Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gostaria de sugestão sobre algumas peças (gabinete, placa-de-vídeo, SSD)


Ir à solução Resolvido por Pepse,

Posts recomendados

Pessoal,

 

Venho pedir um favor. Tenho comigo alguns itens novos que ganhei da minha lista de presentes (Placa-mãe, CPU, memória e fonte). Gostaria de saber o que me falta comprar. Isso é o que já tenho.

 

Placa-mãe: ASUS - TUF Gaming Z490-Plus

CPU: Core i7 10700K

Fonte: XPG Core Reactor 850 Gold

Memória: (1 pente) Kingston Fury DDR4 3200MHz (KF432C16BB/32)

 

Bem, gostaria de uma indicação de uma boa pasta térmica, um gabinete e um drive SSD compatível com essa placa-mãe. Além disso, eu não sei se preciso de placa-de- vídeo imediatamente pra testar os componentes, ou se o processador ou placa-mãe têm vídeo integrado (alguém pode me esclarecer esse ponto?) Por último, gostaria de uma indicação de uma placa-de-vídeo razoável e barata. Nada extravagante, algo que rode Prey no máximo em multi-tarefa já é o suficiente (acho que é o jogo mais exigente que tenho em termos de vídeo).

 

Já agradeço com antecedência a todos que lerem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Olha, não tenho certeza de quanto gastar, apenas da necessidade que tenho (ou seja, o máximo que essa placa-de-vídeo vai precisar fazer vai ser rodar o jogo Prey em configurações maximizadas em multi-tarefa). O quanto menos, melhor. Eu notei que o mercado de placas-de-vídeo está super inflado, provavelmente pelo uso delas como processadores CUDA.

Sobre pasta térmica, gabinete, e refrigeração em geral, o que você recomenda? Meu PC tem um water cooler da corsair (H20i v2? Algo assim...), estava pensando em comprar um igual pra esse novo, e fans normais acredito que venham com o gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RPGStreamer

 

2500 é razoável?? É o preço de uma GTX 1650, que é um pouco mais fraca, que a placa recomendada pra esse jogo, a GTX 970.. Depois, o que compensaria mais, seria a RX 6600, que daria o dobro de performance da 1650, mas tá na casa dos 3500 ~ 4000...

 

Cooler, dependeria do gabinete.. Pra um PC desses, eu pensaria num WC de 240mm..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Você acha que vai cair o preço das placas de vídeo em algum momento? Esse custo tá impraticável! Será que tem alguma empresa planejando (ou já fabricando) placas de vídeo com uma arquitetura diferente e mais barata? Fica impossivel competir com uma teconologia usada pra indústria militar, científica e mineração de criptomoedas quando tudo que você precisa é rodar um game.

 

Alguma recomendação de SSD e gabinete?

 

 

@Juan Francisco Obrigado, eu estava mesmo pensando nisso. Minha preocupação com um bom SSD é grande, mas sei quase nada do assunto. Esse cabe na minha placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, RPGStreamer disse:

@RS Faria Você acha que vai cair o preço das placas de vídeo em algum momento? Esse custo tá impraticável! Será que tem alguma empresa planejando (ou já fabricando) placas de vídeo com uma arquitetura diferente e mais barata? Fica impossivel competir com uma teconologia usada pra indústria militar, científica e mineração de criptomoedas quando tudo que você precisa é rodar um game.

Só daqui dois anos, é literalmente impossível fazer uma placa barata e potente hoje em dia.

6 minutos atrás, RPGStreamer disse:

Alguma recomendação de SSD e gabinete?

SN550 ou SN750, e Lian Li 215, ou 275R Airflow/Gadit X.

7 minutos atrás, RPGStreamer disse:

Obrigado, eu estava mesmo pensando nisso. Minha preocupação com um bom SSD é grande, mas sei quase nada do assunto. Esse cabe na minha placa-mãe?

Marcas boas são WD, Crucial, ADATA e Samsung, não confio nos SSDs da XPG, mesmo ela sendo da ADATA.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RPGStreamer disse:

Você acha que vai cair o preço das placas de vídeo em algum momento? Esse custo tá impraticável! Será que tem alguma empresa planejando (ou já fabricando) placas de vídeo com uma arquitetura diferente e mais barata? Fica impossivel competir com uma teconologia usada pra indústria militar, científica e mineração de criptomoedas quando tudo que você precisa é rodar um game.

Não é algo simples.. Há uma demanda muito alta por peças e a oferta não acompanhou isso.. A parte de eletrônicos foi bem afetada, mas não foi só ela.. A NVIDIA, acabou de relançar a RTX 2060, numa versão de 12GB.. Ela usa um outro processo de fabricação, que não compete coma geração atual.. Só que, ela só vai fornecer a GPU em si, e as parceiras que se virem com o resto.. Nem preço base ela colocou, tem pra ter noção..

 

Quando isso vai acabar?? Não vai ser tão cedo.. Talvez, fim de 2022, começo de 2023, pelo que andei vendo..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RPGStreamer disse:

Obrigado, eu estava mesmo pensando nisso. Minha preocupação com um bom SSD é grande, mas sei quase nada do assunto.

Tranquilo lhe indiquei um modelo de altíssima velocidade (XPG S41) pra combinar com seu CPU de alta performance, ele é compatível com sua placa-mãe, mas caso queira economizar compre pelo menos um SSD com conexão Sata.

 

OBS: Evite ssds de marcas chinesas, eles não são confiáveis... você gostaria de perder seus dados armazenados? 

 

Existem varias marcas boas a venda no brasil. São elas Crucial, XPG, ADATA, WD, Gigabyte e Kingston

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria A invenção da programação de GPUs acabou com os gamers. Pense, as GPUs tem muito valor hoje em dia em termos de aplicações científicas, criptomoedas, inteligência artificial, etc. Eles não podem baratear a tecnologia sem desvalorizá-la. Tenho certeza que o lucro deles é absurdo comparado com o preço de fabricação, justamente porque o boom da programação pra GPUs ainda não acabou e veio a pandemia pra reduzir a oferta, ainda por cima.

 

Ainda preciso saber duma boa (ótima) pasta térmica.

 

@Juan Francisco Não quero economizar em SSD de forma alguma. Nem em cooling. Esse é o tipo de coisa que o barato pode sair caríssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse O primeiro gabinete parece interessante, mencionando que foi projetado com water cooling em mente. Mas qual water cooler seria compatível e bom? (Infelizmente, essas luzes irritantes. O outro não tem as luzes, mas não só parece mais escasso no mercado como não vi nenhum elogio especial a ele).

 

Comparado com o outro SSD que me foi indicado, esse da WD 750 parece melhor, apesar de mais caro (maior velocidade e como menciona heatsink, creio que maior dissipação de calor). Ele encaixa na minha placa-mãe? Eu não entendo desses slots, e nem consigo achá-los na placa-mãe. Vejo no diagrama (acho que se chamam m2_1 socket, certo?)

Retirei da caixa e fotografei a placa-mãe. Abaixo dos slots PCIe seria o lugar desses slots segundo o diagrama, mas ao invés, vejo uma placa metálica horizontal, sem sentido, parafusada no lugar. Será que não tem esses slots?

439199453_20211208_165838(1)-Copy.png.9052eedfa47e95bcb52b246db05873a9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RPGStreamer disse:

mencionando que foi projetado com water cooling em mente. Mas qual water cooler seria compatível e bom?

Esse gabinete não precisa de um WC, um Scythe Fuma 2 já seria ótimo, mas caso ainda queira, você pode comprar o ML240L.

2 horas atrás, RPGStreamer disse:

Comparado com o outro SSD que me foi indicado, esse da WD 750 parece melhor, apesar de mais caro (maior velocidade e como menciona heatsink, creio que maior dissipação de calor). Ele encaixa na minha placa-mãe? Eu não entendo desses slots, e nem consigo achá-los na placa-mãe. Vejo no diagrama (acho que se chamam m2_1 socket, certo?)

Retirei da caixa e fotografei a placa-mãe. Abaixo dos slots PCIe seria o lugar desses slots segundo o diagrama, mas ao invés, vejo uma placa metálica horizontal, sem sentido, parafusada no lugar. Será que não tem esses slots?

439199453_20211208_165838(1)-Copy.png.9052eedfa47e95bcb52b246db05873a9.png

Essa barra de metal é o dissipador, serve para colocar SSDs que não possuem um dissipador, mas caso tenha, precisa retirar.

 

E respondendo a sua preocupação, sendo M.2, serve, tanto o XPG, quanto o WD, sendo M.2, cabe nesse slot.

image.png.9dda79762d9660d46538426e63ff12ae.png

Caso retire essa barra de metal parafusada, o dissipador, dará de cara com um slot igual ao destacado em cima.

image.png

4 horas atrás, RPGStreamer disse:

Não quero economizar em SSD de forma alguma. Nem em cooling. Esse é o tipo de coisa que o barato pode sair caríssimo.

Não economize de maneira nenhuma, se ela dá pau, a chance de levar algo junto é grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, RPGStreamer disse:

A invenção da programação de GPUs acabou com os gamers. Pense, as GPUs tem muito valor hoje em dia em termos de aplicações científicas, criptomoedas, inteligência artificial, etc. Eles não podem baratear a tecnologia sem desvalorizá-la. Tenho certeza que o lucro deles é absurdo comparado com o preço de fabricação, justamente porque o boom da programação pra GPUs ainda não acabou e veio a pandemia pra reduzir a oferta, ainda por cima.

Mas isso existe há tempos.. E, tanto AMD, quanto NVIDIA, tem linhas dedicadas pra esse tipo de coisa, como as Quadro e Tesla (NVIDIA), FirePro e MI Instinct (AMD).. Não só hardware, como software dedicado, tudo à parte das linhas gamers.. É que o custo desse tipo de equipamento, foge da realidade, até de miners..

 

HOJE, só os reflexos da Pandemia (falta de componentes, encarecimento de materiais, de custos de fabricação, etc.) e as criptomoedas é que tão ferrando a nossa vida..

 

 

Pra não falar só de problema, sobre SSD, dê uma olhada nessa lista - https://linustechtips.com/topic/1092033-SSD-tier-list/

 

O SN750 da WD Black, tava com preço bom na Kabum..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @RS Faria O problema é que a tecnologia é basicamente a mesma (sei que é antigo, mas você precisa de um framework, um dialeto de programação, profissionais treinados pra usar tudo isso o desenvolvimento de algorítmos genéricos que funcionem em massive-parallel. Por isso, demorou um tempo pra programação de GPU sair do fringe pro mainstream). Por mais que eles vendam placas mais apropriadas tudo vira uma questão de custo/benefício: se baixar o custo das placas gamers capazes desse tipo de programação, você baixa o custo da tecnologia inteira. Pode ter certeza que, se eles baixarem o preço das placas gamer ao ponto de valer a pena, as entidades que necessitam de GPUs em grandes números pra esses fins vão comprar placas gamers.

 

Vou dar um exemplo absurdo, mas vamos fazer de conta que não entendemos nada sobre micro-ondas. Suponha que existissem somente os fornos micro-ondas, e toda a tecnologia micro-ondas fosse contida numa placa. Descobre-se que, com essa placa, todas as outras aplicações de micro-ondas ficam possíveis. Imagina o custo do forno pra onde ia.

 

@Pepse Entendi, Obrigado mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Esse é o cooler que tenho no meu PC: Corsair H80i v2 (120mm). Eu gosto da Corsair pois já me acostumei com o software de controle. Você acha que um igual a esse seria suficiente ou esse processador é mais exigente? O preço do próximo Corsair da lista Corsair H100i-Pro (240mm) não varia tanto (mas qualquer dinheiro é dinheiro, hoje em dia, além disso, tamanho, com duas fans me deixa preocupado quanto ao gabinete Por último, esse tem as malditas luzinhas). Pro meu Core i7 10700K na placa ASUS - TUF Gaming Z490-Plus Qual o seu conselho?

 

Os outros membros da thread, por favor, caso queiram contribuir agradeço muito mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá certo, e você está falando do RGB certo? esse RGB é das FANs, o gabinete permite desligar, e o Lancool II Mesh Performance não possui RGB.

40 minutos atrás, RPGStreamer disse:

Pro meu Core i7 10700K na placa ASUS - TUF Gaming Z490-Plus Qual o seu conselho?

O H100i é uma boa opção, caso queira, o ML240L também é uma opção boa, mas acredito que a melhor opção seja comprar um Scythe Fuma 2, apesar de caro, tem o mesmo desempenho desses Water Coolers e com muito menos problemas.

45 minutos atrás, RPGStreamer disse:

Esse é o cooler que tenho no meu PC: Corsair H80i v2 (120mm). Eu gosto da Corsair pois já me acostumei com o software de controle. Você acha que um igual a esse seria suficiente ou esse processador é mais exigente?

Esse serve acredito eu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, RPGStreamer disse:

Acho que vou ter que ficar com o da Corsair (H100i), porque esse outro não consigo encontrar pra vender (parece bem procurado). Quais tipos de problemas um Water Cooler dá? (além, claro da bagunça dos cabos).

A bomba pode queimar, o WC pode não refrigerar, pode ficar com frescura na BIOS, dentre diversos problemas, mas qualquer problema que o WC dá, o processador pega fogo, ou o PC nem liga, além de claro, poder transformar seu PC num lago.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!