Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Slots 3 e 4 de memória da placa-mãe H110M-CS/BR não funcionam


Caio Gaio

Posts recomendados

Bom, tenho um pc com processador Intel Core i3 7100 Kaby Lake, 8gb de memória RAM 1197Mhz (2x4), placa-mãe asustek h110m-cs/br, NVIDIA GTX 1050 TI, comprei umas peças para upgrade (Placa-mãe ASUS b550m Plus TUF Gaming, Processador Ryzen 5 5600x, 2 pentes de memória RAM 8gb 3200Mhz XPG Spectrix D41 TUF, Water Cooler DeepCool Gammaxx L240T 240mm) chegando as peças em casa eu retirei as antigas e coloquei as novas porém quando coloquei as memórias nos slots 2 e 4 da placa-mãe, o pc não ligou, troquei para os slots 1 e 3 e não ligou também, quando coloquei nos slots 1 e 2 o pc ligou, continuei testando porque acredito não ser normal isso acontecer, então coloquei apenas uma memória em cada slot e o resultado foi que quando tinha memória plugada nos slots 3 e 4 o pc não ligava, testei as memórias antigas e mesmo assim só ligou com memórias plugadas nos slots 1 e/ou 2. Atualizei a BIOS para a versão mais recente dita no site e mesmo assim não resolveu. O pc liga normalmente quando as memórias estão nos slots 1 e/ou 2 mas não estão em dual channel então não da para colocar as memórias na frequência de 3200Mhz. A placa-mãe acende a luz do LED "DRAM" quando o problema ocorre(quando há memórias nos slots 3 e/ou 4). Eu não sei o que pode ser então vim aqui pedir ajuda. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Gaio Isso é comum de acontecer, o dual channel simplesmente não funcionar. Para tentar resolver você pode fazer duas coisas. A primeira é resetar sua BIOS para perder as configurações de XMP, que pode ser o fator problemático. A segunda é reassentar seu processador. É muito comum que o processador, seja por excesso de pressão no socket exercida pelo cooler ou por estar mal encaixado, não conseguir operar em dual channel. Tente reassentá-lo se o reset de BIOS não funcionar, mas tente o reset primeiro. 

 

Já vi ocorrer também de um impacto sobre o socket ou sobre as trilhas da placa-mãe impedirem que o dual channel fosse utilizado. Nesse caso não importa o que você faça, não vai pegar dual channel. 

 

Faça o teste. Observe que a posição correta é slots A2 e B2, bem como em alguns raros casos um update de BIOS pode também resolver.

 

Ps.: meu PC atual eu montei com restos do upgrade de um cliente que ele me deu. Infelizmente ele, por curiosidade, tinha desconectado o cooler da CPU. Além de provavelmente a CPU ter saído junto com o cooler (erro clássico), ainda ficou com o cooler solto no gabinete batendo contra a MB. No meu caso foi dano em trilha que impede o funcionamento do DC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma A520 tuf plus ii e tá com o mesmo problema. Ao retirar o processador e colocar dnv, o PC deu vídeo nos slots B1 e B2, porém após uns 20 min de uso a tela congelou, reiniciei o PC e o problema voltou. Até agr não consegui resolver esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Le0o testou as memórias, individualmente, usando o memtest86? Teste por pelo menos 10 minutos, uma por uma. Se o problema não está na MB, só pode ser RAM ou CPU. Tomara que não seja a CPU.

@Le0o Você resetou a BIOS não é?

Sim, resetei. Eu mandei pro técnico avaliar, vou esperar a resposta deles

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!