Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de distribuição Linux leve e bonita


João Neuberger
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Ola galera, estou enjoado do Windows e estou querendo migrar para o linux.

Estou procurando por uma distro bonita e com ótimo desempenho, e claro com um consumo de ram baixo (não digo usar 10% de ram, mas usando menos que 40% ta otimo kkk).

Preciso também que nessa distro eu consiga instalar o Office, e que de certo, pois esses dias tentei instalar o 2016 no Mint com o Wine e o PoL e ele ficava todo lerdo e travado.

 

Se vocês tiverem recomendações pode ir mandando aqui que irei olhando, distros que eu me recuso: ubuntu, mint, deepin.

 

Meu hardware:

Notebook ASUS, 8gb de RAM, Ryzen 5 3500u, SSD 256gb, APU Vega 8 2GB (puxando da ram)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Distro "bonita" é um conceito muito subjetivo. Quando alguém diz "bonita", eu logo suponho que seja um desktop todo cheio de fru-frus. Eu detesto essas coisas, acho que enjoam em 5 minutos e consomem recursos desnecessariamente. O meu Linux parece configurado por um monge franciscano.

 

Deixando de lado a minha rabugice, o que realmente interessa a você é saber que, quanto mais fru-frus, pior o desempenho. Mas essa máquina que você tem aí roda qualquer coisa. Nenhum Linux vai ficar mais lento nela só por causa dos fru-frus. Então, instale o que você quiser, o que você achar bonito. Não vai ter problema.

 

Ah, você teve problema com o Office. Mas qual deles? Você usou um "genérico" tipo Libre Office ou usou o Office da Microsoft? Se for o da Microsoft, que eu saiba, não roda bem no Wine mesmo. Vamos ver o que diz o próprio Wine:

 

https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=34964

 

Dois usuários de Ubuntu relataram padrão "Ouro". Não é mau, mas o ideal é Platina. Outros relataram padrão Prata e Lixo.

 

Tem outra página de resultados aqui:

 

https://appdb.winehq.org/objectManager.php?iId=34941&sClass=version

 

Piorou.

 

Mais uma:

 

https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=33762

 

Vários relatos de problemas. É encrenca.

 

Eu nem gosto do Libre Office, acho ele mal feito, mas é uma opção melhor do que usar MS Office. Pelo menos, funciona ainda que seja inferior.

 

Conclusão: eu não sei o que recomendar para você. Quem recomendou também não sabe, essa é a verdade. O que você quer mesmo é rodar um programa que não foi feito para Linux. Nós até temos o luxo de poder usar programas de Windows em muitos casos (o contrário não existe), mas você escolheu um caso dos mais complicados. Às vezes, um programa de Windows não roda, e nós temos que nos conformar com isso. Você diz que se recusa a usar Ubuntu, Mint e Deepin. OK. É um começo. Quando eu era iniciante, instalei pelo menos uma dúzia de distros. Essa fase durou um ano e meio. Daí, eu escolhi uma, mas dois anos depois eu escolhi outra, e um ano depois eu passei para outra e estou com ela há uns 15 anos. Linux é escolha. Windows é tudo igual. Linux, não. E ninguém pode escolher por você. Você tem que experimentar até decidir que está satisfeito. Para alguns, isso é um presente dos céus. Para outros, é uma desgraça. Muita gente no mundo odeia liberdade e ter que escolher.

 

Mas tenho uma dica para você, que leu até aqui. Ubuntu e Debian são as distros que mais têm pacotes. Com elas, você sempre tem mais chance de encontrar o programa que está procurando. De resto, a escolha se resume a qual AMBIENTE GRÁFICO você quer usar. KDE, Gnome, Openbox, Wmaker, Enlightenment, XFCE, IceWM, Ratpoison, FVWM2, etc. Citei aí cerca de um terço das possibilidades. Você vai ter que testar e ver se gosta. Procure no Google Images, pela cara você tem uma ideia se vai gostar ou não. Alguns dos que eu citei são bem toscos na instalação padrão, mas você pode modificar até dizer chega.

 

Linux é isso: sempre uma aventura. Bem-vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucsp Bah cara, me ajudou de montão!!

Eu tinha instalado o ElementaryOS porém não curti a interface dele e o pior, fiquei sem driver wifi kkkk.

Tentei instalar o Debian porém não sei se baixei corretamente, ao instalar ele depois de instalar fiquei sem interface grafica, apenas comandos. Até achei estranho pela iso ser 300mb. Conseguiria me passar um link correto para baixar? Ou o debian não é um sistema em si e apenas a linguagem dele? Achei interessante a interface e justamente o debian por ter uma maior gama de apps e pacotes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, João Neuberger disse:

@Lucsp Bah cara, me ajudou de montão!!

Eu tinha instalado o ElementaryOS porém não curti a interface dele e o pior, fiquei sem driver wifi kkkk.

Tentei instalar o Debian porém não sei se baixei corretamente, ao instalar ele depois de instalar fiquei sem interface grafica, apenas comandos. Até achei estranho pela iso ser 300mb. Conseguiria me passar um link correto para baixar? Ou o debian não é um sistema em si e apenas a linguagem dele? Achei interessante a interface e justamente o debian por ter uma maior gama de apps e pacotes.

Veja esse tópico:

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!