Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, por gentileza, se puderem me orientar. O pc dos meus filhos possuem a seguinte config:

ASUS A520 ASUS tuf (1 mês de uso)

Ryzen 5 3600 com cooler box origial - recente com Pasta Térmica Implastec Thermal Silver Seringa 5G 35390

RX 570 8GB MSI

2x8GB DDR4 Team Group T-Force Vulcan Pichau RTB

SSD Kingston A400, 120GB, SATA (usado para win11pro somente)

HD 1tb (usado para jogos somente)

Fonte EVGA white 600W ( comprado em 2018)

Gabinete Gamer Pichau Trooper Vidro Temp Preto, PG-TRO1-FL (deixei sem vidro depois da primeira vez que reiniciou)

Tem uma fã somente puxando o ar para fora na parte de trás. A parte de cima não é vazado, tem uma abertura mas não é eficiente como deveria.

De um mês ou mais para cá, ocorreu por duas vezes do pc reiniciar durante jogos como R6, Fortnite etc, acredito que seja pelas altas temperaturas e do local que não é muito arejado na minha opinião, mas de qualquer forma, estou desconfiado da fonte e também não posso afirmar nada, o pc e o monitor são ligados diretamente em tomadas separadas depois das duas vezes que ocorreu o problema, hoje ocorreu pela terceira vez num intervalo de 1 mês +/- e o calor está intenso por aqui. Aumentei a velocidade das fans do cooler box para quando bater 50º em diante a velocidade atinja pelo menos 75%, melhorei as curvas da placa de vídeo para quando bater 60º, a velocidade das fans atinjam pelo menos 75% de velocidade, a AMD é tão ruim que hoje quando meu filho me chamou e relatou a reinicialização durante o game World War 3, o software da Adrenaline havia sozinho resetado a config que fiz nas curvas das fans da placa de vídeo, fui la, refiz a config e salvei novamente, entrei na BIOS da ASUS e verifiquei se a config que fiz nas fans do cooler box haviam sido alteradas e estavam ok. O Drive da placa de vídeo é o último lançado, o driver do chipset da placa-mãe que é nova baixei direto do fabricante, o win11 é original, está com todos os updates em dia, sinceramente não sei o que fazer se ocorrer novamente. O SSD é novo, tem uns 6 meses, só formatei umas 3 vezes de lá para cá, o HD tem 1 ano e meio. Se puderem clarear minhas ideias. Agradeço toda ajuda. Obrigado.

Postado

@Downboys Olá, bom, vamos lá. Primeiro, quando ocorrer uma inicialização forçada realmente o software da Radeon reseta as configurações, a mesma coisa ocorre quando existe uma queda de luz ou quando retira a passagem de energia (tira da tomada por exemplo) do pc. Mencionaste que a temperatura é elevada. Sabe dizer quantos chega? Para isso recomendo usar o msi afterburner enquanto joga para verificar a temperatura do processador, placa-mãe e placa de vídeo, além de frequências do processador e da placa de vídeo

Faça um teste de estresse no PC com o AIDA 64 extreme (possui uma versão gratuita de 30 dias), selecione a memoria, FPU, CPU, e cache em um primeiro momento. Verifique as temperaturas dessa vez com o HW monitor. Caso o PC desligar, tente isolar um dos componentes, ou seja, faça um teste em CPU, depois em memória e por ai vai, para ver se causa algum tipo de desligamento. Recomento também baixar o Furmark para fazer um teste de estresse em placa de vídeo, e monitore a temperatura da mesma também com o HW monitor (mas isso em um segundo momento).

Caso o PC não desligar, sugiro que também marque a Opção GPU no AIDA 64 para verificar se não é a fonte o problema. Em alta carga ela pode desarmar, por não aguentar a potência exigida, talvez por um defeito da mesma. 

As possiblidades são muitas, mas minha linha de raciocínio 1) temperatura 2)Fonte 3)placa-mãe

• Amei 1
Postado

@Eduardosv Amanhã farei tudo que me pediu, vamos ver se chego numa solução. Estou entre a temperatura e a fonte. Nessa busca por uma solução, ouvi falar do tal visualizador de eventos do win, será que fica registrado alguma coisa que ajude ou não tem nada a ver? Obrigado.

Postado

@Downboys Fica sim, é um registro de erros, mas no MSI Afterburner tem como criar um registro, que mostra temp's, frequências e uso, além, claro do FPS.

Por mais que seja uma coisa básica, verifique se o CPU cooler está bem parafusado ao processador...

• Amei 1
Postado

Cara, acho difícil ser superaquecimento, mas na duvida faz alguns testes de stress com o AIDA 64 e o furmark.

Eu tenho um Ryzen 3 3200g e uma rx 570 4gb pc yes e não passo esse sufuco, inclusive com jogos mais pesados.

Postado

@Downboys Eu recomendo algumas horas, se tu dorme 00:00 por exemplo, coloca o teste as 23:30 e fica de olho, se ele não desligar vai dormi e deixa o teste rodando, no dia seguinte se ele continuar ligado tu já sabe que aquecimento não é, lembra de estressar a placa de vídeo e o CPU.

@Downboys Outra coisa, eu recomendaria trocar o Win11 pelo 10, principalmente se tratando de jogos.

• Curtir 1
Postado

@Eduardosv Fiz alguns testes, memórias ok, SSD ok, HD ok, placa-mãe ok até porque é nova e tem garantia, o processador em stress bate 84º, placa de vídeo a partir de 80º. Conclusão: Aquecimento de CPU e GPU, minha fonte ta OK também. Remevi o vidro frontal, abri a frente do gabinete para puxar o ar de fora com facilidade, coloquei a fã do cooler box em 100%, fiz ajustes nas fans da placa de vídeo para quando bater 60º ela rode com 80%, com isso não ocorreu mais a reinicialização.

Postado

@Eduardosv Creio que com o aumento da temperatura do pc + a soma da temperatura do ambiente, causava a reinicialização, mas sim, o fps zerava e, ocorria duas coisas, um congelamento de imagem para depois reiniciar e, já aconteceu de dar uma tela preta no monitor e gerar a reinicialização, mas nunca desligou, só rebutava mesmo.

Tenho dois pc's, o meu que é o que está citado no meu perfil e, o que montei para aos meus filhos conforme descrevi no início do tópico, todos os dois deram o mesmo problema, idênticos. Depois que depenei os gabinetes e passei a usar os pc's de manhã e no final da tarde para começo da noite, não tive mais problema, a parte da tarde no Rio de Janeiro é uma sauna nessa época do ano, também adotei as fans da pcyes calafrio que são as mais eficazes como exaustores, também estou vendo a oportunidade de colocar water cooler para ter uma qualidade melhor de refrigeração, tipo um WC de 240mm e, também trocar esses gabinetes mid tower por full tower (tipo Ironhide da redragon) onde o fluxo de ar seja melhor, fica muito feio gastar uma fortuna com peças e se deparar com um pc depenado sem vidro e frente porque o calor do tempo + a temperatura das peças somadas geram esse tipo de problema, a tecnologia tem muito a evoluir. Feliz 2022! Obrigado.

Postado

@Downboys Bah, dai realmente fica complicado. Mas aqui em Porto Alegre também esta sendo uma sauna, a solução que tenho para diminuir um pouco a temperatura dos componentes foi de abrir a tampa lateral do PC mesmo, além de mudar a curva dos fans do cpu cooler e dos cooler do gabinete. Mas realmente, essa situação de refrigeração tem que melhorar bastante, ou que exista menor produção de calor por parte dos resistores das peças eletrônicas.

Abraço e feliz 2022

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!