Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 5900x com temperaturas altas


Posts recomendados

Boa tarde a todos, recentemente adquiri um processador Ryzen 9 5900x e notei que ele esquenta demais sem eu fazer tarefas absurdas, quando eu ligo o computador está ok, daí basta eu iniciar o navegador e ele dispara pros 65 graus (mesma coisa pra quando vou abrir um game) não sei se isso é normal pois sou leigo nessas coisas e também venho de um Ryzen 7 3700x na qual a temperatura é muito boa, não sei se pelo fato de ser um 5900x isso é comum de acontecer. Vi vários vídeos e a maioria recomendavam desabilitar o PBO e fazer undervolt, porém fazendo isso perdi muito desempenho nos games principalmente quando faço live, troquei de processador justamente para estabilizar o jogo enquanto estou em live, mas desativando o PBO e abaixando o undervolt não melhorou nada.

Obs: Uso um WaterCooler ML240L V2 da CoolerMaster (Também comprado recentemente justamente para esse processador) Tenho 3 ventoinhas frontais do próprio gabinete + 1 ventoinha traseira. A pasta térmica que eu utilizei foi a do próprio WaterCooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixe um aplicativo para estressar a sua CPU, como o StressMyPc e monitore as temperaturas, deixe o teste de estresse ligado por 10-15 minutos, e informe as temperaturas aqui. 65ºC para quando está jogando, é uma temperatura bem boa, mas se ele estiver nessa temperatura quando você abre somente o navegador, sem nada de pesado, passa a ser uma temperatura elevada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal Realizei os testes e chegaram a 91 graus, deixei por mais um minuto e não abaixava de jeito nenhum, daí parei o stress. Está bem estranho isso, não só quando eu abro o navegador, mais basta eu dar uma movimentada no mouse o bixo sobe pra 60 graus, estou bem preocupado com isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Luis Henrick disse:

@Lenhal Realizei os testes e chegaram a 91 graus, deixei por mais um minuto e não abaixava de jeito nenhum, daí parei o stress. Está bem estranho isso, não só quando eu abro o navegador, mais basta eu dar uma movimentada no mouse o bixo sobe pra 60 graus, estou bem preocupado com isso...

91 graus é bem alto, mesmo para um processador desse porte. Qual  o modelo do seu gabinete? Verificou se a bomba do WC está funcionando? O WC está fazendo bom contato com o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Henrick

 

É coisa dessa temperatura alta.. O PBO nem funcionaria, se tá batendo 90ºC..

 

Enfim, a bomba tá setada pra 100%?? Viu se tem folga entre o backplate, o bloco da CPU e a placa-mãe?? E outra coisa: monitore o Vcore, que a placa-mãe entrega pra CPU.. O 5900X, apesar de ser uma CPU de 12 núcleos, tende a necessitar de menos Vcore, pois é um silício mais "Premium" da TSMC.. Se o Vcore tiver muito alto, dar uma diminuída, ajude..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!