Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador recém-montado com kit da China não liga


Posts recomendados

Comprei um kit da China que vem placa-mãe+ cpu+ RAM para montar um PC simples para uso doméstico e jogos leves (kit x79). O produto chegou e eu estou quebrando a cabeça faz 4 dias tentando colocar ele pra funcionar.

 

Resumo:
- Comprei a placa-mãe nova com a cpu e as memórias;
- Montei e ligou. Não deu vídeo;
- Desmontei e montei checando os cabos. Ligou e deu vídeo;
- Organizei os cabos e fechei o gabinete. Testei e não deu sinal de vida;
- Tirei a bateria por 5 minutos para resetar. Testei com a placa dentro do gabinete, não ligou;
- Tirei a placa do gabinete e liguei fora. Ligou e deu Vídeo;
- Coloquei no gabinete, não ligou. Conclui que a placa estava entrando em curto com o gabinete;
- No outro dia tirei a placa para ligá-la fora e instalar o Windows. Dessa vez nem fora ligou. Sem sinal de vida;
- Não consigo mais ligar de jeito nenhum;
- Já testei tudo, inclusive fonte, já limpei as memórias e já tentei ligar com um pente só: nada!

 

Relato completo:

Primeiro eu coloquei a fonte no gabinete, fixei o cpu cooler e as memórias na placa-mãe e fixei a placa-mãe no gabinete. Pluguei todos os cabos necessários, placa de vídeo, SSD etc. Ligou mas não deu vídeo.

Repeti o procedimento e deu certo. Ligou e deu vídeo. Arrumei os fios, fechei o gabinete e quando fui ligar, nenhum sinal de vida. Troquei os cabos por outros que eu tenho certeza que estão funcionando e nada. Testei a fonte e ela está funcionando perfeitamente. Desmontei tudo, procurei saber se o o problema não era no botão ou no cabo power sw e não era. Tentei ligar fechando curto direto na placa pra ter certeza e nem assim ligou.

Pois bem, fiquei o dia todo montando e desmontando e nada! Vi no youtube que poderia ser um problema de CMOS/BIOS. Tirei a bateria da placa-mãe e deixei sem por uns 5 minutos para fazer o reset. Tentei ligar novamente e nenhum sinal de vida. Tirei a placa-mãe do gabinete, e decidi tentar ligá-la fora. Conectei tudo fora e ligou. Deixei ligado por quase uma hora pra ver se desligava ou se dava algum outro problema. Não deu. Então decidi colocar a placa-mãe no gabinete novamente sem mexer muito nos fios e conexões; e só de eu colocar a placa novamente no gabinete, ela não funcionou. Pesquisei no youtube/google e vi que este problema poderia ser curto entre o gabinete e a placa. Procurei se não tinha nenhum arranhão ou algum dano em baixo da placa etc. Não achei nada, a placa está novinha em folha. Mas como eu tinha testado fora do gabinete e ela funcionou eu fiquei despreocupado, fui esfriar a cabeça e recarregar a paciência.

No outro dia eu tirei a placa-mãe novamente no intuito de ligá-la fora do gabinete novamente e instalar o windows, assim eu já deixaria tudo pronto e depois arrumaria uma solução para o problema entre a placa e o gabinete. Dessa vez nem fora do gabinete ela funcionou. Simplesmente não dá sinal de vida. Já tirei a bateria e coloquei de novo, tirei as memórias e limpei, tentei ligar só com um pente de memória, tentei ligar sem a placa de vídeo, tentei desplugar tudo e ligar só com os cabos essenciais conectados à placa pra ver se dava sinal de vida e nada.

Perdi a paciência e para não enfiar um soco na placa-mãe e jogar tudo no lixo, eu decidi deixar de lado. Não acho que a placa tenha vindo queimada ou com algum problema, porque ela já ligou e ficou ligada por um bom tempo. A fonte é nova, 400w, o suficiente para dar conta desse sistema.

 

Alguém sabe o que pode estar ocasionando este problema? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo do mesmo.

 

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xurruminos Xurru Siga esse guia de montagem fazendo a revisão item por item: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

 

Os erros mais comuns são de encaixe de cabos/componentes mal feito ou de conectores do painel frontal mal encaixados. Em algumas instâncias mais raras, porém válidas, às vezes o usuário esbarra na chave de segurança da fonte de alimentação (bolinha=desligado, tracinho=ligado), ou então o botão de ligar físico do gabinete falha por alguma razão, podendo-se testar essa última com uma chave philips efetuando breve contato nos dois jumpers do PWR_SW.

Lembre-se também de testar outro cabo e outra tomada.

E siga as orientações do colega @Ferox Graxaim , pois se falar que sua fonte é genérica partimos direto para atestar se ela ainda tem vida com o teste de ativação fora do gabinete nos fios verde e preto do conector de 24 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!