Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador para tratamento de imagens até R$ 6.000,00


Posts recomendados

Bom dia, pessoal.

 

Pensando numa máquina para tratamento de imagens, uso profissional, o que vocês acham que vale mais a pena? Montar uma máquina nova com configuração específica e, talvez, investir um valor menor ou adquirir a máquina abaixo, já montada, com cerca de 8 meses de uso (gamer) por 6 mil reais. 

 

Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6Ghz

Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend

memória RAM XPG Spectrix D41 TUF 16GB 3000Mhz (2x8)

Placa de vídeo ASRock Radeon RX 5700 XT Challenger D OC 8GB

Gabinete Redragon Wheel Jack

Fonte Cooler Master MWE White 550W

 

Não precisa de monitor, nem periféricos.

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guigob O valor para essa finalidade está ótimo. Até para jogos daria. Vou te ajudar com o orçamento.

Quando pretende comprá-la? Você mesmo teria que montá-la para ficar boa. Está disposto a fazer isso? O processo em si é fácil e requer pouco conhecimento técnico. Alguns vídeos e tutoriais escritos bastam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods então, a necessidade é urgente. Ocorre que essa configuração que postei é minha. Eu comprei as peças com auxílio dos colegas aqui do fórum e eu mesmo montei. Acontece que, por diversos motivos, tenho buscado parar de jogar e tudo mais. A máquina para tratamento de imagens é para uma pessoa muito próxima a mim e surgiu a possibilidade de eu vender a minha máquina para ela, mas não quero vender algo que não a atenda ou que faça com que ela gaste além do necessário. O valor de 6 mil reais é o que eu avaliei mais ou menos na minha configuração com base no preço que paguei nas peças.

 

A prioridade não é vender minha máquina, mas sim atender ela com uma configuração que seja custo-benefício para ela.

 

Sem problemas quanto à comprar as peças separadamente e montar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, guigob disse:

O valor de 6 mil reais é o que eu avaliei mais ou menos na minha configuração com base no preço que paguei nas peças.

Agora que reparei que tem uma RX 5700 ali. Só essa GPU já vale bastante, então entendo o preço que colocou nela. Nesse caso vale, apesar de que daria para montar algo melhor hoje tirando a GPU que é o mais caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, guigob disse:

A prioridade não é vender minha máquina, mas sim atender ela com uma configuração que seja custo-benefício para ela.

Neste caso minha recomendação é:

  • CPU: Ryzen 5 5600G
  • MB: A520M DS3H
  • RAM: 32 GBs (2x16) de memória 3600 MHz, marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Pode pegar a mais barata dessas marcas com essa frequência. Se for precisar de 64 GBs, pode comprar 4x16 GBs a 3600 ou 3200 MHz se o orçamento ficar curto
  • PSU: Seasonic Core gold 550W (terabyteshop) ou Super Flower Leadex III gold 55W (mesma loja)
  • SSD: Só precisará de 240~256 GBs para o sistema (precisa de menos, mas raramente vale a pena comprar abaixo disso). Recomendo M.2 NVMe das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Não preocupe com a velocidade rotulada, ela não faz diferença a menos que esteja montando um servidor.
  • HDD: Para tratamento de imagem recomendo Western Digital de 3 TBs pelo menos. Não compre modelos surveillance, apenas o blue comum mesmo.
  • CASE: Para facilitar, pode comprar o Aerocool Aero One Frost na Terabyteshop. Se esgotar o estoque, pode pegar o Corsair Carbide Spec Delta na mesma loja.
  • VENTOINHAS: Se o PC for ficar ligado dia e noite, recomendo só mais duas de 120 mm (serve para ambos os gabinetes). Acredito que em ambos os gabinetes vai precisar de pelo menos um HUB Deepcool FH-04, provavelmente dois. Nunca montei PCs com nenhum dos dois, então não tenho certeza.
3 minutos atrás, guigob disse:

Desconsiderando o fato da máquina ser minha, o que você faria?

No seu lugar ou eu venderia a minha para ela ou montaria uma nova para ela, mas tem que ver qual é a sua prioridade. O processador que sugeri acima é mais potente que o seu, mas para jogar ele terá 1/5 do desempenho gráfico. Fica a seu critério qual é sua prioridade. Se ela não vai jogar nem fazer render 3D, então ela não vai se beneficiar da sua GPU e você inclusive estaria perdendo dinheiro na venda... 

Se vender essa GPU sozinha hoje conseguirá uma grana boa. Se encontrar alguém que realmente quer para jogar, vai vender ainda melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Neste caso minha recomendação é:

  • CPU: Ryzen 5 5600G
  • MB: A520M DS3H
  • RAM: 32 GBs (2x16) de memória 3600 MHz, marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Pode pegar a mais barata dessas marcas com essa frequência. Se for precisar de 64 GBs, pode comprar 4x16 GBs a 3600 ou 3200 MHz se o orçamento ficar curto
  • PSU: Seasonic Core gold 550W (terabyteshop) ou Super Flower Leadex III gold 55W (mesma loja)
  • SSD: Só precisará de 240~256 GBs para o sistema (precisa de menos, mas raramente vale a pena comprar abaixo disso). Recomendo M.2 NVMe das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Não preocupe com a velocidade rotulada, ela não faz diferença a menos que esteja montando um servidor.
  • HDD: Para tratamento de imagem recomendo Western Digital de 3 TBs pelo menos. Não compre modelos surveillance, apenas o blue comum mesmo.
  • CASE: Para facilitar, pode comprar o Aerocool Aero One Frost na Terabyteshop. Se esgotar o estoque, pode pegar o Corsair Carbide Spec Delta na mesma loja.
  • VENTOINHAS: Se o PC for ficar ligado dia e noite, recomendo só mais duas de 120 mm (serve para ambos os gabinetes). Acredito que em ambos os gabinetes vai precisar de pelo menos um HUB Deepcool FH-04, provavelmente dois. Nunca montei PCs com nenhum dos dois, então não tenho certeza.

Por cima, quanto mais ou menos ficaria essa configuração? Apesar de ela não querer/precisar de monitor agora, os monitores dela já estão cansados então quero insistir que ela adquira um novo e melhor, para aproveitar a máquina nova. Talvez com um pouco mais de orçamento ela encaixe algo bom.

 

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

No seu lugar ou eu venderia a minha para ela ou montaria uma nova para ela, mas tem que ver qual é a sua prioridade. O processador que sugeri acima é mais potente que o seu, mas para jogar ele terá 1/5 do desempenho gráfico. Fica a seu critério qual é sua prioridade. Se ela não vai jogar nem fazer render 3D, então ela não vai se beneficiar da sua GPU e você inclusive estaria perdendo dinheiro na venda... 

É isso, ela não vai fazer render, o computador vai ser único e exclusivamente para tratamento de imagens, mas também não será 24/7, horário comercial mesmo. SE surgir a oportunidade estou disposto a me desfazer do meu setup, mas também não quero perder dinheiro, nesse setup ainda tem um Dell S2721 DGF, que custou bem caro. Então acho que vou acabar montando algo novo para ela, não quero vender algo que não seja totalmente benéfico para ela, a 5700 XT vai só gastar energia e não vai ser aproveitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, guigob disse:

Por cima, quanto mais ou menos ficaria essa configuração?

Sem contar o HDD e os 16 GBs extras de memória, uns 4500 a 5000. 

Se juntar tudo que coloquei no orçamento, dá para fazer por menos de 6k tranquilamente.

2 minutos atrás, guigob disse:

É isso, ela não vai fazer render, o computador vai ser único e exclusivamente para tratamento de imagens, mas também não será 24/7, horário comercial mesmo. SE surgir a oportunidade estou disposto a me desfazer do meu setup, mas também não quero perder dinheiro, nesse setup ainda tem um Dell S2721 DGF, que custou bem caro. Então acho que vou acabar montando algo novo para ela, não quero vender algo que não seja totalmente benéfico para ela, a 5700 XT vai só gastar energia e não vai ser aproveitada.

Tá doido, ainda vai monitor? Aí realmente não vale a pena vender se não for para gamer mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sem contar o HDD e os 16 GBs extras de memória, uns 4500 a 5000. 

Se juntar tudo que coloquei no orçamento, dá para fazer por menos de 6k tranquilamente.

Bacana, então dá pra encaixar um monitor aí.

 

15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Tá doido, ainda vai monitor? Aí realmente não vale a pena vender se não for para gamer mesmo

Não não, o monitor não está incluso nesse valor não. Se ela quisesse venderia ele a parte, do monitor ela se beneficiaria bastante, mas fica longe do orçamento pra ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guigob Nesse orçamento não cabe um monitor gamer desse calibre. Melhor pegar algo só para uso profissional, de preferência dar uma folga para adquirir mais um depois.

Monitores profissionais ela compra entre 1300 e 1800 reais os mais básicos. Gamer sai caro desnecessariamente.

Se souber escolher bem, dá para comprar monitores comuns com boa correspondência de cores e fazer a calibração em casa, mas tem que ver qual é a prioridade da pessoa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods ah, sim. A ideia nem é encaixar um monitor desse calibre não. Mas sim um monitor novo, os dela são bem antigos. Minha ideia é que ela pegasse um pelo menos 1080p, com um painel de qualidade e boa correspondência de cores, com um tamanho maior também, para trabalhar melhor e produzir com mais qualidade.

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se souber escolher bem, dá para comprar monitores comuns com boa correspondência de cores e fazer a calibração em casa, mas tem que ver qual é a prioridade da pessoa.

Ela tem três máquinas velhas e três monitores velhos no estúdio, já tem um tempo que venho falando para atualizar, finalmente ela decidiu montar um novo para ela, descartar um que deu problema e deixar o outro para auxiliar. A prioridade é o setup, monitor por enquanto tá atendendo, mas se trocar vai valer a pena. Porque trabalhar com fotografia em 1360x768 em 19", é complicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guigob Como disse, o ideal é ela investir em um monitor profissional. Se ela tem outros pode deixa-los como secundários, onde ela gerenciará outras coisas em paralelo. O monitor secundário nem sempre precisa ter boa correspondência de cores. O princpial poderia ser um Dell ou Benq, linha profissional, não são tão caros.

Esqueci de lhe passar meu checklist para a montagem: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Veja bem a parte sobre instalação do sistema para facilitar manutenções futuras e criar um espelho do sistema com o macrium.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Como disse, o ideal é ela investir em um monitor profissional. Se ela tem outros pode deixa-los como secundários, onde ela gerenciará outras coisas em paralelo. O monitor secundário nem sempre precisa ter boa correspondência de cores. O princpial poderia ser um Dell ou Benq, linha profissional, não são tão caros.

Exato, a Dell tem uns modelos interessantes, com um bom valor e que são muito superiores aos atuais dela.

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Esqueci de lhe passar meu checklist para a montagem: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Veja bem a parte sobre instalação do sistema para facilitar manutenções futuras e criar um espelho do sistema com o macrium.

Caramba, como eu queria ter esse checklist quando montei o meu. Vou guardar com muito carinho esse documento. Muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Ficou, rs. Acontece. Vou pesquisar os modelos junto com ela e iniciar a montagem com base nas suas recomendações, qualquer dúvida peço socorro de novo, hehe.

 

A venda do meu fica em segundo plano por enquanto. Como disse anteriormente, estou disposto a me desfazer dele, mas perder dinheiro é complicado e ele tem outras utilidade para mim, apesar de ser grana parada em algo que não é a utilidade principal dele.

 

Obrigado, WOZ.

 

4 minutos atrás, Juan Francisco disse:

havia entendido que ele precisava saber se o PC dele de 6.000 era bom pro photoshop. Se o assunto mudou não percebi.

Na verdade o assunto não é esse e também não mudou, mas tudo bem. Tá tudo certo, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, guigob disse:

A venda do meu fica em segundo plano por enquanto. Como disse anteriormente, estou disposto a me desfazer dele, mas perder dinheiro é complicado e ele tem outras utilidade para mim, apesar de ser grana parada em algo que não é a utilidade principal dele.

Pense bem antes de vender. Hoje GPU está valendo ouro e seu PC ainda é muito bom, ainda mais esse combo de GPU+monitor. Só os dois devem valer uns 6k. Eu estou aqui sonhando em trocar de GPU desde meados do ano passado, ia fazer upgrade completo, mas sem ter GPU nova não fez sentido trocar o resto. Quando for vender o seu lembre de anunciar aqui, muita gente tá na fissura. Só tente vender o PC fechado para evitar ficar com ele sem GPU depois e não conseguir vender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Pense bem antes de vender. Hoje GPU está valendo ouro e seu PC ainda é muito bom, ainda mais esse combo de GPU+monitor. Só os dois devem valer uns 6k. Eu estou aqui sonhando em trocar de GPU desde meados do ano passado, ia fazer upgrade completo, mas sem ter GPU nova não fez sentido trocar o resto. Quando for vender o seu lembre de anunciar aqui, muita gente tá na fissura. Só tente vender o PC fechado para evitar ficar com ele sem GPU depois e não conseguir vender.

Exatamente. Não vou me afobar.

 

Orcei meio por cima, entre Kabum e Terabyte, mais ou menos 4.7k a configuração, tem tem algumas coisas em promoção da TB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, guigob disse:

Orcei meio por cima, entre Kabum e Terabyte, mais ou menos 4.7k a configuração, tem tem algumas coisas em promoção da TB.

Pena que é urgente, pois logo depois do natal costumam ter boas promoções. As memórias geil de 3600 MHz, modelos de 8 GBs, estão com ótimo preço hoje, mas não são ideais pro caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guigob O preço está bom e você consegue comprar com preço justo todos os componentes hoje, exceto talvez pela fonte se quiser algo de padrão mais elevado. No geral a economia inteira pós natal não vai exceder uns 400 reais, mas se faltar estoque pode ser um enorme impeditivo, então é bom ponderar sobre comprar agora para ter tudo disponível ou procurar descontos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!