Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, não criei este tópico para pedir ajuda, mas para compartilhar uma experiência. Procurei outros lugares no fórum e achei que este seria mesmo o local adequado, mas se não for, peço que os moderadores informem, e já me desculpo.

Meu intuito é apenas registrar, e compartilhar um fato que me surpreendeu muito. Mostro aqui uma fonte Cooler Master RP-600-PCAR, cujas fotos coloco abaixo, que está ligada praticamente 24h/7 desde JUNHO/2008, com paradas de no máximo 10 dias por ano, no intervalo natal/ano novo, ou seja, em uma conta simples, são 157 meses e descontando as paradas são cerca de 111 mil horas rodando sem parar 🤯. Um período que já é maior que minha (até não tão curta) carreira de TI (12,5 anos). Eu juro que pensei inúmeras vezes pensei "esta droga não estraga não?". Ela é de um servidor de arquivos da pequena empresa do meu pai, e basicamente serve para compartilhamento de arquivos, backups, e hospedar o sistema/DB financeiro/CRM da empresa. Durante todos esses anos troquei muuuitos discos rígidos neste servidor, cansei de ver Seagates Barracudas morrerem aqui, com 20..30..50 mil horas, e aos poucos fomos trocando para discos rígidos mais indicados para NAS, e até a placa-mãe original já queimou, há uns 3 anos, uma Intel DP35DP, morreu um dia desses (capacitores estufados, o processador continua vivo), e a fonte é o único componente que nunca havia sido trocado nestes anos todos.. até hoje. E o pior, não estragou. Trocamos por precaução, por não termos mais um técnico full-time na empresa, que caso precise de manutenção/troca de fonte deixaria a empresa pelo menos um dia parada, entre outras coisas. Eu sei, não vou entrar no mérito de tudo poderia ser Cloud, e essas coisas, pois não é o foco, mas estamos falando da realidade de uma micro-empresa dos anos 2000, que ainda sobrevive, e sistemas assim "on premisses" eram muito mais custo-benefício lá em 2008. Há uns 5 anos o fan dela estragou, eu abri, limpei, troquei o fan por um Akasa, e ela continuou bem.

Enfim, fica aqui minha admiração e surpresa por um produto que, nem se fosse de uma linha enterprise, eu esperaria que durasse tanto, e com medições (12V e 5V) constantes até hoje. Não há como negar, acho que todos nós profissionais de TI temos (ou teremos) uma história de pescador dessas, que ninguém acredita, mas também mostra como o hardware pode ser "loteria", uma fonte muito melhor poderia não ter durado nada, e uma muito pior poderia ter até durado o dobro. Quem sabe?

Abraços.

20211026_130335.jpg

20211026_191140.jpg

• Curtir 3
Postado

@Chico Borges Esse servidor ficava em sala com ar condicionado? já que baixas temperaturas ajudam muito na longevidade de componentes, a vida util de um capacitor eletrolítico, por exemplo, chega a cair pela metade pra cada 10°C de aumento na temperatura ambiente...

Postado

3 horas atrás, F4b10 disse:

@Chico Borges Esse servidor ficava em sala com ar condicionado? já que baixas temperaturas ajudam muito na longevidade de componentes, a vida util de um capacitor eletrolítico, por exemplo, chega a cair pela metade pra cada 10°C de aumento na temperatura ambiente...

Caramba, não sabia que essa relação era tão relevante assim. Te respondendo: Sim, e não. Ficava com ar-condicionado durante o dia, mas não durante a noite e finais de semana. Ou seja, nos verões violentos aqui do RS, o PC passou por maus bocados.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!