Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a versão do PCIe da placa-mãe B450M DS3H?


Posts recomendados

Olá a todos! Pretendo comprar um SSD NVMe, mas estrou com dificuldades em entender qual a versão de PCIe a minha placa-mãe suporta. Tenho uma B450M DS3H, que no site da fabricante não deixa isso muito claro. Na seção de "Interface de Armazenamento" diz o seguinte: 

Citação

1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2242/2260/2280/22110 SATA and PCIe x4/x2* SSD support)
* Actual support may vary by CPU.
* Supports only M.2 SATA SSDs when using an AMD Athlon™-series/ 7th Gen. A-series or Athlon™ X4 APU.

 

No primeiro asterisco ele diz que o processador PODE influenciar no suporte, mas isso não quer dizer que depende exclusivamente disso, certo?

 

Meu processador é um AMD Ryzen 5 3600 que no site do produto deixa claro que a versão do PCIe se trata da 4.0 (16x). Não faz muito sentido pra mim que o suporte da placa-mãe dependa completamente da CPU.

Já dei uma procurada e tive dificuldades em entender essa questão. Sei que parece bobagem, mas não quero comprar um produto que eu não vou aproveitar a capacidade total.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Vinícius Elias disse:

Sei que parece bobagem, mas não quero comprar um produto que eu não vou aproveitar a capacidade total.

Bom, tenho péssimas notícias pra te dar então..

 

Olha, não surta com isso não pois, na sua experiência do dia-a-dia, isso vai influenciar MUITO pouco.. B450, pois limitação da AMD, opera em PCI 3.0 mas, de novo, desencana com isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius Elias as placas B450 suportam apenas PCI-Express 3.0, pois é um chipset já um pouco antigo. Importante ressaltar também que o suporte a SSDs M.2 NVMe só acontece com processadores da linha Ryzen, processadores Athlon/A-séries só funcionam com SSDs M.2 SATA. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, RS Faria disse:

Bom, tenho péssimas notícias pra te dar então..

 

Olha, não surta com isso não pois, na sua experiência do dia-a-dia, isso vai influenciar MUITO pouco.. B450, pois limitação da AMD, opera em PCI 3.0 mas, de novo, desencana com isso..

 

@RS Faria Poxa que bom, porque eu vi vários videos no Youtube em que deixam mais complexo do que é. Então na pratica tanto faz a versão que eu comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Vinícius Elias disse:

Poxa que bom, porque eu vi vários videos no Youtube em que deixam mais complexo do que é. Então na pratica tanto faz a versão que eu comprar?

Bom, em TEORIA, PCI 4.0 vai oferecer mais banda e maiores velocidades de transferência.. Na prática, vida REAL, coisa muda de figura..

 

https://youtu.be/4YoRKQy-UO4

 

https://youtu.be/COofLeqk_tM

 

CLARO, isso HOJE, 2022.. Pode ser que, num futuro próximo, coisas mudem mas, eu não preocuparia com isso não.. A imensa maioria vendida hoje, será PCI 3.0 x4.. Foque em um bom SSD, com bons reviews, com tamanho e preço decentes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 19/03/2022 às 16:28, RS Faria disse:

Bom, em TEORIA, PCI 4.0 vai oferecer mais banda e maiores velocidades de transferência.. Na prática, vida REAL, coisa muda de figura..

 

https://youtu.be/4YoRKQy-UO4

 

https://youtu.be/COofLeqk_tM

 

CLARO, isso HOJE, 2022.. Pode ser que, num futuro próximo, coisas mudem mas, eu não preocuparia com isso não.. A imensa maioria vendida hoje, será PCI 3.0 x4.. Foque em um bom SSD, com bons reviews, com tamanho e preço decentes..

A placa-mãe que pretendo comprar é a mesma da citada a cima, e estou procurando um SSD para mim, porém estou em dúvida entre pegar o pcle 3.0 ou 4.0

Estou interessado no Kingston nv2 de 1tb que está com um preço bem acessível, porém estou com medo da placa não reconhecer por ser 4.0 

Devo me preocupar com isso?? o que eu posso fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!