Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor configuração do roteador MESH?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Senhores, boa tarde.

 

Possuo roteador MESH com uma unidade principal e uma unidade satélite e ele permite ser configurado como rotador e ponto de acesso. Qual das configurações é o ideal haja vista que o possuo internet da CLARO de 500Mega e com o celular próximo da unidade MESH principal pego a velocidade 400Mega, mas perto da unidade satélite a velocidade raramente chega a 200Mega mesmo com o sinal wi-Fi 5G com intensidade alta. 

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Abs.

Eduardo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O mesh é um recurso que faz o roaming, então ele determina qual o melhor ponto de acesso e transfere para o próximo, semelhante ao que ocorre com celular.

 

Quando o mesh é sem cabo, ele usa esse meio para retransmitir pacotes, desta forma a banda sempre se reduz a metade.

Quando conectado o mesh com cabo, não existe limitação de retransmissão, mas nem todos os aparelhos possibilitam este tipo de configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dwatashi, boa noite.

Incialmente obrigado pelo retorno, mas você não respondeu a minha pergunta que foi qual a melhor configuração da rede MESH, como roteador ou ponto de acesso?

Qual delas obtenho maior velocidade na unidade satélite?

Desde já, muito obrigado.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conectando os satélites com cabo você consegue maior velocidade na ponta, mas se você tem uma rede MESH depende do produto.

 

Porque alguns permitem configurar o MESH usando o cabo, então você tem a mesma rede wireless (nome, senha) e quando você sai de um cômodo onde o sinal do roteador A estava bom e entra onde o sinal C é melhor, o sistema faz a transição e você nem sabe disso.

 

Porque deve entender que o MESH não é apenas criar uma rede "estendida wireless", mas existe uma comunicação entres os nós que pode ser via wireless ou pelo cabo.

 

Se você opta por usar roteador principal e depois APs não tem um MESH, porque a comunicação entre eles existe no âmbito de internet, mas não no serviço de roaming por exemplo. Quando se usa roteador e depois APs, geralmente não se pode usar o mesmo nome de rede wireless, porque o roteador A (citado no exemplo acima) não sabe que você está indo em direção ao C (e transfere sua conexão para ele).

Então você teria que ou perder a conexão e ele se reconectaria ao C por estar próximo, ou  a conexão fica lenta, você força uma reconexão ele reconecta ao C.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O meu parelho MESH é o Deco M4 da TP-Link que pode ser configurado tanto com roteador ou como ponto de acesso.

Tenho internet da CLARO Virtua de 500Mb e a unidade principal está conectada diretamente ao modem da NET via cabo. Aa unidade satélite está conectada à unidade principal via Wi-Fi que embora indique o sinal no máximo,  a minha velocidade não passa de 170Mb.

A minha dúvida é em qual das configurações (como roteador ou como ponto de acesso) conseguirei maior velocidade na unidade satélite.

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, tem que ser cabeada e seu equipamento tem que ser bom tanto na taxa de transmissão e recepção entre os equipamentos, se fosse WIFI 6 com tecnologias AX com banda de 160 MHz, e o seu equipamento for compatível, melhor ainda. Bem tem um vídeo bom que o uma pessoa fez testes com XIAOMI AX 6000 e foi muito bom o resultado.

 

 

Observação: Não era para pegar tão baixa perto do roteador e velocidade ser tão pouco tem coisa errado aí, tem que ser o mais próximo do valor, caso contrario. peça para alguém com um celular com tecnologia compatível nas TX E RX e refaça os teste.

 

Observação 2: Cabo sempre será será melhor do que wifi.

 

Observação 3: faça mais teste de velocidade usando o iperf o gerador de trafego

 

https://brainwork.com.br/2010/06/21/testando-a-rede-com-o-iperf-gerador-de-trfego/ 

 

Observação 4: veja se sua banda do DECO M4, está em 80 MHz em 5.0GHz.

 

Observação 5: Parece que sua infraestrutura de cabo par metálico no site da Claro mostra isso, não é fibra totalmente, caso queira mudar de provedor, está aqui o site

 

https://melhorescolha.com/internet-banda-larga/?gclid=CjwKCAiAjoeRBhAJEiwAYY3nDHXxa_Cksqeb-Z5tCYmvDBbykzkwQcOgAqzP0sGXyS9T-wzP9r1RjhoCZgAQAvD_BwE 

 

Local onde eu vi sobre isso: site: https://claro-assine.com/?aspid=bfb6cd7ee45b3d37d394a0ed5ec8a30c&v=af&adw_campaignid=13530536831&adw_creative=527847034069&adw_keyword=net virtua&adw_adgroupid=124555229518&adw_targetid=kwd-2494323506&adw_matchtype=p&adw_network=g&adw_device=c&adw_devicemodel=&adw_creative=527847034069&adw_placement=&adw_target=&adw_adposition=&gclid=CjwKCAiAjoeRBhAJEiwAYY3nDObE-J1XlUIgNulGXnUauHExreCQVw1uFJ0obnNHcvn1IpFlds97SRoCNhUQAvD_BwE 

 

aqui a resposta lá no final você encontra:

 

"A rede não é composta integralmente por fibra ótica. O trecho final de conexão é composto por cabos coaxiais" 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP
Em 07/07/2022 às 20:23, Caio.viniciius disse:

''Observação 4: veja se sua banda do DECO M4, está em 80 MHz em 5.0GHz.''

 

Boa noite amigos. Infelizmente não é possível mudal o canal do roteador Deco M4. Quando digito o ip e acesso, não aparece opção ''wireless''. Esse mesch escolhe banda aleatoria. 

Exatamente por isso que resolvi não usar mais esse roteador e como a NET teve que trocar o meu modem por motivo de defeito, o modem que foi colocado é muito bom e tem o sinal Wi-Fi bem forte. Aproveitei uma promoção da NET e instalei um ponto Ultra, ou seja, o técnico passou um cabo de rede para um outro ponto aqui em casa e fiquei com a opção de conectar o notebook pelo Wi-Fi ou usar cabo de rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde, amigos. Acho que minha dúvida cabe no mesmo assunto do colega. Tenho um TP Link M4 como principal conectado ao model Claro, que fica na sala e coloquei 2 E4, 1 em cada quarto. Um deles fica próximo ao M4, porém o segundo E4 fica mais distante do M4, estando mais próximo do outro E4, mas mesmo assim a fonte de sinal continua sendo o M4 que fica na sala, que obviamente fica com o sinal muito mais fraco. Não achei nenhuma forma contornar isso. O entendimento é esse mesmo? Todos os roteadores se conectam ao principal? O meu modo de operação esta como Roteador. Será que eu deveria alterar para ponto de acesso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!