Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou tentando resolver uma questão ligada à aplicação de amplificadores e resolvi, mas não sei se tá certo. Alguém poderia revisar pra mim, pfvr?

O circuito da figura se utiliza para ligar o led em função de Vg.

a) Encontre Vo1 em função de Vg e faz um gráfico indicando os pontos caracteristicos. 

Justifique a zona de funcionamento do transistor e encontre a corrente de base e acorrente que passa pelo led quando:

b)Vo1 = Vsat+

c) Vo1 = vsat-

Dados: Vcc = 10V, Rb = 2kohms, Rc=470 ohms. Transistor: hfe = 75, Vbe(on) = 0,6 V, Vce(sat) = 0,2 V. Amp op: Vsat+ = Vcc e Vsat- = 0V

image.png.2f7dc5ea614ecc703ef9acbe0d325028.png

image.png.53467cd6167364c6b88466b5743ad1f4.png image.png.f90234c5fa7c2fb93edd6aaf5bab8453.png

Postado

O item "a" esta correto.

Para o item "b". Minha vista cansada, imagem pequena, fundo cinza e letras miúdas... não pude analisar.

Aumente o tamanho da imagem, que terei prazer em ver e analisar para você, ou aguarde alguém com melhor visão.

Bons estudos.

MOR_AL

• Curtir 2
Postado

Está correto!

O valor real de Ib é 3,65mA. Na saturação o HFE do transistor cai. O valor de HFE de 75 só seria válido com o transistor funcionando na região linear. Não sei onde entraria o HFE de 75 neste exercício. Talvez para limitar o valor máximo do resistor de base. Na prática, considero um HFE(sat) de 10, para transistores pequenos.

Só não conferi as contas.

Muito bem.

MOR_AL

Postado

@Ferox Graxaim

@Luis Vilo seguiu direitinho a recomendação. Ele apresentou o desenvolvimento e solução para o exercício. Só perguntou se sua solução estava correta. 

Eu não apresentei nenhuma solução e nem desenvolvimento.

Agiu corretamente.

Mas sempre é bom apresentar a sua recomendação.

MOR_AL

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...