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como remover um virus. basico!


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boa tarde , boa noite, ou bom dia pessoal, fico muito feliz por todos que lerem e tiverem dispostos ajudar. eu queria saber quais programas basicos que devo usar pra identificar virus, ou algum metodo, basico que eu tenha que aprender para poder me defender!, se alguém poder dar uma dica eu fico muito feliz!. muito bom aprender com vocês, fico feliz em participar do forum ! desde ja obrigado pelo tempo!!

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  • Analista de Segurança

@OIniciante

Caro usuário,

Algumas regras básicas a ter em conta:

  • Antes de executar algo, por favor pergunte primeiro. Caso tenha dúvidas ou se algo inesperado acontecer, não execute nada!
  • Não execute procedimentos ou ferramentas que não tenham sido pedidos. Também, não instale/desinstale nenhum software enquanto decorrer este tópico, a menos que eu lhe tenha dado instruções para o fazer.
  • Se o seu computador começar novamente a funcionar corretamente, não abandone este tópico. Mesmo que lhe pareça que tudo já está normal, por vezes ainda existem restos do malware e pode proporcionar a que o se PC seja novamente infetado. É por isso importante, que tudo seja completado.
  • Você terá de responder ao tópico em 3 dias, caso vá necessitar de mais tempo, por favor avise-me, caso contrário eu encerrarei o tópico por ausência de resposta. Em caso de infeções mais complicadas, você poderá ter de responder no próprio dia, isto para que o processo de remoção seja eficaz, senão estaremos ambos a perder nosso tempo, mas eu atempadamente o avisarei no caso de estarmos a lidar com este tipo de malwares.
  • Os resultados de algumas ferramentas e a complexidade de algumas infeções, exigem bastante tempo para a sua correta análise. Tenha isso em conta e também que os analistas e demais colegas do staff, são pessoas voluntárias. Por isso, seja paciente e aguarde que o seu caso seja analisado, com a certeza que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o poder ajudar.
  • Por último, mas não menos importante, siga as Regras Gerais do Fórum do Clube do Hardware e siga as regras específicas para o setor da Remoção de Malware.

 

Instruções:

 

1. Faça o download e execute esta ferramenta.

 

2. Faça o download de Farbar Recovery Scan Tool e salve no seu Desktop (Ambiente de Trabalho). <= Importante!

Nota: Deverá ser executada a versão compatível com o seu sistema. Se não tem a certeza de qual a versão se adequa ao seu sistema, faça o download de ambas e tente executá-las. Apenas conseguirá executar uma delas, que será a versão correta e compatível com o seu sistema.

  • Clique direito do mouse e executar como administrador. Quando a ferramenta abrir, clique em Sim para aceitar o aviso legal.
  • Pressione o botão Analisar.
  • Serão gerados resultados (logs) com o nome de FRST.txt e Addition.txt, que estarão localizados na mesma diretoria de onde a ferramenta foi executada.

 

Na sua próxima resposta, por gentileza coloque:

  • Resultado do ponto nº 1
  • Anexe esses logs FRST.txt e Addition.txt (ponto nº 2)

[]'s

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  • Analista de Segurança

@OIniciante

Olá,

1. Programas que vejo que você tem instalados, mas que eu não recomendo, mas a decisão se os pretende manter é sua, apenas me informe:

  • IObit\Driver Booster
  • uTorrent

 

 

2. Execução FRST:

  • Clique direito do mouse no icone do FRST e selecione executar como administrador
  • Selecione TODO o conteúdo da caixa abaixo e pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl + C, para que tudo seja copiado.Não é necessário colar a informação. A ferramenta FRST fará isso automaticamente
Citação

Start::

closeprocesses:
createrestorepoint:
SystemRestore: On

HKLM-x32\...\Run: [] => [X]
HKU\S-1-5-21-3059253328-2993587930-46944393-1001\...\Run: [Nexus] => [X]
HKU\S-1-5-21-3059253328-2993587930-46944393-1001\...\Run: [GalaxyClient] => [X]
Task: {F0687695-96B7-4D47-B8E9-DB6366F58748} - System32\Tasks\Adobe Acrobat Update Task => C:\Program Files (x86)\Common Files\Adobe\ARM\1.0\AdobeARM.exe (Nenhum Arquivo)
R4 edevmon; system32\DRIVERS\edevmon.sys [X]
ShellIconOverlayIdentifiers: [ OneDrive1] -> {BBACC218-34EA-4666-9D7A-C78F2274A524} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers: [ OneDrive2] -> {5AB7172C-9C11-405C-8DD5-AF20F3606282} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers: [ OneDrive3] -> {A78ED123-AB77-406B-9962-2A5D9D2F7F30} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers: [ OneDrive4] -> {F241C880-6982-4CE5-8CF7-7085BA96DA5A} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers: [ OneDrive5] -> {A0396A93-DC06-4AEF-BEE9-95FFCCAEF20E} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers: [ OneDrive6] -> {9AA2F32D-362A-42D9-9328-24A483E2CCC3} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers: [ OneDrive7] -> {C5FF006E-2AE9-408C-B85B-2DFDD5449D9C} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers-x32: [ OneDrive1] -> {BBACC218-34EA-4666-9D7A-C78F2274A524} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers-x32: [ OneDrive2] -> {5AB7172C-9C11-405C-8DD5-AF20F3606282} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers-x32: [ OneDrive3] -> {A78ED123-AB77-406B-9962-2A5D9D2F7F30} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers-x32: [ OneDrive4] -> {F241C880-6982-4CE5-8CF7-7085BA96DA5A} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers-x32: [ OneDrive5] -> {A0396A93-DC06-4AEF-BEE9-95FFCCAEF20E} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers-x32: [ OneDrive6] -> {9AA2F32D-362A-42D9-9328-24A483E2CCC3} =>  -> Nenhum Arquivo
ShellIconOverlayIdentifiers-x32: [ OneDrive7] -> {C5FF006E-2AE9-408C-B85B-2DFDD5449D9C} =>  -> Nenhum Arquivo

 

CMD: "%WINDIR%\SYSTEM32\lodctr.exe" /R
CMD: "%WINDIR%\SysWOW64\lodctr.exe" /R
CMD: "C:\Windows\SYSTEM32\lodctr.exe" /R
CMD: "C:\Windows\SysWOW64\lodctr.exe" /R
 
C:\Windows\Temp\*.*
C:\WINDOWS\system32\*.tmp
C:\WINDOWS\syswow64\*.tmp
Reboot:
End::

  • Clique em Corrigir.
  • Quando a ferramenta terminar, irá gerar um arquivo com o nome Fixlog.txt. Anexe na sua próxima resposta e por gentileza me informe a sua decisão sobre os programas mencionados no ponto nº 1

 

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  • Analista de Segurança
2 horas atrás, OIniciante disse:

voce viu algo de errado nos logs?

Nada de grave, apenas está sendo feita alguma correção/otimização/limpeza no seu pc e você tinha o restauro desativado.

 

Vamos continuar para finalizar.

Execução FRST:

  • Clique direito do mouse no icone do FRST e selecione executar como administrador
  • Selecione TODO o conteúdo da caixa abaixo e pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl + C, para que tudo seja copiado.Não é necessário colar a informação. A ferramenta FRST fará isso automaticamente
Citação

Start::

closeprocesses:
createrestorepoint:
HKU\S-1-5-21-3059253328-2993587930-46944393-1001\...\Run: [utweb] => "C:\Users\ANGIOLETTO\AppData\Roaming\uTorrent Web\utweb.exe" /MINIMIZED (Nenhum Arquivo)
HKU\S-1-5-21-3059253328-2993587930-46944393-1001\...\Run: [EpicGamesLauncher] => "D:\Epic Games\Launcher\Portal\Binaries\Win64\EpicGamesLauncher.exe" -silent (Nenhum Arquivo)
HKU\S-1-5-21-3059253328-2993587930-46944393-1001\...\Run: [EADM] => "D:\Origin\Origin.exe" -AutoStart (Nenhum Arquivo)
Task: {311CB44B-3952-436F-80D3-2A89A1B306DE} - System32\Tasks\Driver Booster Update => C:\Program Files (x86)\IObit\Driver Booster\9.1.0\AutoUpdate.exe /auto (Nenhum Arquivo)
Task: {3C7CA18B-8A07-4199-8E2C-1CC306C43E60} - System32\Tasks\Driver Booster Scheduler => C:\Program Files (x86)\IObit\Driver Booster\9.1.0\Scheduler.exe /scheduler (Nenhum Arquivo)
Task: {85FBC0BD-8CAF-4145-AC63-56300035C20B} - System32\Tasks\Driver Booster SkipUAC (ANGIOLETTO) => C:\Program Files (x86)\IObit\Driver Booster\9.1.0\DriverBooster.exe /skipuac (Nenhum Arquivo)
FCheck: C:\WINDOWS\SysWOW64\version_IObitDel.dll [2022-01-01] <==== ATENÇÃO (zero byte Arquivo/Pasta)
HKU\S-1-5-21-3059253328-2993587930-46944393-1001\...\StartupApproved\Run: => "utweb"
FirewallRules: [{C67803E4-386F-4C5B-A801-98FC96354599}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Grand Theft Auto V\PlayGTAV.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{BBCFA4B3-D23C-423E-9475-99F09551EA65}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Grand Theft Auto V\PlayGTAV.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{B1FD0EAC-DE06-413C-A8FF-C820EEDCA63B}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Left 4 Dead 2\left4dead2.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{2315E400-3416-44FD-8518-15808389D8FC}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Left 4 Dead 2\left4dead2.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{BB11AE42-0F6B-47C8-AC63-3DEA3331C0CA}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Tom Clancy's Rainbow Six Siege\RainbowSix.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{5B0FA18D-AB8F-4DB5-B81F-46612012FC70}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Tom Clancy's Rainbow Six Siege\RainbowSix.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{840245F1-6D0E-48AB-992F-04326BCB52AF}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Tom Clancy's Rainbow Six Siege\RainbowSix_Vulkan.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{B9F92BCE-D132-496F-B26B-B28911723770}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Tom Clancy's Rainbow Six Siege\RainbowSix_Vulkan.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{23D12383-6541-41E0-BBBC-BA1230D911BD}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\left 4 dead\left4dead.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{D7B79A4D-FD92-4B57-ABF2-97C97680BAA8}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\left 4 dead\left4dead.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{C8BE4827-06CB-4373-A20D-2498BDE92690}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Tom Clancy's Rainbow Six Siege\RainbowSix_BE.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{F240F8EC-A342-4C64-B898-BED4FDFB386E}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Tom Clancy's Rainbow Six Siege\RainbowSix_BE.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{7216F381-D7C4-4698-8A48-547E30533A18}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Counter-Strike Global Offensive\csgo.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{B27692AD-3C15-4FEF-9CDE-7AEBEF8D9DDF}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\Counter-Strike Global Offensive\csgo.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [TCP Query User{05065DE9-D18A-4621-9500-F5DCAD54A911}D:\steamlibrary\steamapps\common\grand theft auto v\gta5.exe] => (Allow) D:\steamlibrary\steamapps\common\grand theft auto v\gta5.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [UDP Query User{F6FF39D7-288F-4890-B324-75CB1D03FA39}D:\steamlibrary\steamapps\common\grand theft auto v\gta5.exe] => (Allow) D:\steamlibrary\steamapps\common\grand theft auto v\gta5.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [TCP Query User{5DDF8A0A-7E3C-41D8-80B5-CDC2FF5EE797}D:\word war z\worldwarz\en_us\client\bin\pc\wwzretailegs.exe] => (Allow) D:\word war z\worldwarz\en_us\client\bin\pc\wwzretailegs.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [UDP Query User{73B9C3CA-D846-43D7-BA37-F2F5AD63C532}D:\word war z\worldwarz\en_us\client\bin\pc\wwzretailegs.exe] => (Allow) D:\word war z\worldwarz\en_us\client\bin\pc\wwzretailegs.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{4491DFB0-2D67-406F-9988-84FE2DE356CC}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\ZombieArmy4\Launcher\za4.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [{AD70A705-188E-49B5-8754-E8331F900660}] => (Allow) D:\SteamLibrary\steamapps\common\ZombieArmy4\Launcher\za4.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [TCP Query User{004354AB-9984-496A-B4D7-807737C2C249}D:\steamlibrary\steamapps\common\zombiearmy4\bin\za4_dx12.exe] => (Allow) D:\steamlibrary\steamapps\common\zombiearmy4\bin\za4_dx12.exe => Nenhum Arquivo
FirewallRules: [UDP Query User{CFBFD7E3-B39A-4F33-A926-4D74C13216DC}D:\steamlibrary\steamapps\common\zombiearmy4\bin\za4_dx12.exe] => (Allow) D:\steamlibrary\steamapps\common\zombiearmy4\bin\za4_dx12.exe => Nenhum Arquivo
End::

  • Clique em Corrigir.
  • Quando a ferramenta terminar, irá gerar um arquivo com o nome Fixlog.txt. Anexe na sua próxima resposta.
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  • Analista de Segurança
13 horas atrás, OIniciante disse:

não esta dando pra mostrar fixlist, o app fala que a fixlist.txt nenhuma foi encontrada

Não tem problema. Execute novamente de forma normal a ferramenta e anexe os logs frst.txt e addittion.txt que eu verifico.

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  • Analista de Segurança
8 horas atrás, OIniciante disse:

não aparece o fixlist

Olá, tranquilo quanto a isso, com os novos logs eu já verifiquei o que necessitávamos.

 

Vamos fazer de forma diferente desta vez. Execução do FRST:

  • Salve o arquivo (fixlist.txt) que eu envio em anexo nesta mensagem em seu desktop <== Importante!;
  • Clique direito do mouse em FRST.exe ou FRST64.exe e Executar como Administrador;
  • Clique no botão Corrigir e aguarde que a ferramenta seja executada;
  • Será criado um arquivo de texto Fixlog.txt em seu desktop. Anexe-o na sua próxima resposta.

 

fixlist.txt

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  • Analista de Segurança

@OIniciante Nada de grave estava presente no seu sistema, fizemos apenas alguma limpeza e correção.

Vamos finalizar, removendo algumas das coisas que utilizámos durante o processo e as quais você não irá necessitar no uso regular do PC.

 

  • Faça o download de KpRm e salve no seu desktop.
  • Clique direito em kprm_(versão).exe e selecione executar como Administrador.
  • Leia e aceite o Aviso Legal.
  • Quando a ferramenta abrir, assegure-se que todas as caixas por baixo de "Actions" estão marcadas.
  • Debaixo de "Quarantines", escolha "Delete Now" e clique em "Run".
  • Quando completar, clique em OK
  • Um documento será aberto no seu Bloco de Notas (arquivo: kprm-(data).txt). Verifique se foi criado um novo ponto de restauro.

 

Mantenha seus programas atualizados, faça uma utilização responsável do seu computador e faça backups regulares salvando-os em diferentes locais.

 

Abraço

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