Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A  MSI B450M Pro-M2 Max suporta até 2667MHz de RAM, quero colocar uma memoria de 8GB mas olhando os preços, as de 3000MHz está mais barata que as de 2666MHz. Olhei nas especificações da placa no site da fabricante mas não consegui encontrar essa informação, colocar a 3000MHz vai funcionar? A vida útil pode diminuir?

Postado

Olá boa noite

Até meu conhecimento aceita, mas ira rodar na frequência máxima suportada (2667mhz) 

Tenho uma ECS Elitegroup 350 AM4 e a frequência máxima também é 2667 mas fiz testes com memórias de 3200mhz da XPG e funcionou normalmente

Sobre a vida útil não sei lhe informar, mas *ACREDITO* que não irá diminuir

Postado

"A frequência depende de até quanto a placa-mãe aceita, depois de quanto é a frequência do processador pois se a do processador for menor que a memória, os dois irão rodar na menor possível."

Aqui no Clube do Hardware achei alguns tópicos sobre essa questão e foi de onde retirei esta frase:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1118148-posso-usar-uma-memoria-ram-com-a-frequencia-maior-q-o-limite-da-placa-mãe/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1451788-da-problema-se-eu-colocar-frequencia-maior-do-que-um-processador-suporta/

1 minuto atrás, RS Faria disse:

@brunom8

Pode usar sem problema.. Inclusive, você pode usar o XMP/DOCP da placa e usar a RAM em 3000 MHz, sem muito problema..

Sim, verdade

Isso se consegue sem muita dificuldade, acredito que no DOCP seja mais fácil 

Postado
1 hora atrás, brunom8 disse:

A  MSI B450M Pro-M2 Max suporta até 2667MHz de RAM, quero colocar uma memoria de 8GB mas olhando os preços, as de 3000MHz está mais barata que as de 2666MHz. Olhei nas especificações da placa no site da fabricante mas não consegui encontrar essa informação, colocar a 3000MHz vai funcionar? A vida útil pode diminuir?

Pode ser que funcione, mas só opere a no máximo 2667MHZ por causa da limitação de hardware na motherboard. Quanto a vida útil não sei informar.

Postado

A frequência de 2667MHz se refere ao máximo suportado para o padrão JEDEC, o padrão XMP/DOCP funciona como se fosse um overclock, então dá para ultrapassar o limite JEDEC, desde que o processador também aguente operar com uma frequência maior. As memórias de 3000MHz ou mais que são vendidas hoje todas funcionam nessas frequências apenas via XMP/DOCP. O controlador de memórias fica dentro do processador, processadores mais novos possuem controladores melhores que suportam maiores frequências. A função da placa-mãe é apenas intermediar a comunicação entre o controlador no processador e a memória RAM conectada no seu slot, então a qualidade do circuito que faz essa intermediação pode interferir no potêncial de overclock, mas isso começa a ser um problema apenas em frequências muito altas. As maior parte das B450 conseguem funcionar bem com frequências entre 3000-3600MHz, algumas até mais, mas isso também depende do tipo de processador usado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...