Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não dá sinal de inicialização. Gigabyte B450M


Posts recomendados

Fala galera, tô com problema aqui muito estranho e particular. O PC não liga nem com reza forte. Ele energiza componentes, mas não tem sinal de boot/inicialização da BIOS (consequentemente o sistema não carrega já que nem chega a dar vídeo algum). A minha placa-mãe é uma Gigabyte B450M Aorus. Criei um tópico em fevereiro relatando o mesmo problema (deixarei anexado aqui) e no último outubro o problema se repetiu. Enviei a placa-mãe pra loja que explode pela segunda vez e eles mandaram dessa vez uma placa-mãe nova. Caso curioso, sendo que a placa nova não tem duas semanas de uso e deu o mesmo problema. Que ***** tá acontecendo? Tá funcionando até hoje 16h quando eu saí de casa. Desliguei e não liga mais, nem na chave de fenda tá ligando. O que vocês me recomendam?

 

O post na época:  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardobr_ Especificações do PC abaixo:

 

Gigabyte Aorus B450 M

AMD Ryzen 5 3400G

RAM Corsair 16GB 2666MHz

SSD Crucial BX500 240GB

HDD Seagate 1TB 5400RPM

Fonte Corsair CV550

 

____________ 

Detalhe: ontem a noite após realizar esse post ele ficou na tomada uns minutos (5-15). Apertei o Power e ele ligou. Usei até umas 3 da manhã. Desliguei, tirei da tomada. Sai de casa e cheguei agora, fui ligar novamente, não liga. Vou deixar mais uns minutos na energia pra ver. Será que é algum problema da BIOS?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, thalesmarcel disse:

@leonardobr_ Especificações do PC abaixo:

 

Gigabyte Aorus B450 M

AMD Ryzen 5 3400G

RAM Corsair 16GB 2666MHz

SSD Crucial BX500 240GB

HDD Seagate 1TB 5400RPM

Fonte Corsair CV550

 

____________ 

Detalhe: ontem a noite após realizar esse post ele ficou na tomada uns minutos (5-15). Apertei o Power e ele ligou. Usei até umas 3 da manhã. Desliguei, tirei da tomada. Sai de casa e cheguei agora, fui ligar novamente, não liga. Vou deixar mais uns minutos na energia pra ver. Será que é algum problema da BIOS?

 

 

 

Arruma uma fonte emprestada e testa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização: ontem depois de ter ligado fiquei utilizando ele durante 12h, se fosse a fonte acho que teria desligado talvez, não sei. Aproveitei também que estava ligado e atualizei a BIOS para versão mais recente. Hoje nesse exato momento já tento ligar novamente e ele não liga. Um inferno. Vou esperar na tomada uns instantes pra tentar ligar novamente.

 

Edit: não ligou. Já estou testando a fonte, que já ligou com a inicialização por meio de clipe. Estou aguardando um multímetro para testar quanto a alimentação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, as novidades são as seguintes: 

 

Testei a fonte se liga, testei as tensões da fonte com multímetro, testei também algumas regiões da placa e não consegui como iniciante encontrar um curto. Testei as memórias, não sei se é o processador... A BIOS tá atualizada e também resetei ela, não sei o que fazer... 

 

Edit: Não liga nem pelo f_panel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma atualização: Eu sai pela tarde, deixei conectado na tomada, quando cheguei de noite eu consegui ligar o PC sem problemas, to digitando dele agora. Então ele só liga quando quer, parece que realmente fica carregando pra poder ter uma energia passando pela placa pra depois ligar. porque será que isso acontece? Alguma configuração de BIOS?

 

Pensei que era o processador, mas diante de tudo acho bem difícil. Aproveitei também para realizar testes de estresse no processador (tanto pelo cpu-z quanto pelo aida), não teve travamentos, não teve crashes, nada. O problema declaradamente é da placa OU da configuração da BIOS dela. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, thalesmarcel disse:

Testei a fonte se liga, testei as tensões da fonte com multímetro, testei também algumas regiões da placa e não consegui como iniciante encontrar um curto. Testei as memórias, não sei se é o processador... A BIOS tá atualizada e também resetei ela, não sei o que fazer... 

Se não tem o manual de serviço e conhecimento aprofundado em eletrônica, não vai saber onde pode ter curto e onde não pode na MB. Se tem, beleza.

 

É comum componentes ficarem mal encaixados e com isso ocasionarem esse tipo de comportamento no PC. A primeira coisa que recomendo que faça é desconectar tudo, componente por componente, incluindo e especialmente processador e memórias. Conecte tudo de volta, um por um, lembrando que no caso do processador você deve remover a pasta térmica antiga com isopropanol em pano absorvente (tanto da CPU quanto do cooler) e somente então aplicar uma nova (de boa qualidade como a MX-4 ou Master Gel, nada de implastec ou chinesas/genéricas) com a técnica correta de uma gota no meio para espalhar com a pressão do processador. Quando instalar o processador, lembre de segurar o meio dele com um dedo, fazendo um pouquinho de pressão, antes de baixar a alavanca de travamento. Se tiver um soprador de ar ou lata de ar comprimido, pode querer dar uns jatos tanto no socket quanto nos slots antes de reassentar os componentes.

 

Sempre faça o primeiro teste apenas com uma memória conectada, sem nenhum periférico, sem nenhuma unidade de disco. Se não ligar, desconecte da tomada, faça um reset de BIOS prolongado (20 a 40 segundos pelo jumper CLR_CMOS) e tente novamente. Se o problema persistir, tente trocar o botão de power pelo de reset no painel frontal e ligar pelo reset.

 

Se ainda sim o problema persistir, siga para o mesmo teste, mas com a placa-mãe removida do gabinete e posicionada sobre a caixa original dela (ou outra superfície não condutiva e segura). 

 

Coisas que podem prevenir o PC de ligar: curto em portas USB ou periféricos; mau contato nas memórias ou CPU; cabos SATA problemáticos; cabos da fonte mal conectados ou com pinos mal inseridos (pode acontecer); fonte com defeito; tomada incompatível (padrão antigo e padrão novo); placa-mãe com defeito. Esses são os mais comuns, mas tem vários outros. Testar um a um é importante para achar o problema.

Se tiver tomada incompatível com o plug do cabo elétrico, troque um dos dois para que sejam 100% compatíveis. Nunca tente usar uma tomada antiga com plugue novo mesmo que quebre o terceiro pino, pois o ponto de contato desse novo plugue é no fundo e das tomadas antigas é quase fora, causando sempre mau contato. mau contato na tomada pode ocasionar justamente o seu caso, de ter energia para acender periféricos e LEDs, mas não para dar "start" no sistema. O mesmo vale se você estiver usando estabilizador (jogue fora se tiver) ou filtro de linha de má qualidade, pois o circuito pode estar avariado. Ligue o PC diretamente na tomada, sempre, para fazer esse tipo de testes. Se quiser um dispositivo de segurança para seu PC, compre um Clamper de 5 ou 8 tomadas, mas só use depois que tiver diagnosticado e solucionado seu problema.

 

Se tudo mais falhar, você precisará de fonte, MB e memória para fazer novos testes, talvez de CPU também. Se tiver algum amigo que possua um Ryzen 1ª a 3ª gerações, ótimo. 4ª em diante não servirá.

 

Obs.: se tiver feito update de BIOS para a versão mais recente, pode encontrar problemas de compatibilidade. Sempre observe se a versão mais recente que quer instalar elimina compatibilidade com CPUs de gerações anteriores, pois em alguns casos isso pode acontecer com MBs B450

 

No suporte da Gigabyte, na versão F40 e todas as posteriores, olhe só a observação que tem:

 

Citação
  1. Update AGESA 1.0.0.2 for 3rd Gen AMD Ryzen™ CPU full support

Note:
1. If you are using Q-Flash Utility to update BIOS, make sure you have updated BIOS to F32 before F40
2. Before update BIOS to F40, you have to install EC FW Update Tool (B19.0517.1 or later version) to avoid 4DIMM DDR incompatibility on 3rd Gen AMD Ryzen™ CPU

Esse é um daqueles casos em que você precisa instalar uma certa versão antes de instalar posteriores. Sempre é importante ler as observações nas versões de BIOS antes de fazer update.

Bem como dar preferência por usar o aplicativo automático de update ao invés de fazer o update manual, pois o @BIOS da Gigabyte certamente faria esse procedimento corretamente.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Coisas que podem prevenir o PC de ligar: curto em portas USB ou periféricos; mau contato nas memórias ou CPU; cabos SATA problemáticos; cabos da fonte mal conectados ou com pinos mal inseridos (pode acontecer); fonte com defeito; tomada incompatível (padrão antigo e padrão novo); placa-mãe com defeito. Esses são os mais comuns, mas tem vários outros. Testar um a um é importante para achar o problema.

Mais uma que lembrei depois: curto na placa-mãe por contato com o gabinete ou fuga por standoffs posicionados incorretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado por ter dispensado um pouco do seu tempo para me ajudar.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se não tem o manual de serviço e conhecimento aprofundado em eletrônica, não vai saber onde pode ter curto e onde não pode na MB. Se tem, beleza.

Eu refiz a verificação com alguém que tem conhecimento em eletrônica e não consegui encontrar problemas na fonte e na região de 8 e 24 pinos da placa.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

É comum componentes ficarem mal encaixados e com isso ocasionarem esse tipo de comportamento no PC. A primeira coisa que recomendo que faça é desconectar tudo, componente por componente, incluindo e especialmente processador e memórias. Conecte tudo de volta, um por um, lembrando que no caso do processador você deve remover a pasta térmica antiga com isopropanol em pano absorvente (tanto da CPU quanto do cooler) e somente então aplicar uma nova (de boa qualidade como a MX-4 ou Master Gel, nada de implastec ou chinesas/genéricas) com a técnica correta de uma gota no meio para espalhar com a pressão do processador. Quando instalar o processador, lembre de segurar o meio dele com um dedo, fazendo um pouquinho de pressão, antes de baixar a alavanca de travamento. Se tiver um soprador de ar ou lata de ar comprimido, pode querer dar uns jatos tanto no socket quanto nos slots antes de reassentar os componentes.

Eu desconectei tudo, deixei fora da caixa, apliquei pasta térmica (deepcool z5 termal grease) como sempre faço de uma gota no meio. 

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Sempre faça o primeiro teste apenas com uma memória conectada, sem nenhum periférico, sem nenhuma unidade de disco. Se não ligar, desconecte da tomada, faça um reset de BIOS prolongado (20 a 40 segundos pelo jumper CLR_CMOS) e tente novamente. Se o problema persistir, tente trocar o botão de power pelo de reset no painel frontal e ligar pelo reset.

Fiz o teste com apenas uma memória conectada, sem periféricos conectados. Não ligou. Desconectei da tomada e fiz reset de BIOS encostando chave de fenda no CLR_CMOS pelo tempo que você falou. O problema persistiu mesmo também trocando o botão power pelo de reset no painel.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se ainda sim o problema persistir, siga para o mesmo teste, mas com a placa-mãe removida do gabinete e posicionada sobre a caixa original dela (ou outra superfície não condutiva e segura). 

Os testes mais recentes utilizados sempre foram fora do gabinete e em cima da caixa da placa-mãe.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se tiver tomada incompatível com o plug do cabo elétrico, troque um dos dois para que sejam 100% compatíveis. Nunca tente usar uma tomada antiga com plugue novo mesmo que quebre o terceiro pino, pois o ponto de contato desse novo plugue é no fundo e das tomadas antigas é quase fora, causando sempre mau contato. mau contato na tomada pode ocasionar justamente o seu caso, de ter energia para acender periféricos e LEDs, mas não para dar "start" no sistema. O mesmo vale se você estiver usando estabilizador (jogue fora se tiver) ou filtro de linha de má qualidade, pois o circuito pode estar avariado. Ligue o PC diretamente na tomada, sempre, para fazer esse tipo de testes. Se quiser um dispositivo de segurança para seu PC, compre um Clamper de 5 ou 8 tomadas, mas só use depois que tiver diagnosticado e solucionado seu problema.

Não detectei mau contato nas tomadas, a minha é de 3 pinos, também passei o multímetro por um tempo para ver se detectava alguma variação. Não uso estabilizador, sempre usei um icampler com 5 tomadas que possui DPS. 

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se tudo mais falhar, você precisará de fonte, MB e memória para fazer novos testes, talvez de CPU também. Se tiver algum amigo que possua um Ryzen 1ª a 3ª gerações, ótimo. 4ª em diante não servirá.

A única coisa que eu não consegui comparar foi um Ryzen diferente do meu, não conheço alguém perto que tenha e pensei até em comprar um barato na internet só para deixar como teste (até para futuras verificações). Mas não achei nenhum barato, então desisti da ideia. Entretanto, o computador tá ligado nesse exato momento, porque decidiu iniciar ontem após passar a tarde conectado na tomada. Parece que estava "carregando" a placa-mãe pra ter energia para startar. Aproveitei que está ligado para realizar testes de estresse na CPU e verificar se iria gargalar, apresentar problemas o sistema, desligar, etc. Nada disso ocorreu. Deixei no modo suspenso de ontem pra hoje e liguei aqui pelo teclado, o problema parece quando desliga da energia. Estranho.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Esse é um daqueles casos em que você precisa instalar uma certa versão antes de instalar posteriores. Sempre é importante ler as observações nas versões de BIOS antes de fazer update.

Bem como dar preferência por usar o aplicativo automático de update ao invés de fazer o update manual, pois o @BIOS da Gigabyte certamente faria esse procedimento corretamente.

A versão que veio da loja foi a versão F51 que para ter sido instalada deve ter seguido esse detalhe, porém eu atualizei para a versão de BIOS mais recente (a F62d) para tentar corrigir o problema de não querer inicializar, nessa versão não há nenhuma observação que eu não tenha feito ( https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-1x/support#support-dl-BIOS ). Em geral, não mudou nada já que voltou a ter o problema e eu só consegui ligar após bastante tempo na tomada (como disse acima).

 

De todos os testes só consegui identificar que a placa só inicializa (dá sinal de vida) após passar um bom tempo com os cabos conectados na tomada (por vezes durou 15 minutos, outra vez não sei, visto que saí de casa a tarde toda e de noite estava 'carregada'). Comecei a descartar problemas na fonte com as verificações eletricas que fiz, descartei problemas na memória com a limpeza e verificação de memórias do próprio windows, comecei a descartar problema com o processador visto que liga vez sim e vez não, além de ter estressado por software (aida64 e cpu-z) para identificar gargalos/crashes. Agora o aparelho tá aqui em modo suspenso, sei que se eu desligar e não ligar por algumas horas ele voltará a ter o problema novamente. Você sabe alguma coisa sobre esse tipo "tem que carregar para ligar"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, thalesmarcel disse:

Deixei no modo suspenso de ontem pra hoje e liguei aqui pelo teclado, o problema parece quando desliga da energia. Estranho.

Já vi o contrário por falta de drivers corretos de ACPI.

4 minutos atrás, thalesmarcel disse:

A versão que veio da loja foi a versão F51 que para ter sido instalada deve ter seguido esse detalhe, porém eu atualizei para a versão de BIOS mais recente (a F62d) para tentar corrigir o problema de não querer inicializar, nessa versão não há nenhuma observação que eu não tenha feito ( https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-1x/support#support-dl-BIOS ). Em geral, não mudou nada já que voltou a ter o problema e eu só consegui ligar após bastante tempo na tomada (como disse acima).

Se veio de fábrica, ok.

5 minutos atrás, thalesmarcel disse:

Você sabe alguma coisa sobre esse tipo "tem que carregar para ligar"?

Todas as vezes que vi algo remotamente parecido o problema era fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Todas as vezes que vi algo remotamente parecido o problema era fonte.

O pior que a fonte foi 100% testada e não há problemas com ela. Engraçado que eu mandei uma placa-mãe pra assistência anteriormente com o problema parecido de não dar sinal de vida, eles trocaram por uma nova, estou com a segunda placa-mãe do mesmo modelo. Da primeira vez o problema demorou uns 6 meses de uso para acontecer, dessa vez não deu ainda 1 mês kkkkkkk. No youtube tem reclamações desse tipo de b450m que só liga depois que passa um tempo na energia ou quando passam um secador de cabelo por cima (estranho né? kkkk). Tá parecendo carro velho que tinha que esquentar para ligar, maluquice! Tudo indica que seja problema de projeto/construção da placa, vou enviar novamente para o RMA.

 

É uma dor de cabeça!

 

Vídeos que falam sobre o que comentei:

Há 9 dias o produtor do vídeo informa que watercooler impede que esse problema ocorra que segundo ele é umidade > https://youtu.be/wn5qRYanlWE

Nesse o produtor do vídeo diz que a maioria das placas mãe de processador Ryzen de 1º e 2º geração não ligam caso a umidade do ar esteja acima de 65% > https://youtu.be/Od6374_WB6I

Nesse daqui o cara passa o secador mesmo kkkkkkk literalmente > https://youtu.be/wn5qRYanlWE

Aqui o cara consegue resolver um problema mexendo com um tipo de "cristal oscilador" > https://youtu.be/mOZuj1X5DpI

 

Nesse vídeo o cara mete que a solução é correr de AMD kkkkk > https://youtu.be/sgCwXq2OlC0

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, thalesmarcel disse:

O pior que a fonte foi 100% testada e não há problemas com ela. Engraçado que eu mandei uma placa-mãe pra assistência anteriormente com o problema parecido de não dar sinal de vida, eles trocaram por uma nova, estou com a segunda placa-mãe do mesmo modelo. Da primeira vez o problema demorou uns 6 meses de uso para acontecer, dessa vez não deu ainda 1 mês kkkkkkk. No youtube tem reclamações desse tipo de b450m que só liga depois que passa um tempo na energia ou quando passam um secador de cabelo por cima (estranho né? kkkk). Tá parecendo carro velho que tinha que esquentar para ligar, maluquice! Tudo indica que seja problema de projeto/construção da placa, vou enviar novamente para o RMA.

Eu testaria outra fonte de qualquer forma. A fonte pode estar com as tensões corretas e ainda sim falhar em dar start. Não é só testar as tensões e está tudo bem.

 

Montei muitos AMD nesses últimos anos. Nunca presenciei esse tipo de problema específico. Todos os PCs que montei, fosse A320, B450, A520 ou B550, todos funcionaram exatamente como deveriam e estão funcionando perfeitamente desde então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, thalesmarcel disse:

@WOZ Dods A fonte da corsair ainda tá na garantia também, qualquer coisa envio junto com a placa ou depois. Não tem jeito, minha saída tá nas mãos do RMA. 

Não tem nenhum outro PC disponível para fazer uma "chupeta" para teste? Não precisa remover a fonte, só conectar os cabos de força com os dois PCs paralelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não tem nenhum outro PC disponível para fazer uma "chupeta" para teste? Não precisa remover a fonte, só conectar os cabos de força com os dois PCs paralelos.

Não, infelizmente. Se fosse a fonte o PC já não teria desligado de ontem pra hoje que está ligado? Isso que me intriga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, thalesmarcel disse:

Não, infelizmente. Se fosse a fonte o PC já não teria desligado de ontem pra hoje que está ligado? Isso que me intriga. 

Sua lógica não é condizente com o como aparelhos eletrônicos funcionam. Estou recomendando que teste outra fonte, mas fica a seu critério seguir minha sugestão ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thalesmarcel o cabo de oito pinos, se não me engano, é para dar mais estabilidade ao processador quando fazendo OC ou em TB. A fonte que pegou em si é extremamente nosciva para qualquer sistema por ser de baixa qualidade e ter filtragem e proteções quase inexistentes. Eu testaria mesmo assim, que fosse por desencargo de consciência no seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods isso mesmo, eu irei testar apenas pra ver se ela consegue ligar após ficar muito tempo sem receber a 'energia'. Se der startar desligo imediatamente e não deixo prosseguir, constatando o problema na fonte e não na placa. Se não inicializar, então o problema fica na placa-mãe mesmo.

 

A dúvida agora é: Eu coloco os 4 pinos na área vermelha, azul ou verde?

image.png.1993ace666ab6c0dddea54d46e699dbc.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!