Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu pc começou a desligar sozinho.


Posts recomendados

Oi gente tudo bem? Então, meu pc a uns 4 dias atrás começou a desligar sozinho, como se tirassem ele da tomada, e não tem hora específica para ele desligar, já consegui usar ele 4 horas sem desligar, mas também tem horas que ele nem passa da tela de boot. Eu tinha testado ele sem memória RAM, sem HD e SSD e sem nada, só a placa-mãe fora do gabinete junto com o processador e mesmo assim ele ficava desligando, eu coloquei o SSD e continuou desligando, sem memória RAM o pc não dá vídeo mas era para ele ficar rodando os fans e os leds, ele ficava um tempo e desligava. Então presumi que o problema era a fonte, mas como não tinha uma para testar eu comprei uma nova e infelizmente continuou desligando, então queria saber o que pode ser, eu chuto que seja o processador ou a placa-mãe. (Esqueci de citar antes mas as temperaturas estão ok, meu processador fica em uns 36° e jogando não passa de 50°, minha placa-mãe fica na faixa dos 30°)(esqueci de novo de falar, mas teve umas duas vezes que ele não desligou, e sim travou! O áudio e a imagem ficaram travados e na outra a imagem ficou toda apresentando problemas com outras cores.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Xtoweliex disse:

Eu usava essa fonte genérica cinza aí da foto, mas como falei eu comprei outra, mas também é genérica. E eu não uso estabilizador, eu uso um filtro de linha.

Você vai precisar investir em fonte decente. Essa fonte é genérica, bomba. Pelo menos uma fonte simples como a Fonte Seasonic S12III-550, 550W, 80 Plus Bronze, SSR-550GB3 - R$ 219,99 para que o sistema funcione sem falhas.

 

O maior problema é que rodar com fontes como essas que você usou costuma matar componentes aos poucos. Eventualmente vai uma placa-mãe, memória, placa de vídeo, e a pessoa fica trocando um atrás do outro achando que é "normal". Se sua fonte tiver danificado algum componente suas chances de voltar a funcionar com fonte nova são zero. Se tiver algum colega com PC que tenha fonte de qualidade peça emprestado e teste com outra fonte antes de comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você vai precisar investir em fonte decente. Essa fonte é genérica, bomba. Pelo menos uma fonte simples como a Fonte Seasonic S12III-550, 550W, 80 Plus Bronze, SSR-550GB3 - R$ 219,99 para que o sistema funcione sem falhas.

 

O maior problema é que rodar com fontes como essas que você usou costuma matar componentes aos poucos. Eventualmente vai uma placa-mãe, memória, placa de vídeo, e a pessoa fica trocando um atrás do outro achando que é "normal". Se sua fonte tiver danificado algum componente suas chances de voltar a funcionar com fonte nova são zero. Se tiver algum colega com PC que tenha fonte de qualidade peça emprestado e teste com outra fonte antes de comprar.

Acho que não é a fonte, olha o que eu achei eu acabei de tirar o processador do socket, tem um pino torto pegando no outro, não sei como fazer para desentortar, ele tá torto bem na pontinha. Agora como esse pino entortou eu não sei porque o pc começou a  desligar de um dia pro outro sem eu mexer nele

IMG_20220114_094147_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Xtoweliex disse:

Acho que não é a fonte, olha o que eu achei eu acabei de tirar o processador do socket, tem um pino torto pegando no outro, não sei como fazer para desentortar, ele tá torto bem na pontinha. Agora como esse pino entortou eu não sei porque o pc começou a  desligar de um dia pro outro sem eu mexer nele

Está completamente amassado. Normalmente eu uso uma pinça e extrema delicadeza, fazendo movimentos precisos para não ter que refazer. Repetir movimentos vai quebrar o pino. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Está completamente amassado. Normalmente eu uso uma pinça e extrema delicadeza, fazendo movimentos precisos para não ter que refazer. Repetir movimentos vai quebrar o pino. 

Entendi vou tentar desentortar com agulha, eu não tenho uma pinça. Pino amassado faz o pc desligar igual o meu? Como se tirassem da tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Xtoweliex disse:

Entendi vou tentar desentortar com agulha, eu não tenho uma pinça. Pino amassado faz o pc desligar igual o meu? Como se tirassem da tomada?

Pino amassado pode fazer mil coisas diferentes. Você fez manutenção antes desse problema começar? Trocou cooler/pasta térmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Pino amassado pode fazer mil coisas diferentes. Você fez manutenção antes desse problema começar? Trocou cooler/pasta térmica?

Não, eu só tinha aberto a tampa para ver como tava de poeira dps fechei. Mas a um tempão atrás, já deve fazer quase 1 ano, eu tirei o processador do socket e quando eu tava tirando eu meio que deixei cair o processador em cima do socket bem de leve, mas eu nem notei nada de errado, e o pc funcionou normal até esses dias atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Xtoweliex Pode ser um pino sem função, mas acho improvável. Teste desamassar, boa sorte.

Eu consegui dar uma desentortada nele mas o pc continua desligando, e eu reparei uma coisa também, sem o conector de 12v de 4 pinos o pc não desliga mas também não dá vídeo, se eu conectar o conector de 12v o pc dá vídeo mas tem o problema de desligamento.

IMG_20220114_155318.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xtoweliex Já fez reset de BIOS pelo jumper? 

Fora isso, sua CPU está efetivamente comprometida. Não dá para saber o que é atribuível a ela e o que não é. Mesmo com o pino desentortado, não sabemos o dano que isso causou no chip. Se não tiver outra CPU disponível para testes, ou outra MB, recomendo que comece a ponderar sobre trocar de plataforma e mudar para algo mais moderno, eficiente e funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!