Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! vou dividir meu problema em partes, espero facilitar a compreensão.

*experiência*

o pc (desktop) funciona normal em todas as funções e sem anomalias. Chega de noite, coloco pra suspender ao invés de desligar e vou dormir. Após aproximadamente 5 horas, acordo, clico no teclado para sair da suspensão e nada acontece. Clico no botão power do gabinete e nada acontece também. Não há nenhum bipe, luz do gabinete, rotação de fan, literalmente nada, é como se estivesse fora da tomada. Fico tentando por horas e nada acontece até que do nada, ele liga quando aperto o botão power e funciona como se nada tivesse acontecido inclusive mostrando tudo que deixei aberto quando suspendi mesmo que eu tenha tirado totalmente da tomada, o que faz menos sentido ainda pra mim. Durante o dia, se suspendo ele, ele liga normalmente tanto pelo teclado quanto pelo botão power.

*o que já tentei*

->tirei a fonte e testei usando o clipe nos cabos pretos/verde e funciona normalmente.

->testei aterramento e tensão das tomadas, filtro de linha e estabilizador tentando ligar o pc direto na tomada ou filtro ou estabilizador, nada muda.

->pensei ser o botão power com mau contato/defeito mas isso não explica por que o teclado não funciona durante a suspensão e por que aleatoriamente o botão power volta a funcionar horas depois (posso estar errado)

->pensei ser algo de BIOS ou configuração do pc mas se fosse, ao menos daria algum vídeo da BIOS/giraria algum fan, mesmo que não entrasse no sistema (posso estar errado).

->tentei desconectar cada cabo do pc internamente e reconectar, sem sucesso.

->a única luz que liga é a que fica na entrada do cabo de rede, uma luz laranja.

->de vez o computador da telas azuis de erro, se for relevante mas sempre com códigos variados.

->é a quarta vez que acontece em um período de 4 meses.

*especificações*

placa de vídeo: rx 570 8gb

placa-mãe: placa-mãe ASUS Prime A320M-K/BR, Chipset A320, AMD AM4

processador: Processador AMD Ryzen 5 3400G 3.7GHz

SDD: SSD Kingston A400, 240GB

HD: 1tb seagate

Ram: Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB 3000MHz (2 pentes desse)

sistema operacional: windows 11 (não sei dizer a versão exata mas atualizei ontem e não está no canal dev)

drivers estão atualizados utilizando o driverbooster gratuito.

Por favor, estou fritando os neurônios pois nunca vi nada parecido, é como se o computador tivesse vontade própria e preciso dele pra home office/jogos/estudo

Postado

@Gabriel Torres acabei de fazer os passos acima sem resultados. 

Na pagina 2, tudo confere, ponto a ponto.

Na pagina 3, fiz todos os passos como instruido e em nenhuma das etapas funcionou ou deu sinal de vida (nem mesmo com a chave de fenda.)

Na pagina 4, minha placa-mãe aparentemente não tem isso, seja a palavra cmos ou o plugue que deve ser curto circuitado.

na pagina 5 e 6, já fiz a limpeza.

nada funciona mas notei que além da luz do cabo de rede ligar em laranja, uma das luzes do gabinete, logo na frente, fica piscando mas apenas ela.

para quem estiver lendo isso: 

vi algumas threads aqui no forum sobre problemas com umidade e pensando bem, creio ser uma possibilidade. Aqui o problema só ocorre em época de chuva intensa como agora, moro em natal RN onde além de chuvoso nessa época do ano é quente, o que leva a evaporação. Outro ponto é que meu pc está no quarto que está do lado do quintal onde tem grama e mato alto, fora que costumo trabalhar com a janela aberta. Acreditam que possa estar relacionado?

• Membro VIP
Postado

@Gabriel5414 Bom dia, bem vindo ao fórum

Um dica, não utilize programas para fazer atualização de driver do windows.

Faça isso no "modo raiz", identifique o modelo da placa-mãe, entre no site do fabricante e faça o downloads por lá.

Nas opções de energia do windows como está?

A BIOS da placa-mãe está atualizada?

4.jpg

Entre na BIOS e procure opção que liga o computador pelo teclado.

maxresdefault.jpg

• Solução
Postado

uma boa noite a todos!

descobri qual era o problema: minha placa-mãe é uma A320m/k com processador Ryzen. Essas placas possuem cristais que, caso a umidade do ambiente chegue a cima de 60%, eles param de funcionar e o computador não ira ligar. É um problema cronico dessas placas e outras também da amd de acordo com o que pesquisei. A solução foi esquentar o gabinete aberto com um secador de cabelo por 45 segundos e assim, ele voltou a funcionar. Não pretendo mais desligar o pc mas no futuro vou tentar procurar uma placa sem cristais e também fazer uma gambiarra que achei. Seguem dois videos que foram de grande valor pra mim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!