Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve, rapazeada, tudo bem? espero que sim!

Então, estava programando esses dias atrás e notei que parte da minha tela se deformou (artefato de imagem) e isso aconteceu diversas vezes, mas não foi algo que gerasse um incômodo, pois sempre que eu passava o mouse voltava, segue o print anexado. Bem, isso foi ontem (26/10), hoje (27/10) tive uma tela preta, onde o computador não congelou nem nada do tipo, eu conseguia perceber que estava no windows, mas nada renderizava entendem? a barra lateral subia e descia, mas os itens e afins não renderizavam, nem mesmo o ctral+alt+del salvou. Bem, estou escrevendo isso pelo mesmo computador e após reiniciar ele está perfeito, entretanto gostaria de me precaver e afins. Qualquer sugestão de testes, eu ficaria muito grato. 

1690776480_WhatsAppImage2021-10-26at12_58_12.thumb.jpeg.8f6efb1e49c1a138392dfcdd9b3dc23e.jpeg

Infos sobre o PC:

RTX 2060 super Zotac 8GB

i5 9ª geração 

16gb ram

ASRock H310CM-HG4

Postado

Salve, então, fiz um teste de aproximadamente 20minutos (não sei quanto tempo eu deveria testar), foi bem tranquilo, como você disse ela atinge 80º facin facin. Segue a print. Hoje eu tive outro episódio de artefatos, após tirar o computador do modo suspensão, descobri que meus problemas sempre acontecem no Adobe XD, talvez possa ser isso pois meu Adobe XD não é lícito rs, as alterações que fiz nele deixam o software quase não funcionando. Outra hipótese que tenho é o modo suspensão, pois meu computador vive nele e isso pode ter ocasionado os artefatos no Adobe XD. (PURA SUPOSIÇÃO)

1716321719_Semttulo.thumb.png.d41aae13daf3321c9dd94d16e903b666.png

Postado

Eu recomendo fortemente que NÃO use FurMark, muito menos por uma hora. Esse programa impõe um nível de estresse exagerado à placa de vídeo e se ela está começando a apresentar problemas, pode facilmente terminar de matar ela. Veja, sua placa está a mais de 80 graus, com as ventoinhas a 70%. O VRM pode facilmente estar passando de 100. Use benchmarks que simulam jogos, como Valley, Heaven e Superposition.

@Bernardo SimãoRecomendar FurMark pra alguém que tá com uma placa com problema é irresponsável. É um programa que só deve ser rodado na casa de 1 hora caso você saiba muito bem o que está fazendo. Não a toa, o teste padrão dura 1 minuto (que já é suficiente pra placa atingir a temperatura máxima ou quase isso).

• Curtir 1
Postado

@Shaman93A maioria dos testes em placas de vídeo usadas são feitas com furmark pra saber se a placa consegue trabalhar em 100%, se a placa não consegue é por que ela ja tem problema, 1 hora não é quase nada se comparar com quem fica 5-6horas jogando, aliás ela não chega a ficar com clock máximo no furmark, mas em jogos ficam a 100% com clock no máximo.

Vai testar se a placa ta boa rodando roblox? onde ela vai consumir 10%? não entendi, pra mim não faz nenhum sentido.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Bernardo Simão disse:

1 hora não é quase nada se comparar com quem fica 5-6horas jogando, aliás ela não chega a ficar com clock máximo no furmark, mas em jogos ficam a 100% com clock no máximo.

Vai testar se a placa ta boa rodando roblox? onde ela vai consumir 10%? não entendi, pra mim não faz nenhum sentido.

Mas é justamente o contrário: nenhum jogo no mercado, causa o stress na GPU, VRM e VRAM, semelhante ao Furmark.. Tanto é que, tanto NVIDIA, como AMD, já tem implementado em driver, mecanismos de segurança pra, quando esse trem é rodado, as placas deem uma segurada na tensão e corrente, pra evitar danos no VRM e na GPU, em si.. Porque, literalmente, tinha placa "morrendo" rodando ele..

Heaven Benchmark e Superposition são ótimas ferramentas gratuitas de benchmark, que vão exigir bem da GPU, sem abusar dela como Furmark..

@Anonytario

Diria pra testar com um dos programas acima.. Alias, houve atualização de driver recente?? Poderia ser algo relacionado à isso..

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Bernardo Simão disse:

Até então jurava que era como benchmarks comuns que tentam avaliar como está a GPU, perdoem o erro!

Ele é diferente.. BEM diferente, pois é uma carga que sustenta um consumo muito alto, por longos períodos.. Jogos e essas ferramentas de benchmark, não fazem isso..

Aí, entra o TDP da placa, o Power Limit que a fabricante ajustou na placa, além do VRM implementado.. Hoje, bem normal das fabricantes terem um limite BEM rígido.. Até porque, NVIDIA e AMD já tão arrancando quase tudo que os chips oferecem, de fábrica.. Mas nem sempre foi assim..

https://www.techpowerup.com/review/gigabyte-aorus-rx-580-xtr/27.html

https://www.techpowerup.com/review/colorful-igame-GTX-970/25.html

Ele vale, pra testar a estabilidade da placa.. 15 ~ 20 minutos é mais que o suficiente, pra gerar todo o estresse possível, pra placa gerar problemas, se tiver..

• Curtir 2
Postado

@RS Faria Boa tarde, meus queridos. Usei o PC todo esse tempo e não tive o problema em NENHUMA outra aplicação, somente no Adobe XD, rs. Sobre o furmark, eu assisti alguns vídeos no youtube e eles diziam para deixar 24hrs rodando, eu como sou meio ***** e ansioso, deixei só 20minutos, amém. Bem, reconheci um outro padrão, aparentemente os artefatos só aparecem quando o computador volta do modo suspensão de energia, desliguei o modo de suspensão e o problema não voltou a acontecer.

Ps- Eu também dei uma limpada pesada nele, não sei se isso pode ter afetado alguma coisa também, estou para trocar a pasta térmica agora, só para garantir, pois li em alguns lugares que danos ao processador podem causar artefatos tb. Porém acredito que não seja o caso, estou realizando a troca por mera casualidade mesmo, porque a atual já está nele há 4 anos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!