Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal,

Estou querendo ''instalar'' o USBLockit no meu pendrive porém preciso primeiro formatar para FAT32. O problema é, vi essa info que está no print + algumas pessoas reclamando que depois que ''instalou'' o USBLockit no pendrive FAT32 o pendrive corrompeu.
Essa info de até 4GB é real ? Meu pendrive tem 16GB e como é a primeira vez que estou fazendo isso não quero correr o risco de corromper.

xzxzxz.png

Postado

FAT32 só comporta 4GB.

Pode corromper, sim. Acontece. Daí, não sei como fazer para destrancar. Eu jamais confiaria nisso.

Postado
37 minutos atrás, KeyaruYT disse:

@Diego_JR Ao menos os meus são todos fat32 e nunca tive problemas.

Mas você usa em um pendrive com mais de 4GB ?

10 minutos atrás, Joao.C.Jr disse:

O FAT não tem journal entao pode corromper arquivos se não for desmontado com segurança. É melhor usar NTFS.

Mas no caso só pode corromper os arquivos dentro, não o pendrive né ? 

8 minutos atrás, Lucsp disse:

FAT32 só comporta 4GB.

Pode corromper, sim. Acontece. Daí, não sei como fazer para destrancar. Eu jamais confiaria nisso.

Mas o pendrive também ou só os arquivos ?

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Diego_JR disse:

xzxzxz.png

Quem escreveu isso? FAT32 suporta arquivos de no máximo 4 GB. O tamanho do volume é limitado artificialmente pela interface gráfica do Windows em 32 GB, porém suporta com ampla compatibilidade até 2 TB. Tais sistemas são apelidados de "Large FAT32" e podem ser criados pela linha de comando com o diskpart (parece que limita em 1 TB, a conferir) ou usando ferramentas de terceiros, como o Rufus.

A limitação artificial de 32 GB do Windows faz sentido, pois acima disso é recomendável exFAT, que está cada vez mais popular e não tem a limitação de 4 GB por arquivo. Possui hoje em dia bom suporte no Linux, Android e macOS. Aparelhos velhos e/ou porcarias costumam não suportar, entretanto.

NTFS em pendrives baratos em geral é horrível, pois o desempenho deles deixa muito a desejar. Daí soma o overhead do journal e piora mais ainda. Num pendrive rápido (existe isso?) talvez dê para aturar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Lucsp disse:

A Wikipédia está dizendo que o volume pode ter até 16TB.

https://en.wikipedia.org/wiki/FAT32#Maximal_sizes

Com setores de 4 KB. Dispositivos 4K native (4Kn) ainda não são muito populares: por enquanto, só alguns HDDs e SSDs. Pendrives expõem setores de 512 bytes.

Contudo, para dispositivos desse tamanho (> 2 TB), FAT32 não tem escalabilidade necessária. Não sendo importante ampla compatibilidade, exFAT quase sempre é melhor escolha comparado com FAT32 -- exceto em dispositivos pequenos ou com alguma finalidade específica (que inicialize MS-DOS ou algo do gênero).

Postado
Em 08/03/2022 às 17:20, Marcos FRM disse:

Quem escreveu isso? FAT32 suporta arquivos de no máximo 4 GB. O tamanho do volume é limitado artificialmente pela interface gráfica do Windows em 32 GB, porém suporta com ampla compatibilidade até 2 TB. Tais sistemas são apelidados de "Large FAT32" e podem ser criados pela linha de comando com o diskpart (parece que limita em 1 TB, a conferir) ou usando ferramentas de terceiros, como o Rufus.

Eu estava pesquisando antes de criar esse tópico e vi essa informação, como já havia visto algumas reclamações do USBLockit que estava corrompendo arquivos/pendrive eu queria saber se fazia algum sentido.

Então no caso eu posso mudar o formato para FAT32 e colocar meus arquivos e não corro risco deles corromperem ? Comprei um pendrive da Sandisk na Kabum, é de 16GB e está funcionando corretamente.

Postado

Qualquer mídia pode se corromper. Nada é garantido ou absoluto.

Pelo que eu entendi, você vai trancar o computador e usar o pendrive como chave, né? OK. E se o pendrive corromper, como fica? Você teria que ter pelo menos dois pendrives capazes de destrancar. E eu ainda acho que dois é pouco. Como disse antes, jamais confiaria nisso.

Eu uso um sistema de criptografia que até permite o uso de um arquivo como chave (em pendrive ou outro lugar, tanto faz), mas também permite uso de senha. Se o arquivo falhar ou for perdido, eu posso abrir com senha. O seu sistema permite isso? É preciso pensar nessas coisas porque, se você perder a chave, perde os arquivos.

Postado

@Lucsp Na verdade eu quero apenas colocar o USBLockit no pendrive para gerar um PIN que eu apenas consiga acessar o que tem nele.
Como eu disse, eu vi algumas pessoas comentando que fizeram isso, mudaram o formato para FAT32 e depois de um tempo os arquivos que lá estavam se corromperam ou o próprio pendrive deu problema( pode até ser mentira mas é muita coincidência ter esse relatos em locais diferentes.)
Eu sei que é possível os arquivos se corromperem no pendrive ''normalmente'', a minha dúvida é se fazendo isso aumenta a chance de isso acontecer de alguma forma.

• Membro VIP
Postado

Um sistema de arquivos com journal, como o NTFS, é mais robusto, às custas de lentidão adicional com a péssima qualidade média dos pendrives atuais. Como o @Lucsp disse, nada é garantido. Nada impede que uma porta USB assassina, de algum computador de terceiros, frite-o... 🥴

• Membro VIP
Postado

Use pendrive de marca confiável, tenho kingston, ADATA e Sandisk originais com uns 10 anos e funcionam bem.

Você pode usar o exFAT também, mas para este fim tanto faz. (O exFAT permite arquivos maiores que 4GB)

Esse sistema não permite usar mais de um pendrive? Por exemplo, ter um de backup?

Postado
17 horas atrás, Diego_JR disse:

Eu sei que é possível os arquivos se corromperem no pendrive ''normalmente'', a minha dúvida é se fazendo isso aumenta a chance de isso acontecer de alguma forma.

Bom, minha experiencia com pendrives:

Usei vários, desde de marca até pendrive genérico(tipo de brindes).

Um desses pendrive genéricos antigos sofreu um "acidente", ficou na máquina de lavar, sequei e ele funciona até hj.

Alguns pendrive sandisk que comprei em uma oferta do Carrefour (há 8 anos atrás) deram problema do nada.

Outros pendrive kingston deu problema em alguns e outros não.

Moral da história: não guarde dados críticos em um pendrive, além do mais, como são móveis, é fácil perder e tem muitas peças para dar problema.

Atualmente alguns sistemas de segurança (tipo norton, etc)oferecem "cofres" virtuais. Não sei se é fiável, mas pelo menos tem onde reclamar.

Quanto ao sistema de formatação  FAT32: nada a ver, só se o aplicativo não for compatível. 

FAT32 é nativo desde o DOS.

Postado
3 horas atrás, dwatashi disse:

Use pendrive de marca confiável, tenho kingston, ADATA e Sandisk originais com uns 10 anos e funcionam bem.

Você pode usar o exFAT também, mas para este fim tanto faz. (O exFAT permite arquivos maiores que 4GB)

Esse sistema não permite usar mais de um pendrive? Por exemplo, ter um de backup?

Como o pendrive está no formato NTFS, quando você executa o programa dentro do pendrive ele aparece essa mensagem em anexo. Vou formatar ele para exFAT então.

zzzzz.png

1 hora atrás, PedraX disse:

Quanto ao sistema de formatação  FAT32: nada a ver, só se o aplicativo não for compatível. 

FAT32 é nativo desde o DOS.

Isso mesmo, ele não é compatível, vou formatar em exFAT então.

• 2 semanas depois...
Postado

@Joao.C.Jr Então, hoje mesmo o Pendrive não abriu mais nada que eu tinha salvo dentro dele, mesmo com 99% do total dele livre o sistema não deixava salvar nada dentro dele alegando que ''não tinha espaço suficiente''. Formatei ele para o formato original e voltou a funcionar normal, agora consigo colar as coisas lá dentro.

Pelo visto as pessoas que eu havia dito que disseram que tiveram problema no pendrive estavam certas, sorte que eu apenas tinha coisas ''sem valor'' se não tinha perdido tudo.

Ele realmente perdeu tudo que estava salvo e não funcionava mais até eu formatar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!