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Envio de email bloqueado por b.barracudacentral.org


Ir à solução Resolvido por _carlos_,

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Boa tarde

 

Um funcionário do escritório ao enviar emails para um determinado destinatário, recebo a seguinte resposta:

 

Assunto: Undelivered Mail Returned to Sender


 

Citação

 

This is the mail system at host gateway34.websitewelcome.com.

 

I'm sorry to have to inform you that your message could not be delivered to
one or more recipients. It's attached below.

 

For further assistance, please send mail to postmaster.

 

If you do so, please include this problem report. You can delete your own
text from the attached returned message.

 

    The mail system

 

 

Mais abaixo aparece:

 

550 Email blocked by b.barracudacentral.org (in reply to RCPT TO command)

 

Alguém teria conhecimento sobre barracudacentral.org ?

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  • Membro VIP

Tudo leva a crer que esta empresa barracuda é a que administra o e-mail do destinatário e por algum motivo o e-mail não foi encaminhado, retornando a mensagem automática do admin.

Por exemplo, eu mandei uma mensagem pelo gmail para um gmail inexistente e retornou a seguinte mensagem:

0.thumb.jpg.4a479ce3b610273f086d04d651a66a6d.jpg

"Mail Delivery Subsystem <[email protected]>

14:09 (há 3 minutos)

para mim

   Visualizar mensagem original

Não traduzir automaticamente para o: inglês

Endereço não encontrado

Sua mensagem não foi entregue a [email protected] porque o endereço não foi encontrado ou não pode receber mensagens.

SAIBA MAIS

A resposta foi:

550 5.1.1 A conta de e-mail que você tentou acessar não existe. Tente verificar novamente o endereço de e-mail do destinatário quanto a erros de digitação ou espaços desnecessários. Saiba mais em https://support.google.com/mail/?p=NoSuchUser j1sor850056oii.128 - gsmtp


Final-Recipient: rfc822; [email protected]
Action: failed
Status: 5.1.1
Diagnostic-Code: smtp; 550-5.1.1 The email account that you tried to reach does not exist. Please try
 550-5.1.1 double-checking the recipient's email address for typos or
 550-5.1.1 unnecessary spaces. Learn more at
 550 5.1.1  https://support.google.com/mail/?p=NoSuchUser j1sor850056oii.128 - gsmtp
Last-Attempt-Date: Mon, 17 Jan 2022 09:09:28 -0800 (PST)"

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@Pincipi

Muito agradecido pelo seu comentário.

 

Os funcionários do escritório trocavam emails com o cliente sem problemas.
    
Esse problema começou bem recentemente. Não houve nenhuma alteração no servidor de email ou no outlook 365 usado pelo funcionário.

 

O funcionário relatou que ainda consegue enviar email para o mesmo destinatário se usar seu email pessoal. O problema ocorre apenas com o email do escritório.

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@Ricardov

Obrigado pelo comentário

 

Acessei o site www.barracudacentral.org/lookups/lookup-reputation

 

Informei o IP do servidor de email do escritório que é 191.xxx.xxx.xxx.
    
Apareceu a mensagem:

 

"The IP address 191.xxx.xxx.xxx is not currently listed as "poor" on the Barracuda Reputation System. "

 

Tentei usar a opção "Removal Request", preenchendo o formulário com as informações pedidas, porém ao clicar "Submit Request" aparece a mensagem:

 

"Your IP address is currently NOT listed as "poor" on the Barracuda Reputation System."

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  • Administrador

@_carlos_ As respostas dadas neste tópico estão incorretas ou incompletas. O servidor de email do destinatário utiliza um sistema de listas negras da barracudacentral.org. É um sistema que também utilizamos aqui no CDH. Ao receber um email, o sistema verifica o endereço IP do servidor de email do remetente e, caso ele esteja na lista negra, rejeita o email. Esta mensagem significa que o endereço IP do servidor de email do remetente está listado na lista negra presente em barracudacentral.org.

 

Você verificou o endereço IP público da sua rede/empresa, porém, este é irrelevante. O endereço IP que você deve verificar se está ou não presente em barracudacentral.org é o endereço IP do servidor de email utilizado pelo remetente. Por exemplo, se for usado um servidor SMTP de um provedor de acesso, é o endereço IP deste provedor que está listado.

 

Isto é muito comum também de ocorrer quando você tem hospedagem compartilhada, isto é, vários domínios em um mesmo servidor. Aí se um outro usuário que não tem nada a ver contigo começa a enviar spam, todos os demais domínios presentes naquela mesma máquina (mesmo endereço IP) são também prejudicados.

 

Desta forma, deve-se contactar quem for o responsável pelo servidor de emails do remetente para que ele investigue quem está enviando spam, remova esta pessoa do serviço, e peça o desbloqueio do endereço IP de barracudacentral.org. Pois só pedir o desbloqueio sem identificar e punir o spammer não adianta nada, pois o endereço IP será liberado mas voltará a constar na lista negra novamente.

 

Espero ter ajudado!

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@Gabriel Torres Muito obrigado pelos esclarecimentos.

 

Acessei o cpanel da hospedagem (Hostgator) e fui até o editor de zonas do domínio "arfigueiredo.com.br" para saber o IP do subdomínio mail.arfigueiredo.com.br (usamos ele para configurar o SMTP no outlook).

 

Verifiquei que o IP que aparece no cabeçalho do email e o IP do mail.arfigueiredo.com.br são diferentes.

 

Acessei novamente a ferramenta lookup do barracudacentral.org e fiz novamente o teste usando o IP que consta no editor de DNS do provedor de hospedagem hostgator.

 

Porém nesse teste mostra a mensagem:

 

"The IP address 162.xxx.xxx.xxx is not currently listed as "poor" on the Barracuda Reputation System."

 

Também fiz o teste usando mail.arfigueiredo.com.br e apareceu a mensagem:

 

"The domain name mail.arfigueiredo.com.br is not listed on Barracuda's Intent Block List.


The domain name mail.arfigueiredo.com.br was found under the following categories: business."

 

No escritório tem mais de 30 pessoas trabalhando, sendo o email e o skype as principais formas de comunicações.  Tem dias que o volume de emails enviados para clientes é grande (tem funcionário que ultrapassa 200 emails num dia - setor de cobrança).

 

 

 

Uma informação complementar é que o destinatário do email (aquele que está rejeitando os emails do escritório) também está com problema no envio de emails.

 

Quando o funcionário envia um email para o escritório aparece a mensagem:

 

 550-"JunkMail rejected - clica3.ccwbr1.com.br[186.xxx.xxx.xxx]:59091 is in an RBL on csi.cloudmark.com/reset-request/?ip=186.xxx.xx.xx, see Poor Reputation Sender"

 

O IP que aparece na mensagem é diferente de todos os emails que verifiquei aqui.

 

Será que o problema que eles estão tendo tem algum vínculo com o problema principal ?

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  • Administrador

@_carlos_ Você deve entrar em contato com o suporte da sua empresa de hospedagem. Muitas vezes, empresas de hospedagem compartilhada utilizam um 'pool' de servidores de e-mail para o envio de mensagens (SMTP), com isso, a cada envio, um endereço IP diferente pode ser utilizado. Pode ser o seu caso.

  • Obrigado 1
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  • Administrador

@_carlos_ Note que a nova mensagem reportada em eu post #13 é de outro serviço (cloudmark). É uma questão diferente do problema relatado originalmente, que me pareceu ser emails enviados do seu domínio para um email em um domínio externo ao da sua empresa, e minhas respostas se baseiam nessa premisa. Se for uma situação diferente dessa, a questão poderá será outra.

 

Algo que me ocorreu: você disse que "Quando o funcionário envia um email para o escritório aparece a mensagem". Eu não tenho bola de cristal aqui... Não está claro em sua mensagem se o seu funcionário está enviando email do endereço de email particular dele ou do endereço de email da empresa. Pois se for a primeira opção, o problema está no provedor de email do seu funcionário... Tampouco se por "escritório" você quer dizer "endereço de email com domínio da empresa".

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@Gabriel Torres Esclarecendo a mensagem anterior:

 

Problema do escritório (principal):

O funcionário que está com problema (escritório arfigueiredo.com.br) envia email para o seu cliente mas é bloqueado pelo b.barracudacentral.org. Com isso o cliente não recebe email do escritório arfigueiredo.com.br.

 

Problema do cliente do escritório:

O cliente do escritório (aquele que deveria receber o email) relatou por whatsapp que tentou enviar email para o escritório arfigueiredo.com.br e não consegue. Ao tentar enviar a mensagem ele recebe a mensagem do cloudmark (clica3.ccwbr1.com.br) relatada na mensagem anterior.

 

Creio que seja outro problema que não tem vínculo com o escritório arfigueiredo. Mas relatei por achar que é muita coincidência que ambos (escritório e cliente) não consigam trocar emais entre si de forma repentina.

 

Atualizando:

 

Hoje entrei em contato com o suporte do provedor Hostgator. No chat relatei o ocorrido e a atendente disse que o IP está listado em algumas blacklists externas.

 

A atendente disse para usar a ferramenta:  hetrixtools.com/blacklist-check/

 

A solução proposta pela atendente foi mudança do IP. Aleguei que o escritório não pode mudar o IP por causa do VPN  que os funcionários em "home office" usam (acho que isso não resolveria nada pois ela queria trocasse o IP do modem).

 

Inclusive ela confirmou que o IP usado pelo escritório arfigueiredo não consta na lista do barracudacentral.org. Ela disse para eu tentar o "removal-request" porém disse que eu já havia tentado e não tinha conseguido.

 

Depois ela disse que encontrou um bloqueio no servidor de Cloudmark que existe no servidor de envios e que foi feito a liberação. Com isso ela disse o problema seria resolvido.

 

Amanhã vou pedir para o funcionário fazer o teste.

 

Muito agradecido pela atenção até o momento.

 

Carlos

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  • Administrador

@_carlos_ A dica de usar uma ferramenta para pesquisar se o seu domínio está listado em alguma lista negra é excelente.

 

Outra dica que te dou: certifique-se de que o seu domínio tem DMAC, SPF e DKIM configurados corretamente. Existem várias ferramentas online para fazer esse tipo de teste. Se o seu domínio não estiver com esses sistemas de autenticação ativados, seus emails não chegarão a alguns destinatários.

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@Gabriel Torres Muito agradecido pelas informações adicionais.

 

No mês passado o escritório teve problemas envio de email por causa do SPF mal configurado (uol estava considerando os emails como spam). Depois que foi configurado corretamente os problemas foram resolvido.

 

No controle de envio de email do hostgator, o DKIM aparece como válido. O registro DMARC também está definido no DNS do domínio.

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  • Administrador

@_carlos_ e demais companheiros,

 

Promessa é dívida!

 

Acabei de atualizar este tutorial com diversas técnicas e dicas. Leitura indispendável a todos aqueles que enviam e-mails utilizando um domínio próprio!

 

Divirtam-se!

 

Abraços,

Gabriel Torres

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