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PC trava do nada (até a tela azul trava), na primeira inicialização do dia


JF17
Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

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Olá pessoal, tudo bem? Então, estou com um problema bem chato com meu PC, ele simplesmente trava do nada. Não importa se estou apenas na área de trabalho, a tela simplesmente congela uns 5~10 minutos após a primeira vez que ligo o PC depois de um longo período que ele está desligado (digamos umas 8~10 horas). Ele dá tela azul, e até ela trava kkkk. E ficam umas 4/5 horas na tela azul carregando até que de fato haja a reinicialização (o código que aparece é DPC_WATCHDOG_VIOLATION).

Algumas informações extras são que essa travada ocorre apenas uma vez no dia! Depois que eu desligo manualmente o PC (desligando o filtro de linha), e ligo novamente, ele funciona 100% normal (posso deixar 24hs ligado que ele não trava uma vez sequer). Pensei que poderia ser algum problema de driver, etc. Então formatei o PC e reinstalei todos drivers ontem, mas para a minha surpresa, tive o mesmo problema hoje (travou igual).

Outra informação é que por volta de uma semana atrás ele começou a apresentar um  outro problema, o PC simplesmente não ligava (apertava o botão power e nada ocorria), assim como quando desligava, as ventoinhas, LEDs, RGBs, processador, continuavam ligados (como se o PC não desligasse). Aí esse problema parou, e nesta semana apareceu esse novo problema, o do travamento...

Enfim estou completamente perdido com relação ao que pode ser e espero que vocês possam me ajudar.

Specs: Ryzen 3600, Hyperx Fury 2933MHz 2x8GB, GTX 960, SSD Crucial BX500 240GB, Gigabyte B450M S2H, Corsair CX550W.

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@JF17 Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

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@Rio McCloud Tranquilo, quanto as perguntas:

  • Cerca de 4 dias
  • Não
  • Corsair CX550 w
  • Não
  • Há um filtro de linha, novo, da Clamper
  • Não
  • Mais ou menos, teve uma queda de energia cerca de duas semanas atrás, mas não ocorreu logo em seguida
  • Não
  • Não
  • Não
  • Não
  • Não

Quando eu fizer o passo 2 retorno com os resultados, pode ser que demore um pouco, preciso que o PC "reviva" para fazê-lo

@Rio McCloudPronto já reviveu, e como antes dito, funcionando normal (afinal, já deu a "travada do dia"), seguem os anexosSpeccy.thumb.png.974a935ac1cf301abc6aebb9cf73197a.png

LogsColetados.7z

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  • Solução

@JF17 Certo, analisei aqui.

 

Primeiro, o que você estava fazendo no PC quando tirou essa captura de tela do Speecy? 60º C para um processador que, creio eu, estava ocioso não é normal.

 

Segundo, por você ter reinstalado o sistema operacional recentemente, não há muita coisa nos logs que possa indicar o culpado. Você teria que usar o PC por mais algum tempo (talvez uma semana seja o suficiente) e gerar os novos logs para análise.

 

No entanto, tenho uma suspeita: clique com o botão direito sobre o menu Iniciar e vá em Windows PowerShell (Admin). Nele, digite o comando abaixo e dê Enter. Reinicie o computador e verifique se as telas azuis continuarão.

 

powercfg /h off

 

Aguardo sua resposta. :)

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@Rio McCloud Estava ocioso, a temperatura fica variando entre 50ºC e 60º com o PC ocioso, dito isso, por coincidência, comprei um gabinete novo, assim como 4 fans que acabaram de chegar (vou fazer a instalação jájá), então talvez a temperatura melhore como um todo.

Citação
17 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Segundo, por você ter reinstalado o sistema operacional recentemente, não há muita coisa nos logs que possa indicar o culpado. Você teria que usar o PC por mais algum tempo (talvez uma semana seja o suficiente) e gerar os novos logs para análise.

 


Ok, imaginei que esse fosse o caso. Vou continuar usando o PC por um tempo, se o problema persistir, atualizo aqui, e vou seguir a dica do amigo@Kleber Peters e ver o que ocorre.

Obrigado pela ajuda

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