Ir ao conteúdo

Tentando entender a anatomia do SSD falso (fake)

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Parabéns, você consegui instalar uma firmware nova no SSD e agora em tese ele está novo de fábrica, pronto para viver sua segunda vida.

Garantiu assim o direito de uso do título de Sucateiro de SSD Honoris Causa.

Também deixou claro que o adaptador RTL não serve para o caso do Yeestor.

O detalhe da memória ser Intel e detectada com Hynix abre muitas possibilidades de soluções de problemas com a MPTool.

Obrigado por compartilhar.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 10/03/2025 às 17:11, Pincipi disse:

Cara, você está no único caminho certo que conheço, parabéns que conseguiu identificar a controladora, quanto a parte de identificar a memória eu descobri que não é tão importante já que ao tentar um por um dos programas disponíveis pode ser que algum deles sirva. A memória parece ser uma Intel.

Um único detalhe ainda precisa ser verificado é a controladora do adaptador USB.

Se for uma controladora que a ferramenta de produção em massa não reconhece, sempre vai dar a mensagem de que o SSD não foi reconhecido, tanto faz ele estar no seu modo normal ou no modo ROM.

Agora neste momento eu não lembro de cabeça qual marca e modelo de controladora USB funciona bem na MPTool, assim que achar eu edito. Achei, tem que ser a JMS578.

Se o seu adaptador USB dá que o SSD não é reconhecido na MPTool, você pode tentar espetar ele direto na porta SATA e ver se a MPTool reconhece, se mesmo assim não reconhecer, só resta a alternativa de comprar um card opener:

https://pt.aliexpress.com/item/1005004235673628.html?src=google#nav-specification

Eu não me arrependo de ter comprado porque ela serve em diversas marcas de SSD, possibilitando que as MPTools reconheçam.

Segue um pequeno tutorial com tudo que aprendi sobre esta Yeestor, vai ser útil quando conseguir que seu SSD seja reconhecido pela MPTool:

Não desista, você está muito perto da solução.

Chegou hoje o meu e o chines mandou com esse chip controlador mesmo que na descrição fale explicitamente que vem com o JMS578, não sei se essa controladora da Asmedia modelo AMS1153E é um chip clone do JMS578 ou o chines meteu o louco.

Se futuramente for realmente necessário eu compro em outro vendedor e tento a sorte pra ver se chega com o chip correto.

IMG_20250507_143241ss.jpg

Captura de tela 2025-05-07 144246.png

• Membro VIP
Postado

O seu é idêntico ao meu, inclusive o chip ASM1153E, confesso que não havia olhado qual era o chip do meu antes.

Esse meu aqui funcionou com todos os SSDs que testei, parabéns, você tem agora a melhor ferramenta que conheço para trabalhar com SSD.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!