Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalei o Ubuntu mas ele não inicia e nem aparece

mrgiovani
Ir à solução Resolvido por FoxBlack,

Posts recomendados

Eu fui tentar instalar no meu notebook o ubuntu pra dar dual boot com o windows 10 por pendrive com o rufus, eu consegui instalar (é o que diz no finalzinho) porém quando eu tento entrar aparece essa mensagem como se não tivesse instalado nada e a outra imagem é que não aparece o boot do ubuntu (sou total leigo nesse assunto)

20211111_081943.thumb.jpg.d1033be4b9afca3f29bb065e33e71a37.jpg20211111_082627.thumb.jpg.069c3d495dbb225cc261e7c5a4ce4b19.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Solução

O sistema está tentando achar a inicialização e não está conseguindo. A sequência conforme imagem está pendrive, disco(HD) e Rede,

*considerando que o pendrive não esteja mais conectado., ele tenta pelo disco(HD) e por algum problema não está conseguindo., ai ele parte para boot por rede e como não há sistema em rede...exibe essa mensagem de erro.

Como foi feita a instalação do Ubuntu ?

Link para o comentário

@FoxBlack Eu tive que criar partições nas opções avançadas porque o meu não aparecia a mensagem de instalar ao lado do Windows, nem sei se criei certo as partições, porém instalou e pediu pra eu retirar o pen-drive, tirei mas quando ele reiniciou não achei ele

Link para o comentário

• Moderador

@mrgiovani O sistema foi instalado como UEFI ou Legacy? Se foi UEFI, provavelmente faltou a partição EFI.
Se o Windows estava em Legacy e o Ubuntu em UEFI ou vice-versa, pode ser o motivo para não ter aparecido a opção de instalar lado-a-lado.

De qualquer forma, não recomendo Ubuntu, é uma distro muito problemática. Recomendo Linux Mint ou Pop!_OS (Mas ouvi dizer que Pop!_OS não é ideal para fazer dual-boot).

• Curtir 1
Link para o comentário

Como citado pelo @Ferox Graxaim vá de Linux Mint !!

Se o disco estiver com a tabela de partição em GPT, será necessário criar a partição Efi...

No Ubuntu e na maioria de seus derivados, define-se o tamanho (por exemplo uns 300 MB), o sistema de arquivos como Fat32 e partição de sistemas efi. 

Em outras distros, como por exemplo Fedora, Manjaro, etc...  define-se o tamanho, sistema de arquivos e o ponto de montagem em /boot/efi.

Detalhe: no Manjaro deve-se assinalar a flag boot

* No Ubuntu não se define o ponto de montagem., mas apenas que será uma partição efi.

- Não recomendo a instalação lado a lado.

Link para o comentário

@FoxBlack Eu fiz alguns passos que vocês falaram porém ele avançou em uma parte que não avançava agora o problema é que apareceu essa tela depois do grub

20211113_020546.jpg

Link para o comentário

@FoxBlack Ah eu consegui instalar, era só eu ter colocado em partição lógica, mas mesmo assim agradeço pela disposição em me ajudar!

• Curtir 1
Link para o comentário

@FoxBlack O unico problema é que eu vou ter que ficar mudando de legacy e uefi mode pra ir pro windows 10 ou ubuntu

Link para o comentário

• Moderador
Em 13/11/2021 às 12:38, mrgiovani disse:

@FoxBlack O unico problema é que eu vou ter que ficar mudando de legacy e uefi mode pra ir pro windows 10 ou ubuntu

Isso não é necessário. Se o Windows estiver como UEFI, pode instalar o Ubuntu como UEFI também. Ou instalar ambos como Legacy.
Se não foi possível instalar os dois sistemas na mesma tabela de partição, então há um problema com a mídia de instalação, ou esqueceu de selecionar a opção "UEFI" ao invés de "USB" ou vice-versa ao iniciar pelo pen-drive.
Tens dois HDs/SSDs? Pois que eu saiba não é possível ter GPT e MBR juntos na mesma unidade de armazenamento...

• Curtir 1
Link para o comentário

@Ferox Graxaim o problema era que quando eu tentava ao menos entrar na tela de instalação do ubuntu no modo UEFI ele mostrava isso, e no pendrive eu tentei todos os tipos de config que tinha no rufus, e tentei um outro programa para fazer isso mas mesmo assim não deru certoimage.png.21b3188ebb6a5ff75d39adf687fc9109.png

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.