Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu computador não usa 100% da GPU apenas no Warzone.


Posts recomendados

Possuo um computador com menos de um ano que já teve 3 GPUs diferentes. RX550 4Gb (Afox), RX570 4GB (Gigabyte) e agora com uma GTX 1650 4GB (ASUS Tuf).

Quando jogava com a rx550 ela funcionava normalmente na resolução 1366x768 com gráficos minimos e usando 99% pra conseguir 55/60 FPS. Quando fiz o Upgrade para a RX570 continuou tudo normal, porém, na mesma resolução com tudo no mínimo, rodava de 130 a 140 FPS com o uso em 99% e de 70 a 80 FPS em Full HD.

Porém, certo dia, ainda com a RX570, liguei o computador para jogar e ela começou a variar muito entre 30% e 70% de uso, e os FPS em 1366X768 ficaram abaixo de 60 com uma RX570, a partir disso tentei de tudo, troquei o driver por um mais antigo, tirei, coloquei novamente, o barramento está certo em 16x, removi a RAM usei apenas um dos módulos nos slots de todas as maneiras, troquei a instalação do HD para o SSD e não resolveu nada. Por esse e outros motivos acabei trocando por uma GTX 1650 4GB e com a certeza que ia conseguir jogar bem de novo e para a minha surpresa continuou com o mesmo problema de não usar a Placa De Vídeo. 

OBS: Já formatei o PC 3 vezes; O problema começou quando estava com o WIN10 mas estou usando o WIN 11 no momento; os drivers são originais e atualizados; o preset de energia está no desempenho máximo; já ativei o modo jogo e desativei do Windows; Já configurei o painel de controle da NVIDIA para desempenho máximo, assim como fazia no AMD Adrenalin; já coloquei e removi o executável do jogo para desempenho máximo no Windows.

Detalhe: APENAS NO WARZONE acontece isso, por isso não considero que a fonte possa ser o problema, jogo o Control com configs exelentes para conseguir 40fps e a placa usa no máximo, costumo jogar MK11 em 1440p no ultra na TV as vezes e vai tudo bem com a placa no desempenho máximo. Meu i5 10400f está longe de ser o problema acredito, considerando uma 1650 e o problema acontecer em todas resoluções com apenas um jogo, no APEX ele empurra 140 a 150 frames junto com a placa em 1366x768.

Meu PC:

placa-mãe: H410m-e ASUS

CPU: I5 10400F (cooler box)

RAM: 16GB 2666mhz T-Force

GPU: GTX 1650 (ASUS Tuf)

HD: 1TB

SSD: NVMe 240gb

FONTE: Pichau 550w

3 Ventoinhas para o airflow

 

 

WhatsApp Image 2021-12-10 at 10.57.47.jpeg

WhatsApp Image 2021-12-10 at 10.57.46 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-12-10 at 10.57.46 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-12-10 at 10.57.46.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @RafaelRafinha, bom dia.

 

Você quer que a GPU utilize 100% da sua capacidade? Se for isso, não é bom, quanto menos ela utilizar do seu poder melhor é, utilizar 100% é ruim e não bom, significa que ela está tendo que trabalhar ao máximo para te entregar aquilo, quanto menos ela trabalhar (em menor estresse), melhor é.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jesus, quem está ensinando pra essa gurizada que desempenho significa 100% de uso?  mas óia tem que dar de cinta...

 

Rapaz, sem as medições de temperatura do processador, gpu, e as taxas de fps não da nem pra começar o debate.  Por ser um cooler box pode ser alta temperatura do cpu capando o desempenho. 

Baixe o msi afterburner e monitore dentro do jogo.

 

quanto maior a resolução e qualidade maior uso de gpu.   Mas não é pra deixar em 100% o tempo todo.

Quanto menor a resolução e qualidade maior uso de processador devido a alta taxa de fps. Uso de gpu cai.

-Configurar as resoluções e qualidade do jogo para rodar em equilibrio sem que gpu e cpu cheguem a usar 100%.     100% de uso jamais será o ideal,  o melhor é estar num preset equilibrado com boas taxas e com o hardware de folga.

 

1 hora atrás, RafaelRafinha disse:

OBS: Já formatei o PC 3 vezes;

pare com isso.  se formatação resolvesse desempenho ja teria sido declarado como solução oficial pra tudo não e mesmo.      Só se formata quando realmente há um problema com o sistema operacional.   

Formatações desnecessárias só fazem diminuir a vida util da unidade de armazenamento. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Independente da resolução, o problema é o mesmo,  o uso fica entre 30% e 50% e a temperatura máxima que monitorei foi 65 graus, em extress no cpu-z ele chegou a 75 graus.
Já uso o CPU-Z  e o HwMonitor pra monitorar.

 

@Marlon Vinicius Cardoso Cara, a questão maior não é essa, é que antes rodava a 130 frames e depois parou.

@Alex Weiss Cara, eu não disse isso, eu digo que não é constante, a placa fica entre 30% e 70% de uso e isso é uma amplitude mt alta. Eu entenderia se a placa não tivesse capacidade de rodar o jogo, mas uma rx570 e uma gtx1650 não rodar o warzone a mais de 60 frames em qualidade HD é questionável, considerando os fatos citados e que o processador está perfeito.

 

@Alex Weiss Eu uso o preset competitivo, gráficos no mínimo. Testei em 4k, e da mesma maneira, o jogo ficou a 5 FPS e a placa de vídeo folgada em questão de uso, pode pesquisar ou ver qualquer outro vídeo de benchmarck com essa config em HD ou FULL HD, não está certo.
Eu não sou muito leigo no assunto, quanto a formatação, não formatei por conta do problema não, eu formatei 3 vezes porque esse problema já tem uns 4 meses, formatei por necessidade, uma quando corrompi o Windows, uma quando instalei o SSD e outra para atualizar para o win 11.

É um caso um tanto quanto estranho para as condições, como disse, o processador empurra os fps e a placa a 100% nessa resolução no Apex por exemplo, que roda entre 120 a 140 fps com tudo no mínimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@Give Way Boa tarde, é bom em primeiro momento reunir informações complementares para se conseguir ilustrar o problema. 

Temperaturas, taxa de fps, quedas, travamentos, resolução, qualidade gráfica, frequência do monitor, se está com V-sync ativado ou não.  Tudo isso tem uma parcela de influência na hora de entregar os FPS pro usuário...

 

O %uso de CPU ou GPU, não quer dizer que o equipamento está tendo um bom ou mal desempenho, mas sim o quanto dele está sendo exigido para chegar em tal taxa de FPS.. 

 

Se o %uso não chega em 99%, então pode ser algum limite imposto por algum componente/software e/ou driver que está impedindo de atingir tal taxa.   

Até mesmo mal otimização do jogo pode causar limitações. Como também algum problema com driver de vídeo 

Ou mesmo que ele não precisa ter mais esforço para entregar tal taxa, e o ideal é que sempre se consiga ter a taxa desejada tendo o menor %uso possível, assim não levando o equipamento ficar sempre no limite enquanto está na gameplay.

 

Se o problema acontece em apenas 1 jogo, já se pode estimar que o problema seja ele mesmo. 

De qualquer modo deve-se buscar obter mais informações e parâmetros, até mesmo para diferenciar se é um um problema de fato ou não. 

Sugiro abrir um tópico específico para o seu caso.

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom dia a todos, realizando testes e buscando informações cheguei na conclusão que há um gargalo entre o Processador e a Placa de Vídeo. Descobrir que meu Processado esta dando Gargalo de 20% na minha Placa de Vídeo e isso é bem perceptivo em alguns jogos, principalmente neste caso do Warzone. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Give Way disse:

Bom dia a todos, realizando testes e buscando informações cheguei na conclusão que há um gargalo entre o Processador e a Placa de Vídeo. Descobrir que meu Processado esta dando Gargalo de 20% na minha Placa de Vídeo e isso é bem perceptivo em alguns jogos, principalmente neste caso do Warzone. 

Warzone por ser um jogo que pega bastante do processador, acaba sendo mais perceptível esse tipo de gargalo. Afinal, qual era sua configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 10/12/2021 às 12:04, Alex Weiss disse:

jesus, quem está ensinando pra essa gurizada que desempenho significa 100% de uso?  mas óia tem que dar de cinta...

 

Rapaz, sem as medições de temperatura do processador, gpu, e as taxas de fps não da nem pra começar o debate.  Por ser um cooler box pode ser alta temperatura do cpu capando o desempenho. 

Baixe o msi afterburner e monitore dentro do jogo.

 

quanto maior a resolução e qualidade maior uso de gpu.   Mas não é pra deixar em 100% o tempo todo.

Quanto menor a resolução e qualidade maior uso de processador devido a alta taxa de fps. Uso de gpu cai.

-Configurar as resoluções e qualidade do jogo para rodar em equilibrio sem que gpu e cpu cheguem a usar 100%.     100% de uso jamais será o ideal,  o melhor é estar num preset equilibrado com boas taxas e com o hardware de folga.

 

pare com isso.  se formatação resolvesse desempenho ja teria sido declarado como solução oficial pra tudo não e mesmo.      Só se formata quando realmente há um problema com o sistema operacional.   

Formatações desnecessárias só fazem diminuir a vida util da unidade de armazenamento. 

Já que você é bonzão no assunto, como resolvo o meu problema de o warzone usar 0% da GPU ? Menu todo travado e com fps de 5 a 10. Bora me ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
9 horas atrás, Alex Weiss disse:

@Nelson Backes Nos diga a configuração completa, incluindo marca modelo da fonte. Sistema operacional. 

Temperaturas de GPU e CPU. 

Usou Driver booster ou outro software que "promete" atualizar drivers? 

Vamos lá:

 

placa-mãe: ASUS Prime B450m Gaming/BR

Processador: Ryzen 5 5500

Placa de Vídeo: ASRock RX 6600 XT 8gb

Memória: 2x8 gb T-Force Group Pichau 3200

Armazenamento: SSD M.2 NVMe 1tb 5000mb

Fonte: Pichau Nidus 500w

 

Temperaturas: tanto GPU quanto CPU em stress fica na média dos 65° 70°.

 

Driver Booster: sim uso o programa para atualizar os drivers gerais, porém drivers da GPU e do Chipset instalo direto do site da AMD.

 

Sistema operacional: já utilizei tanto o w10 Pro quanto o w11 Pro, atualmente estou com o 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nelson Backes perfeito, o que você ja tentou realizar? 

 

-Começando pelos pontos mais comuns,  Desinstalar completamente o game, remover qualquer pasta/arquivo de resquícios, reiniciar e instalar novamente.

- Driver booster, remover aplicativo completamente. O próprio Windows, tanto 10 quando 11 ja fazem uma atualização do que é necessário. Após uma formatação sempre deixe que o sistema atualize tudo que precisa automaticamente, após isso aí começar instalar demais aplicações e jogos.  Após uma instalação limpa do S.O, somente instale os driver de vídeo e chipset [muitas vezes nem o de chipset precisa] apenas, o driver booster traz consigo muita oportunidade para coisas mal intencionadas disfarçada de driver, não recomendo o uso.

- Driver de vídeo, faça uma remoção completa do driver utilizando o DDU, reincie a maquina e instale o driver apenas pelo software AMD ou via site do fabricante. [Mesmo que ja fez, vale refazer o procedimento] 

- Por ultimo, se continuar após os 2 procedimentos tente voltar para uma versão do driver de vídeo um pouco mais antiga, teste para ver como se comporta.

 

A fonte é boa, pode-se praticamente descartar como problema. 

Ocorre com mais jogos ou apenas no Warzone?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente com o Warzone, porém eu já achei o problema, estava vendo o que você iria dizer. Sempre usei o Driver Booster e nunca deu problema, já fiz tudo o qur você imagina, instalei e instalei em ambos aplicativos que o jogo tem disponível e etc. O problema erra a tensão do processador que por algum motivo ficava abaixo de 1000 e não subia nem no game.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo tempo que ficou sem resposta também imaginei que ja teria conseguido alguma solução rsrsrs

 

 

Acontece mesmo alguns casos como o seu, até chegar nessa conclusão precisa-se pegar um pouco de informações. Mas que bom que conseguiu desvendar o misterio. 

Boa jogatina brother,.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!