Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu posso fazer XPM com a minha config?


Posts recomendados

Comprei um kit de processador com placa-mãe mas comprei as memoria separadas e só depois que vi que o mais "seguro" é compra o kit completo que provavelmente já vai esta tudo testado.
O kit é o seguinte:

                     Kabum
placa-mãe - GIGABYTE A520M DS3H
Processador - AMD Ryzen 5 5600X
                    Terabyte
2x Memória DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB, 3600MHZ

Já tudo instalado e funcionando tranquilo, mas as minha memórias RAM estão com MHz abaixo de 3600 e depois de dar uma pesquisada eu vi que existe uma opção na BIOS chamado de XMP que pode "corrigir esse problema", eu posso fazer isso com essa config ?
image.thumb.png.5b256534429c5cd1e06bd2eebca24378.png

image.thumb.png.f277e43ece9fb6fecf65126c43ecfe4d.png

image.thumb.png.546ab2aa1fde5d43b56a38739c951348.png2124034877_MinhaBios.thumb.jpg.10c89f52596c01b04790ae79af2a2030.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Nicollas Lott disse:

@Fuzion200 Eu ativei, li pouco sobre e existem casos raros de  PCs que dão tela azul aleatoriamente depois que ativa o XPM mas acaso isso acontece é só diminuir de novo vou atualizar esse tópico depois de 1 semana de teste. Obrigado

XMP pode ficar instável sim, mas isso é simples de resolver. Teste o PC com ele ligado, observe no CPU-Z se pegou a frequência máxima da sua memória, rode um teste de stress por alguns minutos como o do Aida64 Extreme. Se tudo rodar sem problemas, mantenha ele ligado assim. Se tiver instabilidade (tela azul, travamento, etc.) então volte na BIOS e aumente a tensão de operação das memórias em 0,05 V. Só isso já deverá resolver.

 

Obs.: durante o teste de stress desses programas o windows vai dar umas pequenas congeladas, é normal. Nunca rode nenhum programa durante esse tipo de teste e mantenha a janela do programa em primeiro plano, de olho sempre nas temperaturas e com o cursor do mouse sobre o botão STOP para clicar se necessário. O teste não precisa passar de 10 minutos (desnecessário estressar o PC além disso) e a temperatura máxima ideal para CPU e GPU é de até 80°. Se passar dessa temperatura nos diga até onde chegou e conversamos sobre correções no seu arrefecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

17 horas atrás, WOZ Dods disse:

"...a temperatura máxima ideal para CPU e GPU é de até 80°. Se passar dessa temperatura nos diga até onde chegou e conversamos sobre correções no seu arrefecimento."

@WOZ Dods Hoje estava calor e eu estava jogando Lost Ark com tudo no alto e monitorei a temperatura da CPU e chegou a bater 84°C a 87°C não travou nem nada mas acho melhor eu comprar mais 1 cooler pra tirar o ar, porque só tenho 1 cooler e ele joga o ar para dentro.
Ainda não pesquisei muito sobre mas pelo pouco que pesquisei a opção seria essa aqui:
Ventilador Viper Black Akasa 12cm Alto Desempenho S-flow PWM 4 pinos 1900RPM AK-FN065
Vou dar mas uma lida ver uns vídeo mas aceito recomendações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nicollas Lott Mediano, mas caro. É mais interessante ter várias ventoinhas medianas para gerar menos ruído do que ter uma ou duas super potentes. As que recomendo hoje são a XPG Vento e a Deepcool Xfan. O ideal para PC gamer é pelo menos quatro ventoinhas, duas jogando ar para dentro no painel frontal, uma atrás e uma em cima jogando ar para fora como nas imagens abaixo. Compre também um FH-04 para conectar as ventoinhas à placa-mãe. Lojas boas para comprar são Kabum, Terabyteshop e Pichau, então pesquise nas três.

 

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Nicollas Lott Mediano, mas caro. É mais interessante ter várias ventoinhas medianas para gerar menos ruído do que ter uma ou duas super potentes. As que recomendo hoje são a XPG Vento e a Deepcool Xfan. O ideal para PC gamer é pelo menos quatro ventoinhas, duas jogando ar para dentro no painel frontal, uma atrás e uma em cima jogando ar para fora como nas imagens abaixo. Compre também um FH-04 para conectar as ventoinhas à placa-mãe. Lojas boas para comprar são Kabum, Terabyteshop e Pichau, então pesquise nas três.

 

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

@WOZ Dods Meu gabinete atual é esse Gabinete NOX PAX ATX, USB 3.0 FAN de 12cm Iluminação de LED Vermelho - NXPAXR ele pode colocar 2 Frontal, 2 Lateral de 120mm e 1 na Traseira de 80mm. E depois de umas pesquisas eu encontrei que ter a fonte na parte de cima só aumenta a temperatura o ideal seria ela ficar em baixo e ter os cooler tirando o ar quente em cima (Igual esta na foto que você mostrou) então estou pensando em troca o gabinete.
To pensando nesse aqui Gabinete Gamer Rise Mode Z3 Glass, Lateral em Vidro Fumê, Preto - RM-Z03-03-FB 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Nicollas Lott disse:

Meu gabinete atual é esse Gabinete NOX PAX ATX, USB 3.0 FAN de 12cm Iluminação de LED Vermelho - NXPAXR ele pode colocar 2 Frontal, 2 Lateral de 120mm e 1 na Traseira de 80mm.

Muito tempo que não vejo desses dinossauros. A NOX dá umas de andar para trás que eu fico pasmo. Eu colocaria os dois da frente, o de trás e mais um na lateral, mais embaixo. Os dois da frente como admissão, os demais como exaustão.

7 minutos atrás, Nicollas Lott disse:

E depois de umas pesquisas eu encontrei que ter a fonte na parte de cima só aumenta a temperatura o ideal seria ela ficar em baixo e ter os cooler tirando o ar quente em cima (Igual esta na foto que você mostrou) então estou pensando em troca o gabinete.

Ah, a fonte ainda é em cima? Realmente sáurio... Nesse caso poderia colocar o lateral como admissão para equilibrar tudo. Teria, no final, um fluxo ligeiramente positivo. 

12 minutos atrás, Nicollas Lott disse:

Este não acho bom pela marca, que é uma marca de componentes baratos e pouco duráveis. Recomendo o Silverstone Fara R1 e o Aerocool Hive. Todos da lista abaixo preenchem os mesmos requisitos. As marcas de coolers/gabinetes/ventoinhas que recomendo são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, XPG, BE QUIET!, Silverstone, Noctua, Arctic, Lian Li, XPG, NZXT e Scythe.

  • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool 215 - 166/370 - 3F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    SilverStone Fara R1 Pro - 165/322mm - 4F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

Para ser bom um gabinete tem que ter fonte embaixo, frente em mesh, filtragem na frente, embaixo e em cima, lateral de vidro (não de acrílico) e se possível bom cable management (dá para sobreviver sem). Sempre observe se ele suporta a quantidade de drives que você precisa, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Depois de pesquisar mais descobri que o cooler box que vem junto com Ryzen 5 5600X não consegue suporta a temperatura, então ja estou pensando num gabinete que tenha suporte para water cooler para um upgrade futuro e depois de ver uns vídeos do  SilverStone eu me interessei bastante no gabinete, mas eu tenho ideia ZERO do espaço que um water cooler precisa e como diferenciar um ruim pra um bom ou você acha que um Air cooler já seria uma solução boa ? Aceito recomendações. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nicollas Lott Não recomendo WC. No geral você gasta mais, tem um produto menos durável e nem sempre terá algo de maior desempenho (na maioria dos casos, inclusive, terá menos desempenho pelo mesmo valor).

 

A menos que esteja comparando um WC de 1400 reais com um air cooler de 300, geralmente o air cooler sairá na vantagem. Recomendo um Scythe Kotesu Mark II se quiser algo bom e barato, um Scythe Fuma 2 se quiser algo top sem gastar demais, mas se não tiver limite de orçamento aí já vale a pena procurar Noctua. Claro que mesmo o Deepcool Gammaxx 400 V2 mais simples dá conta desse processador com tranquilidade. As opções mais caras que citei tem a vantagem de reduzir mais a temperatura e causar menor ruído, mas fica a seu critério.

 

Além desses coolers que citei, qualquer um dos abaixo será mais que suficiente para manter sua CPU rodando fria, indo então do seu gosto pessoal e compatibilidade do gabinete, que suporta coolers de até 165 mm de altura.

  • CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool Gammaxx 400 V2 - 155mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Ninja 5 - 155 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Esses são só alguns, tem muitos outros bons no mercado. Sobre os problemas de WCs, veja este vídeo: Why you shouldn't water cool your PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!