Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook demora pra iniciar, não responde aos comandos.


Posts recomendados

Boa tarde.

Meu nome é Marcelo, esse notebook pertence à minha filha Marcela e está muito lento. Demora demais pra iniciar, demora pra atualizar, demora pra responder às solicitações. Sei que o computador não é muito potente, mas está muito lento mesmo. Depois de ter feito uma limpeza inicial na máquina, me parece que ela tem alguma coisa que a faz ficar mais lenta. O notebook é utillizado para estudo, pra alguns jogos on-line, nada tão pesado pra deixà-lo tão lento.

Em anexo, os log's do adwcleaner e do FRST.

Grato pela atenção de vocês.

AdwCleaner[C14].txt FRST.txt Addition.txt AdwCleaner[S14].txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

@Professor Marcelo Olá como vai?

 

1. Programas que vejo e os quais merecem os meus comentários, mas a decisão se os pretende manter é sua, apenas me informe:

  • CCleaner: Não vejo necessidade de mais um software que pouco traz de beneficio e numa máquina que já se queixa de fraco desempenho.
  • AVG Antivirus: Se você já utiliza outro antivirus, não há necessidade de manter mais um. Nada acrescenta e mais uma vez só vem contribuir para menor desempenho.
  • Kaspersky Anti-Virus: Embora pessoalmente defenda a qualidade deste software, em máquinas com problemas de desempenho, poderá "pesar". Mas, quanto a este software, se me permite, não tome ainda decisão. Deixe primeiro tentarmos a limpeza e otimização do seu sistema operacional e no final se avaliará novamente esta questão.

 

2. Execução FRST:

  Clique direito do mouse no icone do FRST e selecione executar como administrador

  Selecione TODO o conteúdo da caixa abaixo e pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl + C, para que tudo seja copiado.Não é necessário colar a informação. A ferramenta FRST fará isso automaticamente:

Citação

Start::
closeprocesses:
createrestorepoint:
SystemRestore: On
HKLM-x32\...\Run: [Wondershare Helper Compact.exe] => C:\Program Files (x86)\Common Files\Wondershare\Wondershare Helper Compact\WSHelper.exe (Nenhum Arquivo)
HKLM\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender: Restrição <==== ATENÇÃO
HKLM\SOFTWARE\Policies\Mozilla\Firefox: Restrição <==== ATENÇÃO
Task: {8D621C82-3338-4F03-816C-F4B249E85ADC} - \Samsung\Settings\SettingsHibernateMonitor -> Nenhum Arquivo <==== ATENÇÃO
Task: {ADBC9246-90C2-4B79-92E5-16DD151D11DD} - System32\Tasks\ColorEngine => C:\Program Files\Samsung\ColorEngine\ColorEngine.exe (Nenhum Arquivo)
Task: {BBD1E0CA-DC5F-4724-A3B0-FCE16C6A369E} - System32\Tasks\Opera scheduled Autoupdate 1554093684 => C:\Users\Marcela\AppData\Local\Programs\Opera\launcher.exe --scheduledautoupdate $(Arg0) (Nenhum Arquivo)
Edge HomePage: Default -> hxxp://www.search-br.com/
Edge StartupUrls: Default -> "hxxp://www.search-br.com/"
Edge DefaultSearchURL: Default -> hxxp://www.search-br.com/search?q={searchTerms}
Edge DefaultSearchKeyword: Default -> search-br.com
ContextMenuHandlers1: [ANotepad++64] -> {B298D29A-A6ED-11DE-BA8C-A68E55D89593} =>  -> Nenhum Arquivo
ContextMenuHandlers5: [igfxcui] -> {3AB1675A-CCFF-11D2-8B20-00A0C93CB1F4} =>  -> Nenhum Arquivo
HKU\S-1-5-21-3950624871-1828029806-417802440-1002\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Start Page = hxxp://www.search-br.com/
SearchScopes: HKLM -> DefaultScope {1E98D417-7F1E-477E-8BC8-E09942EA9ECA} URL =
SearchScopes: HKLM-x32 -> DefaultScope {1E98D417-7F1E-477E-8BC8-E09942EA9ECA} URL =
SearchScopes: HKU\S-1-5-21-3950624871-1828029806-417802440-1002 -> DefaultScope {C06F42AA-88B6-487E-B5E3-1AEF30310A59} URL = hxxp://www.search-br.com/search?q={searchTerms}
SearchScopes: HKU\S-1-5-21-3950624871-1828029806-417802440-1002 -> {2f23ab71-4ac6-41f2-a955-ea576e553146} URL =
SearchScopes: HKU\S-1-5-21-3950624871-1828029806-417802440-1002 -> {C06F42AA-88B6-487E-B5E3-1AEF30310A59} URL = hxxp://www.search-br.com/search?q={searchTerms}
CMD: netsh winsock reset catalog
CMD: netsh int ip reset
CMD: ipconfig /flushDNS
CMD: "%WINDIR%\SYSTEM32\lodctr.exe" /R
CMD: "%WINDIR%\SysWOW64\lodctr.exe" /R
CMD: "C:\Windows\SYSTEM32\lodctr.exe" /R
CMD: "C:\Windows\SysWOW64\lodctr.exe" /R
C:\Windows\Temp\*.*
C:\WINDOWS\system32\*.tmp
C:\WINDOWS\syswow64\*.tmp
End::

  • Clique em Corrigir.
  • Q
  • uando a ferramenta terminar, irá gerar um arquivo com o nome Fixlog.txt. Anexe na sua próxima resposta.

3. Vamos verificar umas coisas. Seja paciente que esta análise pode ser demorada:

  • Faça o download ESET Online Scanner e salve no seu Desktop
  •     Clique direito em esetonlinescanner_enu.exe e execute como administrador
  •     Clique em Computer Scan
  •     Clique em Full scan
  •     Selecione Enable ESET to detect and quarantine potentially unwanted applications
  •     Clique em Start scan
  •     Quando terminar, salve o resultado no seu desktop como ESETScan.txt
  •     Clique Continue e depois em Close
  •     Anexe o arquivo ESETScan.txt

4. Na sua próxima resposta, por gentileza:

  • Anexe o log Fixlog.txt
  • Anexe o log ESETScan.txt
  • Informe acerca sobre os programas (ponto nº 1)

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Lusitano, tudo bem?

Primeiramente, muito obrigado por dispender seu tempo para nos auxiliar. Em novembro eu passei uma ou duas semanas lutando com você pra tentar organizar meu notebook que não queria atualizar. Fizemos várias limpezas, vários procedimentos, mas optamos por aguardar a atualização de dezembro, lembra? Então, veio a atualização de dezembro, nada mudou, fui me enervando até que, achando que não ia ter jeito, máquina antiga, num impulso comprei um outro note mais moderno, enfim... Depois de 5 dias que comprei, descobri que meu sistema operacional tava numa versão anterior, descobri uma ferramenta da própria Microsoft que atualizou o sistema operacional e o note ficou ótimo. Como comprei outro, vou levar aquele pra escola.

 

Quanto a essa máquina, sobre os programas, o CCleaner está instalado, mas ele não fica rodando. Não inicia com o Windows, só o abro de vez em quando pra efetuar limpeza de arquivos e registro. Se ainda assim você achar que ele é causa da lentidão, podemos desinstalar.
O AVG era o antivírus gratuito que usava antes de comprar o karspersky. Eu desinstalei-o antes de instalar o outro, mas sempre ficam rastros desses programas, nunca apaga tudo, se tiver como apagar esses rastros de processos e serviços, eu acho bom. Além do AVG, deve ter do McAfee que vem pré-instalado também. Mesmo desinstalando os programas pelo painel de controle direitinho, sempre fica algo.
Quanto ao karspersky, como minha filha utiliza essa máquina para jogos online, para trabalhos de faculdade, eu investi na compra desse antivirus, me foi recomendado pela pessoa que fazia a manutenção dos meus notes a 20 anos como o mais confiável. Acho interessante manter o karspersky.

Em anexo, os logs que você pediu.

ESETScan.txt Fixlog.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
9 horas atrás, Professor Marcelo disse:

meu sistema operacional tava numa versão anterior, descobri uma ferramenta da própria Microsoft que atualizou o sistema operacional e o note ficou ótimo

Foi sempre a nossa luta. Fazer o upgrade para a nova versão, mas ela ainda não estava disponível na altura. Ainda bem que ficou resolvido :)

 

9 horas atrás, Professor Marcelo disse:

CCleaner está instalado, mas ele não fica rodando.

Você pode manter esse software, não tem problema. Até há uns anos atrás era até uma ferramenta que eu recomendava, mas como essa empresa foi comprada e teve comportamentos menos "idóneos", eu a deixei de recomendar e em bom rigor e para alguém com algum conhecimento básico, tudo o que essa ferramenta faz, o próprio sistema Windows faz também e portanto nada acrescenta na realidade.

 

Quanto aos Antivírus, vamos tratar de remover completamente do seu sistema. Eu obviamente não o fiz com as primeiras instruções, sem primeiro saber a sua decisão.

Para isso, por gentileza, execute novamente a ferramenta FRST da mesma forma que você o fez inicialmente na abertura deste tópico e anexe os resultados (FRST.txt e Addition.txt).

Informe também como está o comportamento do pc agora. Creio que já deve notar melhorias.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Lusitano.

Olha, eu realmente creio que ele já está iniciando mais rapidamente, mesmo com a limpeza incompleta. 

Quanto ao CCleaner, gosto da limpeza que ele faz no registro. I cleandisk do windows não faz essa limpeza de registro, né?

Abaixo, os anexos pedidos.

Grato pela atenção.

FRST.txt Addition.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
1 hora atrás, Professor Marcelo disse:

Quanto ao CCleaner, gosto da limpeza que ele faz no registro. I cleandisk do windows não faz essa limpeza de registro, né?

Quanto a isso, leia por exemplo este documento, que o irá ajudar a entender e sustentar a sua decisão.

 

Geralmente, a melhor e mais correta forma de remover os antivírus é seguir as instruções dos próprios, sendo que em boa parte as empresas criam ferramentas específicas para isso. Nesse caso seria esta.

 

Vamos continuar com o nosso processo:

 

1. Pressione a tecla Win + R; na caixa que abrir digite: Notepad e dê enter.

Já dentro da página em branco do Bloco de Notas (Notepad), copie e cole todo o texto abaixo:

# right (c) 1993-2006 Microsoft Corp.
#
# This is a sample HOSTS file used by Microsoft TCP/IP for Windows.
#
# This file contains the mappings of IP addresses to host names. Each
# entry should be kept on an individual line. The IP address should
# be placed in the first column followed by the corresponding host name.
# The IP address and the host name should be separated by at least one
# space.
#
# Additionally, comments (such as these) may be inserted on individual
# lines or following the machine name denoted by a '#' symbol.
#
# For example:
#
# 102.54.94.97 rhino.acme.com # source server
# 38.25.63.10 x.acme.com # x client host
# localhost name resolution is handle within DNS itself.
# 127.0.0.1 localhost
# ::1 localhostCopy

No menu Arquivo, selecione Salvar como e salve no seu desktop com o nome: hosts

Pressione a tecla Win + R e na caixa que abrir copie e cole o seguinte: %WinDir%\System32\Drivers\Etc

Dentro dessa pasta que abriu, terá lá um arquivo com esse nome "hosts". Clique direito e renomei para: hosts.old

Copie agora o arquivo Hosts que você criou antes e salvou no seu desktop e cole na pasta %WinDir%\System32\Drivers\Etc.

Caso tenha dúvidas nos passos acima, poderá consultar informação neste link.

 

2. Execução FRST:

  •   Clique direito do mouse no icone do FRST e selecione executar como administrador
  •   Selecione TODO o conteúdo da caixa abaixo e pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl + C, para que tudo seja copiado.Não é necessário colar a informação. A ferramenta FRST fará isso automaticamente:
Citação

Start::
closeprocesses:
createrestorepoint:
HKLM\Software\Wow6432Node\Microsoft\Active Setup\Installed Components: [{48F69C39-1356-4A7B-A899-70E3539D4982}] -> "C:\Program Files (x86)\AVG\Browser\Application\86.1.6937.200\Installer\chrmstp.exe" --configure-user-settings --verbose-logging --system-level
Edge HomeButtonPage: HKU\S-1-5-21-3950624871-1828029806-417802440-1002 -> hxxp://www.search-br.com/
CHR HKLM\...\Chrome\Extension: [nahhmpbckpgdidfnmfkfgiflpjijilce]
CHR HKLM\...\Chrome\Extension: [oonbcpdabjcggcklopgbdagbfnkhbgbe]
CHR HKLM\...\Chrome\Extension: [pilplloabdedfmialnfchjomjmpjcoej]
CHR HKU\S-1-5-21-3950624871-1828029806-417802440-1002\SOFTWARE\Google\Chrome\Extensions\...\Chrome\Extension: [nahhmpbckpgdidfnmfkfgiflpjijilce]
CHR HKU\S-1-5-21-3950624871-1828029806-417802440-1002\SOFTWARE\Google\Chrome\Extensions\...\Chrome\Extension: [oonbcpdabjcggcklopgbdagbfnkhbgbe]
CHR HKU\S-1-5-21-3950624871-1828029806-417802440-1002\SOFTWARE\Google\Chrome\Extensions\...\Chrome\Extension: [pilplloabdedfmialnfchjomjmpjcoej]
CHR HKLM-x32\...\Chrome\Extension: [efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj]
CHR HKLM-x32\...\Chrome\Extension: [mbckjcfnjmoiinpgddefodcighgikkgn]
CHR HKLM-x32\...\Chrome\Extension: [nahhmpbckpgdidfnmfkfgiflpjijilce]
CHR HKLM-x32\...\Chrome\Extension: [oonbcpdabjcggcklopgbdagbfnkhbgbe]
End::

  • Clique em Corrigir.
  • Quando a ferramenta terminar, irá gerar um arquivo com o nome Fixlog.txt. Anexe na sua próxima resposta.

 

3. Desinstale as extensões desnecessárias nos navegadores Edge e Chrome.

 

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lusitano, boa tarde.

 

Olha, eu não sei se entendi direito o que você quis me dizer com a coisa do CCleaner. Eu baixei o script, rodei aqui, mas não tive notícias do que aconteceu, o que foi limpo aqui. A sugestão é desinstalar o CCleaner e usar somente a limpeza de disco do windows e o script, é isso? A limpeza do registro a gente deixa pra lá?

 

fiz o que você recomendou com o arquivo hosts,

 

Executei o FRST como recomendado e vai anexo o log pedido.

 

Outra coisa: preciso baixar a ferramenta desinstaladora do AVG e executá-la ou essa correção do frst ja fez isso?

 

Mais uma vez, obrigado por dispender seu tempo conosco.

Fixlog.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
1 hora atrás, Professor Marcelo disse:

A sugestão é desinstalar o CCleaner e usar somente a limpeza de disco do windows e o script, é isso? A limpeza do registro a gente deixa pra lá?

O script faz a mesma limpeza que um software como o CCleaner, mas a decisão deve ser sua. Eu sugeri isso principalmente por conta de baixo rendimento do seu pc.

Limpeza de registro é "outra história". Na minha opinião, mexer com o registro deverá ser apenas por pessoas com bom conhecimento informático. Resumidamente quer isto dizer que eu não recomendo mesmo nada utilizarem programas para limpeza do registro. Informação adicional sobre isso (em inglês).

 

2 horas atrás, Professor Marcelo disse:

preciso baixar a ferramenta desinstaladora do AVG e executá-la ou essa correção do frst ja fez isso?

Não necessita baixar, removemos isso com o script.

 

Como está o pc agora? Ainda com a mesma lentidão?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lusitano, boa noite.

 

Olha, o note tá melhor sim. Tá respondendo melhor,

 

Quanto ao CCleaner, vou optar por desinstalá-lo de todas as minhas máquinas. adotarei o clean disk do próprio windows + script.

 

Quanto ao que o eset detectou: eram vírus? Se sim, por que o karspersky não detectou? 

 

Minha intenção é continuar com o karspersky, mesmo porque ainda tenho mais de um ano de licença já paga pra todas as máquinas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

Olá @Professor Marcelo

12 horas atrás, Professor Marcelo disse:

Quanto ao que o eset detectou: eram vírus?

Eram Potentially unwanted programs (PUP's) e Adware.

Quanto ao adware detetado, o JS/Adware.Chromex.Agent.M não tenho informação detalhada sobre ele, mas geralmente este tipo são muito genéricos e neste caso eu lhe passei instruções tanto no script, mas também para você manualmente remover as extensões que não conheça nos navegadores chrome e edge:

Em 26/01/2022 às 22:14, Lusitano disse:

Desinstale as extensões desnecessárias nos navegadores Edge e Chrome.

Deverá fazer isso das extensões do navegadores. Eu não o consigo fazer através de script, mas é um processo simples e tem acima links com ajuda, ou simplesmente recorra a pesquisa no Google por exemplo.

 

12 horas atrás, Professor Marcelo disse:

por que o karspersky não detectou? 

É um pouco o jogo do gato e do rato. Criminosos tenta estar a frente e as empresas tentam o mesmo e sempre que algo é detetado, é acrescentado à base de dados. Neste caso, provavelmente a base de dados desse software ainda não continha esses. Mas, isso não quer dizer que o Kaspesky não seja um bom e eficiente software, antes pelo contrário, é dos mais conceituados e respeitados.

 

Cibersegurança, não se resume a um software antivirus. É muito mais complexo que isso. Passo-lhe alguns documentos de leitura fácil e que lhe darão outra perspetiva e mais informação sobre isso. Coloquei a negrito a palavra "informação", pois ela é um fator muito importante quanto a segurança:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lusitano boa tarde.

Desculpe a demora em responder, estava no hospital com meu pai.

 

Ok, Acho que é só isso mesmo, né? O note tá bom, tá mais ligeiro pra iniciar, acho que encerramos aqui com essa máquina.

 

Mais uma vez, muito agradecido por toda sua atenção e auxílio.

 

Vou ler as informações sobre segurança. Me interessa muito saber mais sobre isso e tentar me blindar mais contra essas invasões.

 

Acho que podemos fechar o tópico, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
3 horas atrás, Professor Marcelo disse:

Desculpe a demora em responder, estava no hospital com meu pai.

Sem problema. A vida e a saúde vem sempre em primeiro lugar.

Por vezes fechamos os tópicos que estão sem resposta há alguns dias, por forma a mantermos o fórum organizado. Quando isso acontecer, bastará enviar uma mp a um moderador e reabrimos o tópico.

 

3 horas atrás, Professor Marcelo disse:

Mais uma vez, muito agradecido por toda sua atenção e auxílio.

Nada a agradecer, ficamos felizes por simplesmente ajudar.

 

3 horas atrás, Professor Marcelo disse:

Vou ler as informações sobre segurança. Me interessa muito saber mais sobre isso e tentar me blindar mais contra essas invasões

Tal como disse no post anterior, informação é um fator super importante para estar um "passo à frente" dos criminosos. Aproveito para lhe deixar uma dica que atualmente é talvez a mais valiosa ferramenta/arma que podemos ter: Faça backup dos seus documentos importantes e salve-os em pelo menos 2 locais diferentes fora do seu pc, por exemplo, HD externo ou pendrive e cloud. Isto porque, atualmente o nosso maior pesadelo são com um tipo de malware, os ransomwares, que embora nós consigamos recuperar (desinfetar) o seu pc, é totalmente impossível recuperar os arquivos infetados pela grande maioria desses ransomwares. Mas, se você tiver backup dos seus arquivos guardados fora do seu pc, facilmente você os repõe novamente no seu pc e pode pensar em um nome daqueles bem "feios" e os mandar os criminosos para esse sitio :D

 

3 horas atrás, Professor Marcelo disse:

Acho que podemos fechar o tópico, né?

Vamos finalizar, removendo algumas das coisas que utilizámos durante o processo e as quais você não irá necessitar no uso regular do PC e garantir que esse pc fica com um ponto de restauração que pode ser muito útil caso venha a ter algum problema.

  • Faça o download de KpRm e salve no seu desktop.
  • Clique direito em kprm_(versão).exe e selecione executar como Administrador.
  • Leia e aceite o Aviso Legal.
  • Quando a ferramenta abrir, assegure-se que todas as caixas por baixo de "Actions" estão marcadas.
  • Debaixo de "Quarantines", escolha "Delete Now" e clique em "Run".
  • Quando completar, clique em OK
  • Um documento será aberto no seu Bloco de Notas (arquivo: kprm-(data).txt). Verifique se foi criado um novo ponto de restauro.

 

Mantenha seus programas atualizados, faça uma utilização responsável do seu computador e faça backups regulares salvando-os em diferentes locais.

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!