Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.
Atualmente tenho o teclado mecânico Redragon Mitra RGB switch marrom e o mesmo apresentou muitas falhas devido à uma pequena quantidade de sujeira, problemas que nunca tive com um teclado de membrana e isso me deixou bastante decepcionado. Por causa disso estou pensando em trocá-lo por um de membrana com qualidade boa.
Quero um de membrana que seja de boa qualidade, confiável, com design compacto/minimalista e não custando muito.

O que vocês acham? Acham que vale a pena eu trocar por um de membrana ou dar uma outra chance pro teclado mecânico? O que mais me impede de trocar é o custo da troca e talvez exista uma maneira de impedir essas falhas...
Estava pensando no HP K300, será que ele é bão?

Muito obrigado!

Postado

@Guilhermecbom Eu gostei da digitação do teclado mecânico que é sim mais agradável, para jogo não senti diferença nenhuma, mas pra mim é 6 por meia dúzia pois o de membrana também tem suas vantagens.

Os que eu tive de membrana, o teclado podia estar atolado na sujeira que funcionava perfeitamente, já o mecânico que eu comprei, eu tenho ele ± a 9 meses e tive que fazer umas duas limpezas nele já devido ao seu mau funcionamento. Ele deu falha nas teclas com uma semana de uso, mesmo fazendo limpezas no local o problema voltava de vez em quando.

Isso é normal? O seu teclado mecânico também falha se não fizer limpezas constantes?

• Membro VIP
Postado

@Esraeu Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Teclados, sejam de membrana, mecânico, rubber dome com PCB e afins, é tudo uma questão de gosto pessoal. Exceto foam and foil, esses eram ruins mesmo.
Um teclado mecânico não será melhor por ser mecânico. Podem haver teclados de membrana excelentes e mecânicos ruins. Um bom teclado de membrana será metade do preço de um mecânico ruim, então sim, vale a pena investir em teclado de membrana caso tu só queiras saber de qualidade e não se importe com a sensação de digitar. Porém teclados de membrana podem ter uma sensação excelente! O meu BTC 55 por exemplo, não é muito diferente de alguns mecânicos que experimentei.
Agora sobre recomendação de teclados, não tenho conhecimento para te recomendar teclados novos, mas de modelos usados conheço o Lenovo/IBM KU-0225 (foi vendido tanto como Lenovo quanto como IBM), senão me engano pode ser encontrado nas versões PS/2 e USB, porém esse teclado não é compacto nem minimalista. O meu BTC 55 também é excelente, mas talvez a aparência dele não seja do teu agrado, é difícil de encontrá-lo, e a conexão não é USB nem PS/2, e sim DIN (uso-o com um adaptador DIN para PS/2), além de não ter tecla do logotipo do Windows, se isso te faz falta.

Caso prefira modelos novos e/ou que realmente precisa ser compacto/minimalista, talvez o @Mikhail Kosevich Volkov possa te ajudar.

Postado

@Ferox Graxaim Pra mim o teclado mecânico tem uma digitação mais agradável (pouca coisa melhor) e só, já o de membrana é mais silencioso e tende a dar menos problemas (pelo menos na minha experiência foi assim).

Eu jogo muito e prezo por um teclado que não fique falhando durante as jogatinas, vou ver se troco por um de membrana. Vou procurar um em que o povo tá falando bem.

Obrigado pela opinião.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Esraeu disse:

Pra mim o teclado mecânico tem uma digitação mais agradável (pouca coisa melhor)

É como eu falei, teclados de membrana de qualidade também podem ter uma ótima sensação de digitar. Já mecânicos, depende do switch utilizado pelo teclado, cada switch terá uma sensação diferente. Porém os melhores switches nesse quesito são absurdamente caros!

9 minutos atrás, Esraeu disse:

já o de membrana é mais silencioso e tende a dar menos problemas (pelo menos na minha experiência foi assim).

Depende da qualidade, tanto do teclado de membrana quanto do teclado mecânico. Membrana tende a ser mais comum dar menos problemas devido ao custo, é possível ter qualidade com um custo muito mais baixo do que o de teclados mecânicos. Mas existem teclados de membrana horríveis que não duram nada também. Quanto ao silêncio, existem switches para teclado mecânico que são silenciosos, mas para ser tão silencioso quanto um teclado de membrana, será bem mais caro.

11 minutos atrás, Esraeu disse:

Vou procurar um em que o povo tá falando bem.

Pode citar a marca e modelo aqui? Dessa forma podemos ajudar a avaliar se será uma boa escolha :)

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Esraeu, bom dia!

Complementando o que o @Ferox Graxaim comentou, teclados devem ser julgados pela qualidade de materiais e do projeto, e não por tipo de construção.
Teclados mecânicos podem possuir inúmeras nuances, assim como teclados de membrana, uma das diferenças é que teclados mecânicos são muito mais customizáveis e suportam mais características, como n-key rollover. Caso queiras saber mais sobre algumas dessas características, recomendo meu tópico sobre ghosting em teclados e meu tópico sobre construção de teclados mecânicos.
Quanto ao quesito durabilidade e problemas, ambos são suscetíveis a problemas decorrente do tempo de uso, teclados mecânicos tendem a perder elasticidade nas folhas de contato, o que leva o tempo em que elas vibram antes de firmar contato aumentar, gerando vários pressionamentos ao invés de um só quando acionada, o que é conhecido como chattering.
Teclados de membrana tendem a afrouxar a membrana com o tempo e também apresentarem problema similar senão pior.
Porém ambos bons teclados de membrana e bons teclados mecânicos poderão durar além dos 30 anos sem problemas se bem projetados.
No quesito qualidade de experiência de uso e digitação, teclados mecânicos tendem a oferecer uma experiência boa mesmo a baixo custo, porém há teclados de membrana como o Masterkeys Lite L e o Cougar Vantar que conseguem superar os teclados mecânicos mais baratos, que possuem folga nos switches, além de superar a sua durabilidade, pois switches de baixa qualidade comumente falham antes da marca dos dois anos.
Há teclados mecânicos tão silenciosos quanto de membrana, como meu Leopold FC900R, que usa switches Cherry MX Silent Red.

Em suma, para teclados de membrana recomendo comprares modelos de escritório como o Logitech K120 e o Dell KB522, fabricados pela Logitech, ou se subires um pouco, o Fallen Eco, Cougar Vantar, para mecânicos eu recomendo o Gigabyte K83, o Sharkoon Purewriter, cuja versão red é a mais silenciosa dentre os que não tem switches projetados para serem silenciosos, e o Hermes E2 a baixo custo.

2 horas atrás, Esraeu disse:

Redragon Mitra RGB

Outra alternativa, se teu teclado atual possuir o sistema de troca rápida "Outemu DIY", é investires em switches Akko CS, que são compatíveis com o sistema da Outemu, e possuem boa qualidade.

• Curtir 1
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Interessante, quando eu tiver um tempo lerei os seus posts.

Achei o Dell KB522 e o HP K300 (esse não estava na sua lista) interessantes. O Fallen Eco e Cougar Vantar tem muito RGB, não faz muito meu estilo.

Uma das coisas que me preocupa é em relação às teclas apagarem, tive um teclado Microsoft de membrana que as teclas apagavam, estava funcionando perfeitamente mas tive que trocá-lo porque meus pais não enxergavam as teclas. Por isso estou procurando um que não apague ou tenha LED que não tenham esse problema.

Eu vou dar uma pesquisada nos modelos e depois dar uma avaliada se compensa a troca de teclado x custo da troca.

Obrigado pela resposta.

• Moderador
Postado
9 minutos atrás, Esraeu disse:

esse não estava na sua lista

Não está pois teclados retroiluminados baratos costumam a ter problemas prematuros de desgaste na tinta das teclas, que são gravadas a laser, como no exemplo a seguir:

Logitech G15 Key Wear

Cougar Vantar utiliza a mesma tecnologia de impressão, mas possui tinta de boa qualidade. Creio que se procuras algo que não apague definitivamente, tua melhor solução será investir em um teclado mecânico com teclas sobreinjetadas (ou doubleshot, double injection, como são comumente chamadas nas propagandas) ou restaurares o teu Redragon com switches novos.

Postado
10 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Não está pois teclados retroiluminados baratos costumam a ter problemas prematuros de desgaste na tinta das teclas, que são gravadas a laser, como no exemplo a seguir:

Entendo, muito obrigado por esse aviso, isso certamente me evitou de fazer uma besteira. Eu achava que toda tecla compatível com RGB era feita em duas peças, a parte transparente e a parte preta, se tem algumas que apagam, não adianta de nada.

Vou partir pra um teclado que tenha uma gravação de tecla melhor.

No trabalho eu uso o teclado HP KB-1156, esse tem no mínimo uns 6 anos de uso "intenso" e as letras das teclas estão totalmente visíveis.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Esraeu disse:

HP KB-1156

Esse modelo provavelmente usa impressão por tinta em silk screen, se for de alta qualidade, pode durar bem mais que teclados com teclas gravadas a laser.
O Dell KB522, se não me engano, usa impressão similar.
Mas, sinceramente, creio que importar do Aliexpress um pacote de switches AKKO CS, mesmo com as eventuais taxas, será mais vantajoso para ti, a menos que pretendas vender teu Redragon a alguém que tenha interesse ou que teu Redragon não tenha o sistema de troca rápida.

Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Vou tentar dar mais uma chance para o meu Redragon Mitra mesmo. Irei fazer limpezas mais frequentes (tipo a cada 2~3 meses) e se isso não resolver vou avaliar a possibilidade da troca dos Switches como você comentou. Paguei caro nele, me desfazer fácil dele assim não é legal.

Muito obrigado pela ajuda!

• Moderador
Postado

@Esraeu, de nada!
Mas se a limpeza à qual te referes é a recomendada pela Redragon usando WD40 ou Isopropanol, recomendo que não o faça.
A carcaça transparente dos switches é feita de policarbonato puro e a base usa policarbonato como carga mineral para obter mais resistência. Tanto o isopropanol quanto o WD40 Multi-uso atacam o policarbonato, estando até listado em uma das fichas do WD40 como material incompatível.
O uso dessas substâncias irá deteriorar a qualidade da digitação e pode levar a desgaste prematuro, portanto pode ser considerada uma gambiarra, não uma soluçào adequada, nem ao menos uma solução decente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!