Ir ao conteúdo

Nobreak utilizado junto com Filtro de Linha

Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, beleza?

Qual a ordem correta para usar o PC, ou não faz diferença na prática qual usar?

1 - nobreak na tomada -> filtro de linha ao nobreak -> PC conectado no filtro de linha

2 - filtro de linha na tomada -> nobreak ao filtro de linha -> PC conectado no nobreak nobreak

Sempre usei a 1° opção e nunca tive problemas, mas recentemente me veio essa duvida. A lógica que usei foi: na 2° se faltar luz o filtro de linha vai desligar e o nobreak permanecer ligado. Na 1° Ambos permanecem ligados. Essa foi a a conclusão que tive

Postado

Se o filtro de linha desligasse numa queda de energia, não seria um problema, certo? Afinal, a energia estaria vindo das baterias do nobreak e não da rede, então não haveria qualquer problema se ele interrompesse o fornecimento da rede - que não está fornecendo energia.

Dependendo do modelo do seu no-break, tanto faz, mas se ele não for muito bom e não tiver uma filtragem muito decente, eu colocaria o filtro de linha antes como uma camada extra de proteção para ele.

Postado

@Wune Olá amigo, de fato não haveria problema se o filtro de linha desligasse numa queda de luz.

Puxa vida, agr você me fez refletir... Nunca havia refletido sobre isso, de fato, faz mais sentido usar o filtro de linha para proteger o nobreak, afinal, um nobreak vale muito mais que um filtro de linha! Caramba, quão burro fui.

Ah, e esqueci de mencionar a marca do nobreak é SMS Bivolt Station II 1200va , uso ele há uns 3 anos

Vou trocar agora mesmo e passar a usar o filtro de linha na tomada e o nobreak nele, MUITO OBRIGADO!

• Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 05/12/2021 às 09:07, Henrique - RJ disse:

Eu prefiro a opção 1

O nobreak já tem filtro dentro dele só que fraco.

Nessa opção 1 , o filtro de linha poderia amenizar o problema da estabilização ou as comutações que são prejudiciais para o PC

Mito, os pequenos cortes de tensão durante a estabilização ocorrem da mesma maneira, e o filtro de linha não é capaz de converter onda quadrada em onda senoidal...
O correto é usar apenas filtro de linha, ou um no-break online ligado a um filtro de linha/DPS classe III.

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Mito, os pequenos cortes de tensão durante a estabilização ocorrem da mesma maneira, e o filtro de linha não é capaz de converter onda quadrada em onda senoidal...
O correto é usar apenas filtro de linha, ou um no-break online ligado a um filtro de linha/DPS classe III.

Pode ser que o filtro de linha retire os picos nos instantes da estabilização filtrando mas é lógico que em caso de bateria não fará nada com a onda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!