Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conforme o HD fica cheio pode afetar o desempenho do pc?


math3

Posts recomendados

Passei por isso uma vez que foi no meu antigo SSD de 240GB, e SEMPRE quando ficava abaixo de 70-60GB eu sentia uma lentidão absurda. Nunca cheguei a pesquisar ou ir mais afundo, porém, acredito fielmente que sim. O @Detetive Virtual de SSDs pode lhe responder com exatidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@math3 No caso dos HDs, se passar de 80% o windows não consegue mais fazer a desfragmentação, e isso deixa ele cada vez mais lento, sem falar que o windows não consegue reservar espaço para o arquivo de paginação ou hibernação, deixando o PC mais lento pra ligar.

 

No caso do SSD a lentidão é porque com o SSD cheio a controladora não consegue rodar o TRIM, nem consegue usar o cache SLC para acelerar gravações. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta lentidão ocorre por diversos fatores.

Um dos principais é que... como SSDs armazenam dados em Blocos que são organizados em múltiplas páginas (geralmente 16 KiB), quando o SSD tem cada vez menos espaço livre fica mais difícil o gerenciamento destes blocos. Pois imagine um Bloco que tenha 4 páginas de 4 KiB (apenas um exemplo), como o SSD faz processos de gravação por blocos, caso você queira apenas gravar ou atualizar o dado de apenas uma página, ele precisa mover as 3 outras páginas para outro bloco para então gravar o dado que você queira menos os que existiam. Por isso que temos o espaço de Over-provisioning. QUe auxilia com isso deixando uma certa quantidade de espaço LBA fora do alcance do usuário como disponível para organização de Blocos.

 

Outro fator que influencia nisto também, mas que depende muito de SSD para SSD é o pseudo-SLC Caching... que dependendo de como foi implementado ao ficar cheio deixa o SSD lento por realizar gravações nas NANDs muito lento e até mesmo em latêntias de escrita/leitura.

Pois Além do fato do pSLC Cache poder estar cheio ele através do TRIM e Garbage Collection consegue se recuperar um pouco do seu espaço mas ai vai da eficiência do controlador e seu firmware em fazer o processo de recuperação. Bons SSDs conseguem recuperar vários GB com apenas alguns segundos em Idle. Alguns levam várias horas.

 

Para vocês terem uma ideia, uma NAND Flash Micron B27B por exemplo tem em média um tPROG que é o tempo médio de gravação de uma página de 880us (micro segundos) isso operando em TLC, em pSLC ela consegue cair para perto dos 200us o que é insanamente mais rápida. O que pode ainda piorar a situação é se o SSD possui um volume de pSLC Cache dinâmico e os Dies estão em processo de data-folding, onde como o usuário excedeu o volume de pSLC Cache, as NANDs estão reprogramando os DIES de volta para TLC porém ainda estão sendo feita gravações.... o que faz com que sua velocidade e sua latência caia muito e suba demais (respectivamente)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!