Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Gostaria de testar a qualidade de umas baterias estacionárias que possuo de alguns nobreaks.

Como cada bateria, na base de troca, ta girando em torno de R$300,00, não quero gastar dinheiro a toa.

Eu tenho 1 nobreak que usa 1 bateria e outro que usa 2 baterias em 24V. Caso uma dessas baterias do nobreak de 24V esteja boa, eu posso deixar ela guardada pra usar no nobreak de 12V.

Medi a tensão nelas desligadas e todas estão com mais de 12V, mesmo completamente descarregadas (o nobreak não funcionava mais. Ontem acabou a luz aqui na região).

Hoje, com o retorno da luz, e após visitar o site das baterias MOURA, vi que poderia também medir a tensão nelas em trabalho, ligadas.

Teste de Bateria - Site MOURA

No entanto, pra minha surpresa, ao ligar o multímetro em tensão contínua e colocar as pontas de prova nos terminais da bateria, os fios esquentaram muito e a tensão não saiu do zero.

Fiz o mesmo teste no outro nobreak que estava com a bateria garantidamente boa (durou mais de 15 horas ontem), e deu a mesma coisa. Não entendi o que está acontecendo.

O multímetro não era pra funcionar também com a bateria em carga?

No site MOURA diz que era pra se encontrar tensão de cerca de 9V em baterias boas e 5V ou menos em baterias ruins.

Mas, no meu caso, até a bateria boa deu 0V. Tem algo errado.

Tentei a escala de 20V do multímetro, tensão contínua, e a escala de 1000V também.

Obrigado pela ajuda.

Acabei de postar e acabei de achar uma solução. A ponta de prova positiva estava ligada no conector 10A do multímetro. Eu troquei pro conector V.ohm.mA e funcionaram as medidas.

Alguém sabe me explicar meu erro? Eu achei que o mais seguro iria ser usar o conector 10A ao invés do conector 200mA, que é bem inferior. Na verdade nunca uso esse outro.

Em adicional, no meu pedido de ajuda, me ajudem a analisar os resultados aqui. A bateria em carga, com o nobreak ligado, deu acima de 13V, então, a princípio as duas baterias do nobreak de 24V estariam boas. No entanto, ontem, durante a queda de energia, elas não duraram quase nada, umas 4 horas acho, com apenas 1 notebook ligado nelas e uma ring light. Meu outro nobreak que só tem uma bateria, durou mais de 15horas e ainda liguei a ring light lá várias horas depois que o nobreak de 24V do meu quarto parou de funcionar.

Todas as baterias são de 40Ah. Não me parecem estar ruins as baterias. O nobreak de 24V é online, o de 12V não. É a única diferença entre eles.

Postado
2 horas atrás, doraimom disse:

Alguém sabe me explicar meu erro?

O conector

10A do multímetro

como a indicação diz, mede exatamente isso, e somente isso: corrente > 200mA.

o conector V.ohm.mA

como a indicação diz, mede tensão, resistência, miliamperes < 200mA.

Quanto à

bateria em carga, com o nobreak ligado, deu acima de 13V

isso indica a tensão de carga, mostra que o carregador está carregando as baterias.

E isso:

elas não duraram quase nada

já é um indicativo que uma ou as 2 estão ruins, pois comparando com isso

Meu outro nobreak que só tem uma bateria, durou mais de 15horas

se percebe que o nobreak com 2 baterias deveria ter durado mais de 30 horas.

• Curtir 1
Postado

@doraimom

Acabei de postar e acabei de achar uma solução. A ponta de prova positiva estava ligada no conector 10A do multímetro. Eu troquei pro conector V.ohm.mA e funcionaram as medidas.

Alguém sabe me explicar meu erro? Eu achei que o mais seguro iria ser usar o conector 10A ao invés do conector 200mA, que é bem inferior. Na verdade nunca uso esse outro.

O conector de 10A é só pra medir corrente, nesse caso o multímetro vai ligado em serie com a carga, pela ligação que você fez houve um curto na bateria, por isso a ponta de prova aqueceu, pra sua sorte a tensão da bateria é baixa, se tivesse cometido esse erro e ligado o multímetro na tomada teria estourado os fios e derrubado o disjuntor...

Quanto a medir com o nobreak ligado, se o nobreak estiver na tomada e houver energia ele vai tentar carregar a bateria, dai você só vai estar medindo a tensão de carregamento, pra medir certo tem que tirar o nobreak da tomada, com alguma carga na saída dele, e ver se a bateria arreia muito a tensão.

Outra coisa a considerar, quanto tempo passou desde a ultima queda de energia? bateria de chumbo tem recarga lenta, mais lenta ainda se forem baterias externas, o nobreak pode levar ate 14 horas pra recarregar 100% a bateria interna dele e ate 24 horas pra carregar 100% uma bateria externa se a capacidade da bateria externa for muito grande, se tiver uma queda de energia com a bateria parcialmente recarregada a autonomia vai ser obviamente menor...

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
19 minutos atrás, F4b10 disse:

@doraimom

O conector de 10A é só pra medir corrente, nesse caso o multímetro vai ligado em serie com a carga, pela ligação que você fez houve um curto na bateria, por isso a ponta de prova aqueceu, pra sua sorte a tensão da bateria é baixa, se tivesse cometido esse erro e ligado o multímetro na tomada teria estourado os fios e derrubado o disjuntor...

Quanto a medir com o nobreak ligado, se o nobreak estiver na tomada e houver energia ele vai tentar carregar a bateria, dai você só vai estar medindo a tensão de carregamento, pra medir certo tem que tirar o nobreak da tomada, com alguma carga na saída dele, e ver se a bateria arreia muito a tensão.

Outra coisa a considerar, quanto tempo passou desde a ultima queda de energia? bateria de chumbo tem recarga lenta, mais lenta ainda se forem baterias externas, o nobreak pode levar ate 14 horas pra recarregar 100% a bateria interna dele e ate 24 horas pra carregar 100% uma bateria externa se a capacidade da bateria externa for muito grande, se tiver uma queda de energia com a bateria parcialmente recarregada a autonomia vai ser obviamente menor...

Então, a tensão de 13V foi medida com o nobreak desligado da tomada, usando apenas as baterias, com a carga do notebook e um monitor de umas 21" ligado. A princípio seria indicativo de boa qualidade da bateria pra mim.

A última queda de energia, se teve, foi curta, e há muitos dias ou semanas. Além disso, o nobreak tem indicador de nível de bateria e ele mostra 100%.

Todas as medidas parecem indicar boa qualidade da bateria, mas na prática a durabilidade tá diferente da esperada. Ainda que isso seja um indicativo definitivo de que as baterias precisam ser substituídas, além da importância do conhecimento de teste de baterias desse tópico, também é importante saber pra mim se ambas as baterias estão ruins ou apenas uma delas. Como disse, eu posso aproveitar uma delas em outro local caso apenas uma esteja com problema.

Sobre o comentário do @caolne a respeito do conector, entendi pelo que escreveu que ele serviria apenas para medir corrente. No entanto, eu sempre fiz medidas outras por ali, como tensão na tomada da parede por exemplo, e usar a ponta de prova conectada no 10A nunca impediu a medida. Mas vou pesquisar a respeito. Obrigado

Postado
1 hora atrás, doraimom disse:

Então, a tensão de 13V foi medida com o nobreak desligado da tomada, usando apenas as baterias, com a carga do notebook e um monitor de umas 21" ligado. A princípio seria indicativo de boa qualidade da bateria pra mim.

A última queda de energia, se teve, foi curta, e há muitos dias ou semanas. Além disso, o nobreak tem indicador de nível de bateria e ele mostra 100%.

Todas as medidas parecem indicar boa qualidade da bateria, mas na prática a durabilidade tá diferente da esperada. Ainda que isso seja um indicativo definitivo de que as baterias precisam ser substituídas, além da importância do conhecimento de teste de baterias desse tópico, também é importante saber pra mim se ambas as baterias estão ruins ou apenas uma delas. Como disse, eu posso aproveitar uma delas em outro local caso apenas uma esteja com problema.

Sobre o comentário do @caolne a respeito do conector, entendi pelo que escreveu que ele serviria apenas para medir corrente. No entanto, eu sempre fiz medidas outras por ali, como tensão na tomada da parede por exemplo, e usar a ponta de prova conectada no 10A nunca impediu a medida. Mas vou pesquisar a respeito. Obrigado

A bateria no nobreak de 12V também é de 40Ah? não daria pra trocar a bateria dele por uma das 2 do de 24V e ver em quanto tempo ela se descarrega?

Nas baterias de chumbo, quando chegam perto do fim da vida util, a resistência interna da bateria aumenta, dai ela pode ate aguentar com pouca carga ligada, mas arreia e desarma m nobreak se colocar mais carga, pra não levar horas no teste, tente usar algo que puxe mais energia pra testar o nobreak, como um ferro de passar roupa de 1200W, ou um secador, se o nobreak tiver potencia pra isso.

Quanto ao multímetro, o terminal de 10A esta ligado internamente no terminal COMM, por um pedaço de fio grosso, esse fio é um resistor shunt pra medir correntes maiores, o problema de usar o terminal de 10A pra medir tensão é se você se enganar novamente e trocar o terminal V pelo COMM, e for medir a rede elétrica...

E o terminal COMM ta protegido por um fusível de 500mA, se você colocar o multímetro em uma escala errada, como a de corrente e for medir tensão, esse fusível pode salvar teu multímetro, já o terminal 10A, não tem fusível.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, doraimom disse:

fiz medidas outras por ali, como tensão na tomada da parede por exemplo, e usar a ponta de prova conectada no 10A nunca impediu a medida.

Estas palavras estão a me incomodar meu sentido de aranha técnico. Ao leitor do momento e do futuro, considere não ler e claro jamais fazer isso.🖖

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Haha 1
Postado

Pessoal, aproveitando aqui nossas análises de qualidade de bateria, gostaria que me passassem a opinião de vocês sobre o quanto dá pra confiar na medição de carga de bateria informada por um nobreak online. Comprei 2 baterias novas da DURACELL estacionárias, instalei, e quando eu faço o teste de autonomia nelas tirando da tomada, o indicador de nível de bateria no nobreak cai de 100% para algo em torno de 70% em menos de 1 minuto, e depois começa a cair o restante da carga de forma "esperada", cerca de 1% a cada 2 minutos. Se estiverem corretas essas indicações do nobreak, eu já começo o uso das baterias com 30% a menos da carga útil. Vejam o vídeo abaixo e opinem por favor. Obrigado

Nobreak indica queda de 30% da carga da bateria em menos de 1 minuto, depois estabiliza.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...