Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 1600AF segura o desempenho da RX 6600XT?


Posts recomendados

Recentemente adquiri uma nova placa de vídeo (RX 6600XT), instalei tudo bonitinho, formatei o PC, instalei os drivers etc. (Windows 11)

Em comparação a minha ultima placa de vídeo (GTX 1660 SUPER), sinto que perdi desempenho. 

Fico acompanhando o FPS nos jogos e lá consta que a placa não chega nem á bater 99%, porém o FPS da uma oscilada (Abaixo de 60FPS) em locais com mais informações em jogos razoavelmente leve para essa configuração.

Acredito fortemente que possa ser o gargalo da CPU. 

 

Sekiro, Warzone, God Of War e New World são os jogos que senti que perdi bastante desempenho. Na configuração anterior, a 1660 super operava em 99% na maioria dos casos e sempre mantinha uma taxa de 60fps. 

OBS (Com a nova placa é nítido que na maiorias dos jogos, houve um aumento de FPS significante, porém não esta entregando o máximo de desempenho)

 

Agora com essa placa, os FPS se mantem em 60FPS, porém da uma oscilada/sturing na maioria dos locais.

 

 

Config:

CPU: R5 1600AF

GPU: RX 6600 XT

Mboard: B450M Gaming/BR - ASUS

RAM: 2x 8 2666Mhz

Fonte Gamemax 500W 80 Plus Bronze

 

Gostaria de saber se isso é comum? Já que o processador não tem a capacidade de empurrar a placa no seu máximo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, TabordaTY disse:

Recentemente adquiri uma nova placa de vídeo (RX 6600XT), instalei tudo bonitinho, formatei o PC, instalei os drivers etc. (Windows 11)

Windows 11 é buggado e faz perder desempenho em alguns casos, não use. Coloque o 10 mesmo e veja se resolve.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TabordaTY A atualização de BIOS Agesa 1.2.0.5 está causando problemas de desempenho em CPUs AMD. Se estiver usando ela terá problemas, especialmente por que ela não é indicada para CPUs de primeira e segunda gerações, mas também por causa dessa versão específica.

 

Concordo com o @Imakuni , W11 ainda é muito bugado. Se quiser continuar tentando então use o DDU e reinstale o driver de vídeo, desligue o afterburner (use o console do jogo para mostrar FPS se quiser mesmo acompanhar) e verifique suas temperaturas para ver se não há throttling. Quando cansar, volte para o 10.

 

@EDrosso Nirvana Discordo dessa solução. Modo Alto Desempenho antigamente, anos atrás, era usado justamente como fix para CPUs AMD, mas hoje se o driver de chipset estiver corretamente instalado vai aparecer a opção "Ryzen Balanced" que é sempre a mais indicada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente atualizei a BIOS utilizando os drivers do fabricante da Mboard para atualizar pro Windows11. Fiz o Downgrade de volta pro Win10 agora, espero que de bom dessa vez, pois estou pensando seriamente em comprar um processador superior.

 

A proposito, sabe qual processador ideal para essa placa? (RX6600XT) e dependendo do processador, qual up de fonte devo fazer? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TabordaTY disse:

A proposito, sabe qual processador ideal para essa placa? (RX6600XT) e dependendo do processador, qual up de fonte devo fazer? 

Um Ryzen 5 3600 segura ela com folga. Até um 3300X seguraria bem, mas como ambos sumiram do mercado e custam mais do que valem quando aparecem, recomendo o 5600X ou, se o orçamento estiver apertado demais, o 5600G. Sua MB é compatível com ambos, mas requer update de BIOS usando sua CPU atual antes de conseguir usar. Só não faça isso antes de ter a nova CPU na mão, pois pode parar de aceitar o 1600 depois do update. Por fim, use a versão de BIOS Agesa 1.2.0.4, não a .5, pois esta tem dado problemas.

 

Sobre fonte, não confio nas gamemax. Não sei do projeto ou da qualidade de fabricação, menos ainda dos resultados de testes de proteções e filtragem. Para mim é o mesmo que falar que sua fonte é de marca desconhecida. A potência dela está correta, mas se ela for mal filtrada ou não tiver proteções adequadas, pode deixar passar anomalias elétricas e lhe trazer diversos prejuízos com o tempo. Já vi pessoas com fontes de má qualidade trocarem o PC inteiro por componentes queimarem prematuramente sem entenderem que a fonte estava matando um por um. A economia na fonte nesse caso foi o pior dos negócios.

Se quer continuar usando ela pesquise sobre reviews e testes dela. Eu não uso nem recomendo mais fontes que não passaram bem em testes reais.

 

Uma fonte que recomendo hoje e custa pouco é a Seasonic Core gold 500W da terabyteshop. Diretamente abaixo dela hoje você encontra a XPG Pylon, que custa basicamente o mesmo pela versão de 650W. O único problema da Pylon é que a garantia é menor (apenas 3 anos) e a qualidade dos componentes é um pouco inferior, além de consumir mais.

 

No teste do Teclab do modelo de 500W dessa linha os resultados foram relativamente normais. Padrão de qualidade razoável ao que tudo indica, mas o teste foi mais leve e simples também. Não chegaram a testar proteções pelo menos até onde vi: https://www.youtube.com/watch?v=Pg_Pwv07FEM

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!