Ir ao conteúdo

qual a diferença entre disco sólido m2 e o outro tambem solido que é quadrado

Ir à solução Resolvido por Gabriel Torres,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Desculpem a pergunta estranha. É que não encontrei um nome específico para o SSD solido que não é m2 e que pode ser colocado no mesmo slot (?) onde esta o HD. Se for colocar o m2 preciso abrir o pc, mas posso optar por colocar um SSD, que chamei de quadrado, que cabe justamente no mesmo espaço que esta o HD, cujo acesso é por uma tampa que tem no fundo do samsumg book e30.

Mas não sei como escolher entre um e outro, o m2 ou o que posso instalar no lugar do HD?

• Administrador
  • Solução
Postado

@amalyn A diferença é a interface. M.2 usa normalmente PCI Express e o outro que você menciona usa a interface de HD, chamada SATA, que é teoricamente mais lenta (você só perceberá diferença de desempenho ao usar unidades de alto desempenho). Se o seu computador tiver slot M.2, é melhor comprar um SSD para este slot. Use SSD do tipo SATA apenas se o seu computador não tiver slot M.2.

Mais informações:

Postado

Diferença tá no conector e no tamanho físico de resto o desempenho na prática é praticamente igual. Só irá ter diferença caso você copie muitos arquivos grandes aí sim o M2 é bem mais rápido que o SATA.

O M2 esquenta mais principalmente embaixo da placa de vídeo e também é mais frágil do que o SATA então na minha opinião prefiro o SATA mesmo.

Postado

@Gabriel Torres lendo seu artigo vi que o SSD M.2 pode ter várias interfarces. Não consigo descobrir qual interface usar. Minha placa-mãe é modelo NP550XCJ-KT1BR (U3E1). Já procurei e não acho a especificação da interfaces possiveis, e nem de altura e de largura tambem. 

ps: artigo muito legal o seu

Postado

M.2 pode ser tanto SATA como NVMe, já o SATA tradicional que usa conector SATA da sua placa-mãe só pode ser SATA. Se você comprar um disco M.2 SATA, a performance vai ser a mesma de se usar um SSD SATA (o que você chama de quadradinho), apenas é mais fácil de instalar e ocupa menos espaço. Se você trabalha profissionalmente com computador e usa muitos arquivos (compilação de projetos grandes, banco de dados, etc), você pode ter ganho de performance usando M.2 NVMe (não o sata). Se for apenas para jogar, a diferença vai ser imperceptível de um NVMe para SSD sata.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...