Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual gabinete eu escolho?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

estou comprando as peças do meu pc e até agora é isso:

GTX 1660 ou 1650 (tenho q escolher ainda)

i5 11400f

b560m-a pro da terabyte (acho q vou pegar essa invés da h510 da ASUS)

2x8 3200mhz corsair vengeance RGB rs

HD 1tb seagate barracuda 7200rpm

SSD a400 240gb (comprei antes de saber de problemas do modelo)

fonte tenho q escolher ainda também

gabinete estou em dúvida de varios como o mancer anubis,galax nebulosa,mancer ultraflow mesh,gadit x rtb...

cooler acho q vou de gammax 400 v2

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@theuz. Matrexx 55 Mesh é muito bom e o preço está justo. Além dele tem o Silverstone Fara R1 Pro que já vem com 4 ventoinhas ARGB pouco mais caro que ele. Outros gabinetes com boa ventilação deixo listados abaixo. Lembre de conferir se o gabinete escolhido suporta o cooler escolhido, pois todos tem altura máxima de cooler suportado. Já escolheu seu cooler?

  • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool 215 - 166/370 - 3F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    SilverStone Fara R1 Pro - 165/322mm - 4F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods o cooler q eu vou usar pro processador será o https://www.terabyteshop.com.br/produto/15086/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-blue-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-bl?gclid=EAIaIQobChMIsebXqc2x9QIVxQSRCh0_DwohEAQYASABEgKhCfD_BwE

porém se eu comprar o matrexx 55 ja q ele não vem com air cooler, qual você sugere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@theuz. Fala de ventoinhas? As XPG Vento tem ótimo custo/benefício. Você vai precisar de um FH-04 para cada quatro ventoinhas que for usar e um SYS_FAN da placa-mãe para cada FH-04. Se vai usar o PC para jogos, render ou edição, compre todas as que o gabinete suportar.

 

Configure na BIOS uma curva de 50% a 40° e 100% a 70° e tudo vai rodar bem. Se não tiver costume de montar, leia esse tópico para pegar uns truques:

 

 

Nota: O Gammaxx 400 V2 não é exatamente o melhor air cooler. Ele é melhor apenas que o cooler original da AMD, nada mais. Se seu PC for para trabalho como citei acima, recomendo que invista em algo mais robusto, como um Kotesu Mark II ou, se puder desprender a diferença, um Scythe Fuma 2 ou Nijna 5. PCs de edição passam muitas horas sob stress e ter um bom arrefecimento é essencial para assegurar sua durabilidade e performance.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods me desculpe, mas eu não entendo muitos dessas coisas de fh4 e sys fan. Se você pudesse deixar o link do que eu precisaria comprar nesse quesito eu iria ficar muito agradecido, pois vi que você tem muito conhecimento do assunto. Eu pretendo usar o pc para jogos. Terei que comprar um water cooler, ventoinha , air cooler e fan?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@theuz. FH-04 é o modelo de um hub de ventoinhas. Procure nas três grandes lojas, pichau, kabum e terabyteshop, sempre tem nelas. A kabum tem vendido um pouco caro, o preço nomal é na casa de 30 reais. O hub serve para ligar várias ventoinhas na mesma saída de ventoinhas da placa-mãe, cujo rótulo geralmente é SYS_FAN. Toda placa-mãe tem pelo menos uma SYS_FAN, sendo bom observar o manual ou o site da fabricante para saber, na lista de especificações, quantas ela tem. 

 

Water cooler é furada. A única vantagem é a beleza, fora isso perde em tudo para air coolers de qualidade. Quando falamos coolers, estamos nos referindo normalmente aos de processador. Quando falamos de ventoinhas ou fans, aí são os ventiladores de gabinete. 

Você vai precisar de um cooler para seu processador, recomendo que invista no Scythe Kotesu Mark II se a grana estiver curta, ou no Scythe Fuma 2 ou Ninja 5 se sobrar grana no final da compra das peças. Esses dois últimos são mais caros, mas proporcionalmente melhores.

Vai precisar de ventoinhas, sendo que seu gabinete provavelmente já vem com uma (veja o anúncio da loja onde vai comprar). Acrescente mais três XPG Vento (da Kabum) para totalizar quatro no gabinete, e compre um FH-04 para comportar todas elas. Se optar por comprar mais do que três ventoinhas, então siga a medida de um FH-04 para cada quatro ventoinhas.

 

Se ler com carinho o tópico que lhe passei vai ver muito disso explicado em detalhe.

 

Se ainda não escolheu as outras peças, liste aqui as que escolheu e quanto dinheiro pretende gastar para podermos ajudá-lo melhor.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods eu não sei nem o que dizer. Estou me sentindo acolhido. Muito obrigado mesmo por tirar um pouco do seu tempo para me explicar. Agora me referindo a outras peças que não escolhi faltam apenas a fonte que eu não sei quanto que vai precisar, se é 450w ou 500w, acho q vou de MSI B560M-A pro invés da H510 da ASUS, provavelmente vou procurar a GTX 1660 mais barata, i5 11400f vou comprar na amazon, e o gabinete estou quase certo de comprar o matrexx 55 mas ainda estou em duvida entre ele e o galax nebulosa ou o gadit x rtb ou ate mesmo o silverstone fara r1. Muito obrigado pela atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, theuz. disse:

procurar a GTX 1660 mais barata

O preço dessa GPU tem estado próximo ou acima do preço da RTX 2060, que é muito mais GPU. Semana passada um colega aqui do fórum conseguiu a façanha de comprar uma RTX 2060 por 3000 reais, mas isso com cupom e monitorando os preços na hora certa. Se quiser comprar bem terá que monitorar o mercado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@theuz. Recomendo muito que pondere sobre mudar para Ryzen 5 5600X. Intel 11ª geração é muito furada, pois custa mais que a 10ª e não tem mais desempenho, isso consumindo e aquecendo mais. A Intel tentou dar uma de Intel nessa geração e só viu que não ia colar quando lançou e o público repudiou. Como a 12ª custa os olhos da cara, Ryzen continua tendo melhor custo/benefício.

O que eu recomendaria seria:

Lojas para comprar com qualidade, preço baixo e segurança são Kabum, terabyteshop e pichau.

Lembre de olhar o preço da RX 6600 XT também.

Ela é superior, muito superior, às duas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods obrigado por praticamente montar um pc pra mim e por me explicar coisas q eu n sabia. 

Mas acabei de ver que esse Ryzen 5 esta um pouco mais cara do q eu posso pagar. Tem certeza de que n vale a pena eu pegar um i5 11400f? pois o maximo q da pra pagar do total é 7000. O HD https://www.terabyteshop.com.br/produto/7251/HD-seagate-barracuda-st1000dm010-1tb-7200rpm-64mb-sata-iii , o SSD https://www.amazon.com.br/SSD-SATA3-240GB-Kingston-SA400S37/dp/B01N5IB20Q/ref=sr_1_1?crid=3LI6QQ6WFL0LC&keywords=SSD+a400+kingston+240gb&qid=1642183086&sprefix=SSD+a400%2Caps%2C478&sr=8-1&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.4bb5663b-6f7d-4772-8v4fa-7c7f565ec65b  e as memorias ( 2x8gb 3200mhz corsair vengeance RGB rs)https://www.terabyteshop.com.br/produto/19936/memoria-DDR4-corsair-vengeance-RGB-rs-8gb-3200mhz-black-cmg8gx4m1e3200c16 eu ja comprei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@theuz. Você está observando só o preço do processador. Pegue uma placa-mãe 11ª geração decente e some ao preço do 11400F, depois pegue o processador e placa-mãe que indiquei e compare.

3 minutos atrás, theuz. disse:

pois o maximo q da pra pagar do total é 7000

Se vai mesmo fazer questão de comprar GPU agora, então monitore os preços do Ryzen e da 6600 XT. Compre ambos quando tiver promoção e depois compra o resto. O Ryzen chegou perto de 1400 reais pouco tempo atrás e a RX 6600 XT varia de preço de acordo com estoque.

A memória tem tido promoções de 230 reais regularmente por sinal. Tem que ficar de olho.

5 minutos atrás, theuz. disse:

O HD, o SSD e as memorias ( 2x8gb 3200mhz corsair vengeance RGB rs) eu ja comprei.

Que pena que já comprou.

1 hora atrás, theuz. disse:

SSD a400 240gb (comprei antes de saber de problemas do modelo)

Mas devolve ou vende isso, garantia de dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

@theuz. Você está observando só o preço do processador. Pegue uma placa-mãe 11ª geração decente e some ao preço do 11400F, depois pegue o processador e placa-mãe que indiquei e compare.

Se vai mesmo fazer questão de comprar GPU agora, então monitore os preços do Ryzen e da 6600 XT. Compre ambos quando tiver promoção e depois compra o resto. O Ryzen chegou perto de 1400 reais pouco tempo atrás e a RX 6600 XT varia de preço de acordo com estoque.

A memória tem tido promoções de 230 reais regularmente por sinal. Tem que ficar de olho.

Que pena que já comprou.

Ok, vou pesquisar mais adentro e ver a opção que você esta dando. Porque que pena? eles não são bons?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Meu ultimo upgrade foi de monitor, comprei em promoção por 1500, hoje custa mais de 2k. O upgrade anterior comprei gabinete e fonte por menos de 1000 reais, desde o mês seguinte, e não foi em período de escassez nem pandemia, esse valor não paga nem um dos dois sozinho.

8 minutos atrás, theuz. disse:

Porque que pena? eles não são bons?

3600 MHz provavelmente poderiam ter custado o mesmo ou menos do que as de 3200, fora que para Ryzen faz uma diferença interessante. O SSD é terrível, tem problemas sérios de durabilidade na linha inteira e a Kingston, na qual não confio mais a não ser para pendrive, pois não fez nada para corrigir a situação em anos, empresa mercenária e sem vergonha. O HD é bom, mas WD dura mais.

 

Exemplo sobre o preço do 11400F:

Esta é a placa-mãe mais fraca que eu compraria para esse processador: placa-mãe Gigabyte B560M DS3H V2 (rev. 1.0), Intel LGA1200, Micro ATX, DDR4 - B560M DS3H V2 - R$ 799,90

Ela custa mais de 200 reais a mais que a do Ryzen. Olha agora a diferença de desempenho dos dois: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-11400F-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/4226vs3859

 

O 11400F terá desempenho similar em jogos com GPUs medianas, mas para multitasking, trabalho e até para jogos futuros, sou mais o Ryzen.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

 

Meu ultimo upgrade foi de monitor, comprei em promoção por 1500, hoje custa mais de 2k. O upgrade anterior comprei gabinete e fonte por menos de 1000 reais, desde o mês seguinte, e não foi em período de escassez nem pandemia, esse valor não paga nem um dos dois sozinho.

3600 MHz provavelmente poderiam ter custado o mesmo ou menos do que as de 3200, fora que para Ryzen faz uma diferença interessante. O SSD é terrível, tem problemas sérios de durabilidade na linha inteira e a Kingston, na qual não confio mais a não ser para pendrive, não fez nada para corrigir a situação em anos, empresa mercenária e sem vergonha. O HD é bom, mas WD dura mais.

Putz. Mas tem algum processador bom da intel que você sugere e esteja dentro do preço? Agora estou em duvida no processador, placa de vídeo e placa-mãe, se pego da intel ou não, porque a maioria dos meus amigos tem intel e eles recomendam bastante. gabinete acho q vou de matrexx 55 mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, theuz. disse:

porque a maioria dos meus amigos tem intel e eles recomendam bastante

Recomendar por marca, quando estamos no meio da competitividade que vemos hoje, é insano. O importante é o desempenho e o custo/benefício, nada mais. AMD e Intel são duas marcas irmãs, uma nasceu da outra. A qualidade e durabilidade são as mesmas. A AMD ficou fora de mercado por anos, mas agora que voltou está competindo lado a lado.

Minha recomendação continua sendo a mesma. Monitore os preços do Ryzen 5 5600X e da RX 6600 XT. Os preços e estoques mudam de um dia para o outro nesse período de escassez de semicondutores. Se monitorar o preço alguns dias ou semanas consegue comprar algo melhor por menos, como eu falei que fiz com minhas últimas compras. Sempre monitoro os preços e sempre compro bem. Quando compro mal é por que comprei com pressa.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Diego Both disse:

@theuz.  Pra você que nunca usou SSD, o A400 vai ser top.

Querido, não. A400 tem a menor durabilidade de qualquer marca respeitada hoje. Isso é conhecido amplamente e deveria ser observado por ti, que é bem presente em nossa comunidade. Pesquise, verá por si mesmo. Só em uma empresa que atendo tive mais de 80% de falha em 2 anos de operação, o que é inadmissível para SSDs atuais. É basicamente o mesmo que jogar dinheiro no lixo, pois a garantia da Kingston não cobre isso. Se teve boa experiência com essa "coisa", você é exceção. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods mas caso eu vá realmente no i5 11400f, qual placa-mãe você sugeria?

https://www.kabum.com.br/produto/214960/placa-mãe-gigabyte-b560m-ds3h-v2-rev-1-0-intel-lga1200-micro-atx-DDR4-b560m-ds3h-v2

essa mesmo?

e caso eu pegue o i5, estava vendo q aqueles coolers para processador q você me recomendou não são compativeis com intel LGA1200, conhece algum que é?

Acabei de ver que o ninja 5 é compativel, mas você conhece algum bom mais barato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 horas atrás, theuz. disse:

@WOZ Dods mas caso eu vá realmente no i5 11400f, qual placa-mãe você sugeria?

Recomendo 10ª geração, pois o desempenho é o mesmo, consome menos, custa menos, aquece menos. 11ª é considerado desperdício de areia. placa-mãe para Intel pode ser qualquer uma com quatro slots de memória, dissipador no VRM, marcas MSI, Gigabyte ou ASUS, de preferência com chipset B460 ou B560, a mais barata que tiver. Se não tiver dissipador basta fazer uma ventilação de gabinete minimamente razoável, pois mais que isso só seria necessário se fosse fazer OC.

7 horas atrás, theuz. disse:

e caso eu pegue o i5, estava vendo q aqueles coolers para processador q você me recomendou não são compativeis com intel LGA1200, conhece algum que é?

Acabei de ver que o ninja 5 é compativel, mas você conhece algum bom mais barato?

Apesar de no site da Kabum não falar, no site da Scythe fala que o Cooler para Processador Scythe Kotetsu Mark II, AMD/Intel - SCKTT-2000 - R$ 219,90 é compatível com LGA 1200. Dos mais baratos eu iria com ele.

Site da Scythe: https://www.scythe-eu.com/en/products/cpu-cooler/kotetsu-mark-ii.html

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!