Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador 100% de uso com clock baixo


EllowRain

Posts recomendados

Informação do sistema: Notebook Gamer Inspiron 15 7000, Core i7 7700HQ 2,8GHz clock / 3,8GHz Turbo boost; GTX 1050 Ti 4GB VRam; 2x8 GB Ram Samung dual channel; Windows 11 Lite Se; Modo de uso da bateria está configurado para máximo de desempenho.

Para usar o computador em processos normais do dia a dia ele não tem problema nenhum. Porém quando eu tento rodar alguma coisa mais pesada como um jogo acontece o problema. A imagem abaixo é um print que eu tirei da situação, basicamente o que está acontecendo é que o uso do processador está em 100% para um clock de 900-1000MHz causando um péssimo desempenho. O jogo em questão é o Chivalry 2, mas se eu ligar um estresse de GPU o mesmo problema acontece. Já tentei instalar o sistema operacional nos meus dois SSDs e o problema persistiu. Já tentei o windows 7, 10 e agora o 11 e o problema ainda está ae. Vi em foruns e sites que esse TechPowerUp foi a solução em casos parecidos, mas pra mim não fez nada. Quem me ajudar e eu conseguir resolver esse problema eu mando um pix na conta. Um outro detalhe é que esse problema começou acontecer depois que eu formatei o computador, antes ele não tinha isso, o que no meu ponto de vista indica alguma erro de configuração, ou driver, ou software. 

unknown.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu notebook está pegando quase 100 graus e entrando em thermal throttle. O problema aí é superaquecimento, tem que fazer uma limpeza, talvez trocar pasta térmica, dependendo do tempo de uso.

Um comentário a parte, recomendo que desinstale essa versão pirata do Windows, que tem sabe-se lá quantas brechas de segurança e problemas de privacidade. Formate o PC e instale a versão oficial do site da MS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo que você está vendo a temperatura máxima que ele esta pegando. Fiz uma limpeza semana passada e troquei a pasta térmica. Quando eu recem havia iniciado o note ele deu o mesmo problema mas todos os cores do processador tinham pegado 73 graus de máxima. Nessa print ae eu já tinha ficado umas 5 horas mexendo, estressando o processador... O problema infelizmente não é a temperatura e mesmo se fosse, quando ele atinge 100° em dias muito quentes o clock dele cai pra 2,0 - 2,4. Isso em si já prejudica o desempenho, mas quando esse clock cai por causa de overheating o uso dele cai também

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria O termal pads do processador não estavam 100%, mas também não estavam super ressecados. Já os outros dos chips gráficos estavam em bom estado ainda. Um ponto que eu não comentei que acho que pode ser relevante. O processador trabalhando sozinho consegue atingir o seu clock normal e de turbo boost também ( Primeira print abaixo). Nesse sentido eu testei a GPU e ela no começo do teste estava apresentando um desempenho ok. Porém depois de um tempo o clock do processador diminuiu e o uso dela diminuiu junto. Da pra ver mais ou menos isso pelos gráficos do gerenciador de tarefas ( segunda print). Depois fiz um estresse pra ver o quanto de overheating mesmo com o notelimpo pode estar acontecendo e de fato está tendo overheating, mas o desempenho continua decente, nessa terceira print sinalizei as quadas de uso quando a temperatura estava maior ( terceira print).

image_2022-01-22_105807.png

image_2022-01-22_110222.png

image_2022-01-22_110702.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava pensando em ser algo na bateria, mas se foi com carregador, não sei dizer.. Se a bateria tá ruim..

 

1 hora atrás, EllowRain disse:

Modo de uso da bateria está configurado para máximo de desempenho.

 

...talvez seja uma boa colocar no modo Equilibrado.. Não sei se ela esquenta, dessa forma.. Mas, notebook tende a ter mais proteções que desktop.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Eu fiz esses os mesmos testes com o computador frio recém ligado e com o modo de uso da bateria no padrão, nem havia habilitado o outro ainda. O resultado foi o mesmo. Faz sentido ser alguma coisa da bateria. Esse problema só acontece quando a placa de vídeo e o processador funcionam em alta carga simultaneamente.

 

Adicionando um ponto ao tópico. O prossador aparentemente está funcionando normal. Quando o sistema começa a utilizar uma boa porcentagem dele e da placa de vídeo ao mesmo tempo, o desempenho de ambas as peças começa a diminuar gradativamente até eu encerrar o processo que está demandando dessas peças. Eu não estava tendo esse problema até eu fazer uma formatação de rotina e reinstalar o windows 10. Depois disso já fiz a re instalação do sistema operacional, baixando ele do prórpio site da microsoft. Apesar de acreditar que o problema seja no software eu limpei o notebook e troquei a pasta térmica. Ele continua pegando temperaturas altas, mas por ser um notebook acredito que não tenha muito pra onde correr. Depois de ler alguns comentários de vocês estou supeitando de algum problema no fornecimento de energia, apesar de não entrar naquela lógica de o problema estar acontecendo depois de uma formatação. Fiz um teste da bateria pelo cmd e de fato ela esta bem gasta (print anexado). Sou amador no que se trata desse tipo de assunto, qual a possível causa na opinião de vocês?

image_2022-01-22_121906.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...