Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que nos postes se liga 3 fases em um cabo e aterra sem dar curto ou choque?


Ir à solução Resolvido por labcc,

Posts recomendados

Bom, antes de mais nada não sou nem engenheiro nem nada da elétrica, sou apenas uma analista de sistemas desenvolvedor que teve como paixão um dia eletrônica, andando na rua muitas vezes me deparo ao ver em um último poste de uma linha ou em um transformador as 3 fases ligadas por um único cabo que desce para o terra, bom, não era para aqui estar em curto? Digo, sei que ambos são corrente alternada, não entendo muito bem o funcionamento de uma fase mas creio que eles precisam estar separados para fluir corrente na linha, então por que não fecha um curto? Segundo, por que essa cabo que liga as 3 fases desce para terra e não da choque, eu mesmo indignado já toquei mesmo segurando no poste e não senti nada, sei que a terra absorve todo o excesso (não lembro muito bem mas lembro que terra tem potencial zero ou infinito de ddp, eu não lembro muito bem), mas a rede não é de alta? creio que deveria tá eletrizado mesmo se não estiver com problemas na rede, já perguntei para eletricistas e amigos engenheiros mas nenhum deu uma resposta satisfatória no máximo disseram que a fase funciona como retorno da corrente e que o terra só deve eletrizar em curto na rede, o que não faz sentido pra mim pois já tá na linha de alta e num curto pelo fio. Eis uma foto que capturei hoje cedo na rua:

 

 

 

 

WhatsApp Image 2021-12-22 at 07.31.12.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Você está falando do cabo de para-raios. Nos postes com transformadores, existem três peças onde um lado é ligado nas fases e o outro em um fio terra único. Essas peças, que funcionam com para-raios, não conduzem energia em condições normais. Mas no caso de um raio atingir a rede, o aumento repentino de tensão faz com que elas passem a conduzir energia e com isso descarregarem a energia do raio, funcionando como um para-raios, impedindo que a energia do raio atinja os transformadores, danificando-os. Isso explica aqueles quedas rápidas de luz que ocorrem quando cai um raio.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!