900K seria melhor... na questão da geração 10...inha duvida seria a memória suportada.. que é de 2933mhz... já a geração 11 suporta 3200mhz que é as que tenho hj.

 

Tem algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, mauka disse:

Você acha melhor a z490 do que a z590?... dizem que a série Z é melhor que a série B... este detalhes de deixam na dúvida

Geralmente as Z590 são melhores que as Z490, mas tanto as Z490, Z590 ou B560 vão funcionar super bem com o seu processador, e como as Z590 são mais caras, eu iria ou com uma B560 ou Z490

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mauka disse:

Mas confesso que estou com a intuição que o 10900K seria melhor... na questão da geração 10...inha duvida seria a memória suportada.. que é de 2933mhz... já a geração 11 suporta 3200mhz que é as que tenho hj.

Qualquer placa Z490 ou Z590, faz OC na RAM.. É um processo, hoje, bem simples até e de risco baixo.. Isso, seria indiferente mesmo, independente da CPU usada..

 

 

1 hora atrás, mauka disse:

mas dependendo da diferença se futuramente der suporte para novos  processadores e uograde e assunto pra se pensar.

TODOS os processadores desse soquete, já tão no mercado.. A Intel vai lançar uma linha nova, em novembro, com soquete novo e suporte à DDR5..

 

De toda forma, pra uma CPU 10000, Z490 ou Z590, dá na mesma.. Pra um da série 11000, dê preferência pra Z590, pois já vi alguns relatos de problemas de performance em Z490, com CPUs da série 11000

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

Qualquer placa Z490 ou Z590, faz OC na RAM.. É um processo, hoje, bem simples até e de risco baixo.. Isso, seria indiferente mesmo, independente da CPU usada..

 

 

TODOS os processadores desse soquete, já tão no mercado.. A Intel vai lançar uma linha nova, em novembro, com soquete novo e suporte à DDR5..

 

De toda forma, pra uma CPU 10000, Z490 ou Z590, dá na mesma.. Pra um da série 11000, dê preferência pra Z590, pois já vi alguns relatos de problemas de performance em Z490, com CPUs da série 11000

Eu acho que vi algo sobre este problema também. Mas se não me engano, no vídeo a pessoa atualizou a BIOS da z490 para suportar a gerão 11000. Mas dá impressão de não ser o correto.

Meu pensamento está para uma z590 com i9 10900K. desda forma, maos lá na frente se eu precisar fazer um upgrade para uma geração 11000, a placa-mãe já dá suporte tranquilamente. E não vou precisar estudar sobre overclock... assim evito qlq problema que possa ovorrer devido ao OC.

 

O que acha?... Seria a melhor saída?

 

Uma dúvida rápida... estava vendo a placa-mãe Gigabyte Z590 Gaming X e a ASUS TUF Z590 Plus Wifi ( Não achei sem wifi) ... existe muita diferença ou as duas vão atender igualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!