Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i3 12100 compensa?


Ir à solução Resolvido por Breno Kuntz,

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Bom, estou tentando adiar ao máximo o upgrade do meu computador, mas acredito que ja esteja passando da hora. Ele vem deixado de me atender da forma que desejava. Estou começando agora a estudar programação e também pensando na hipótese de trocar pra um monitor 240Hz pra jogar jogos mais competitivos, então o uso do computador será mais intenso daqui pra frente.

 

Andei pesquisando e o i3 12100 tem um desempenho excepcional em jogos, mas tenho medo do baixo número de núcleos me deixar na mão daqui um tempo, portanto gostaria de opiniões sobre e até mesmo recomendações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Breno Kuntz Compensa desde que exista cooler à venda pra ele no Brasil. Por enquanto só existem placas Z690 (as mais baratas custam a partir de 2700, 2800 reais) e não tem nem air nem water cooler pra vender aqui que venham com o bracket do LGA 1700 para instalação. A solução é comprar o que se quer e pedir para a fabricante nos EUA enviar (o meu já foi enviado tem 20 dias e está em trânsito). 

Um PC i5 12º hoje você vai gastar entre placa-mãe e processador próximo de 5 mil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb encontrei no mercado uma ASUS H610 prime por 1.000 reais, elas começaram a aparecer só agora, então acredito que mais pra frente surjam placas melhores e mais baratas. Sobre o cooler, realmente esse é um problema, por mais cedo que eu comprasse, ainda teria que esperar pra montar, e sabe-se lá quanto tempo levaria.

Não sei o que fazer, estava pensando em fazer os pedidos ainda essa semana, o quanto antes, pois tinha analisado o desempenho e me agradou demais. Acho que a solução é pegar um i5 de 10ª pra quebrar um galho e quando os preços da 12ª reduzirem fazer o upgrade devido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Breno Kuntz O processador é muito bom, mas até agora não o vi no mercado brasileiro, quanto vai pagar por ele? Também espere até as H670, B660 e H610 chegarem no Brasil. Pegar uma Z690 + 12100 é loucura. 

A questão de refrigeração citada acima não é tão importante, além de ser um processador frio, ele acompanha cooler box, se pegar placa-mãe da ASUS (que são as mais baratas atualmente) ela vai aceitar coolers LGA 1200, e alguns coolers já vem com possibilidade de encaixar nesse LGA, como é o caso do ML120L V2. 

 

Refrigeração não é um problema

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lenhal disse:

@Breno Kuntz O processador é muito bom, mas até agora não o vi no mercado brasileiro, quanto vai pagar por ele? Também espere até as H670, B660 e H610 chegarem no Brasil. Pegar uma Z690 + 12100 é loucura. 

A questão de refrigeração citada acima não é tão importante, além de ser um processador frio, ele acompanha cooler box, se pegar placa-mãe da ASUS (que são as mais baratas atualmente) ela vai aceitar coolers LGA 1200, e alguns coolers já vem com possibilidade de encaixar nesse LGA, como é o caso do ML120L V2. 

 

Refrigeração não é um problema

 

O i3 12100F está saindo por R$844,99 na Pichau, já a placa-mãe me deixou um tanto indignado, pois pagar R$883,19 numa placa-mãe de entrada é sacanagem, mas ainda assim está na minha mira, já que o desempenho me deixou boquiaberto.

 

E temperatura nunca foi um problema pra mim, esse i5 que tenho hoje, mesmo em stress nunca passou dos 65ºC com o cooler box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal

4 minutos atrás, Lenhal disse:

coolers LGA 1200

Entrei em contato com algumas empresas e disseram não recomendar instalar o produto no 1200 pois o 1700 é mais baixo e não vai ser tão eficiente. A não ser que você force o parafuso de fixação mas pode danificar a placa, processador ou próprio bracket. Por isso estou aguardando o meu da NZXT chegar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não pegaria uma H610, eu esperaria uma B660.

 

Estava até pensando em pegar um processador i5 12400 para mim, que na comparação com um AMD semelhante, apresenta a seguinte informação:

 

815032190_telabench.jpg.9156613380df2210e40f41ef8e38f0bc.jpg

(fonte: https://nanoreview.net/en/cpu-compare/intel-core-i5-12400-vs-amd-Ryzen-5-5600g)

 

O preço do I5 12400 também é melhor:

 

I5 12400 R$ 1.499,90;

 

Ryzen 5 5600G R$ 1.739,90.

 

https://www.kabum.com.br/produto/181088/processador-amd-Ryzen-5-5600g-3-9ghz-4-4ghz-max-turbo-am4-vídeo-integrado-6-núcleos-100-100000252box

 

https://www.kabum.com.br/produto/283713/processador-intel-core-i5-12400-cache-18mb-2-5ghz-4-4ghz-max-turbo-LGA-1700-bx8071512400

 

Mas o problema é a placa-mãe, elas estão caras demais. E este na realidade é um problema recorrente da linha Intel.

 

Por isso eu resolvi adiar meus planos de montar uma máquina nova para o final do ano, talvez em novembro na Black Friday.

 

Não acho que a 12ª geração da Intel compensa no momento.

 

Abraços colegas, e fiquem na paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Breno Kuntz Não sabia que esses componentes já haviam chegado ao Brasil, falha minha rs. 

A placa-mãe está meio cara, mas por esse valor, acho que compensa. Tem a questão dele ser um 4/8, então em alguns jogos de mundo aberto isso pode pesar um pouco, e dar uma instabilidade de FPS, mas se só pretende jogar jogos mais leves como CS:GO, ele aguenta tranquilamente. 

Essa placa-mãe não possui bifurcação dupla, então um cooler LGA 1200 não funciona, pode usar o cooler box, ou se quiser investir mais, pegue o M120L V2, que já é preparado para o LGA 1700

image.thumb.png.1eaff1d59003751201f7efd400dd1157.png

 

10 minutos atrás, mineirimbb disse:

Entrei em contato com algumas empresas e disseram não recomendar instalar o produto no 1200 pois o 1700 é mais baixo e não vai ser tão eficiente. A não ser que você force o parafuso de fixação mas pode danificar a placa, processador ou próprio bracket. Por isso estou aguardando o meu da NZXT chegar.

Não vai ser tão eficiente como deveria ser, mas para processadores mais frios, como é o caso do i3 12100, i3 12300 e i5 12400, você não vai sofrer com problemas de super aquecimento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lenhal disse:

M120L V2, que já é preparado para o LGA 1700

Detalhe: tem que pedir para o fabricante... SOFRÊNCIA rs

 

Tudo que se refere a 'forçar' no PC eu penso 10x antes de fazer alguma coisa. Pode funcionar como pode dar um problema e aí não tem garantia que cubra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, mineirimbb disse:

Detalhe: tem que pedir para o fabricante... SOFRÊNCIA rs

Ih é, não tinha visto isso, complicado essa história.... Acredito que para eles colocarem isso nas informações o bracket deve estar no Brasil já o que é uma vantagem, mas para ter certeza seria necessário entrar em contato com a Cooler Master

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LenhalSobre o cooler, não é problema nenhum pra mim usar o coolerbox, já que sempre usei no computador que tenho hoje. Não estou muito afim de esperar mais pra pegar esse upgrade mas acho que consigo segurar até semana que vem pra fazer a compra, me incomoda um pouco pagar mais na placa-mãe que no processador. Ainda acho que vou me manter no i3 12100F c/ coolerbox + H610 (tomara que nessa semana apareçam mais opções além da ASUS) que vai ficar por volta dos R$1730 + frete. O valor total não me espantou, achei até bom para o desempenho, mas como sei que pode abaixar muito, me chateia um pouco kkkkkk. (nada me impede de trocar o kit futuramente, inclusive está nos meus planos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal Vem dos EUA. A Cooler Master foi uma das empresas que entrei em contato. Para solicitar tem que enviar a NF da placa-mãe e do bem adquirido.

45 minutos atrás, Breno Kuntz disse:

mas como sei que pode abaixar muito

Ou subir. As peças estão escassas e já foi dito que a falta de chips continuará em 2022. Lei de mercado: pouca oferta e muita demanda. Até agora o que vi foi a Kabum baixar absurdamente o preço do i9.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza ainda vai baixar mais o preço. Lá fora uma H610m esta custando 94 dólares, e uma H510m 89 dólares.

Aqui no Brasil uma H510m esta saindo por 599 reais, portanto existe um espaço de pelo menos uns 200 reais para a H610m cair...

 

Mas se voce esta precisando do computador para agora, então vai em frente! Se voce conseguisse pegar o 12400F que esta por 1.399 reais já ficaria com um Setup para não precisar se preocupar nos próximos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Não dá pra comparar nossa situação com a americana. Basta o PIB do Brasil cair mais uma vez, ou sair alguma notícia negativa sobre a economia que o dólar sobe. Essa expressão 'com certeza vai baixar' escuto desde fevereiro do ano passado quando as peças de PC começaram a subir. Lembro que aqui no fórum várias pessoas discutiram e disseram pra esperar que em abril tudo ia voltar ao normal. Estou esperando o abril de 2021 até hoje.

Se a pessoa tem condições, compre. Na nossa situação, ano de eleição, basta algum candidato dizer que vai lutar contra o mercado e pronto - mais evasão de divisas, mais dólar e investimento saindo do país, mais desemprego, mais inflação, dólar subindo, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb

o que eu quis dizer é que esse preço de 883 reais na H610m é preço de lançamento e que ele deve cair nas próximas semanas e ficar bem mais próximo do preço de uma H510m...

 

Essa H610m na Pichau é a primeira a aparecer disponível para venda aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os preços oscilam muito, e a qualquer momento o dólar pode subir ou cair, ainda mais com a falta de instabilidade que temos no Brasil. Mas eu esperaria um pouco para comprar, essa H610 é a única placa-mãe para 12 geração "barata", e se alguém estiver procurando por isso, vai pegar ela. Quando novas placas aparecerem, não vai ter sentido cobrarem esse valor em uma placa-mãe dessas, já que teremos mais opções. Se a pouca opção/quantidade os produtos tendem a se valorizar mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse em jogos (com exceção nos de mundo aberto) ele teve um desempenho até melhor, mas na questão de multitarefas a coisa aperta um pouquinho, esse na verdade era meu maior receio com o i3, por ser apenas 4/8. Acredito ainda que em comparação ao meu kit atual vai ser um pulo gigante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Em 17/01/2022 às 13:35, Pepse disse:

Eu recomendo a compra dos Intel de 12 geração de entrada, High-End não nesse universo... Mas a Intel realmente arrebentou em desempenho na 12 geração, o 12100 fica perto do 5600X...

O Core i3 12100 é um excelente processador e leva uma ligeira vantagem no desempenho single core, o que o faz ter destaque em aplicações como jogos. Contudo, o desempenho geral, multi-core, é muito inferior a um Ryzen 5 5600X. São processadores de categorias diferentes, e o Core i3 12100 definitivamente não fica perto do R5 5600X ao analisar o cenário geral.

 

Em 17/01/2022 às 11:07, Marcelo Calazans disse:

Estava até pensando em pegar um processador i5 12400 para mim, que na comparação com um AMD semelhante, apresenta a seguinte informação...

É importante tomar cuidado ao utilizar esses sites buscando comparações. Para mais explicações, recomendo a leitura do tópico abaixo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...