Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Como baixar achar novas bibliotecas e no DEV C++


Johny1711
Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

  • Solução
1 hora atrás, Johny1711 disse:

Qual site bom pra baixar qualquer biblioteca pra o DEV C++?

Procuro no Google encontro nada correto

 

Não existe tal site. E Dev-C++ não é assim um bom IDE.

 

O maior repositório de códigos que existe provavelmente é o GitHub, hoje da Microsoft. De lá você pode baixar de tudo. Mas não há uma organização, um super-catálogo. Não por acaso o GTK+ está lá

 

Para usar qualquer biblioteca no Dev-C++ apenas encontre o código, baixe e compile. Depois configure os diretórios no Dev-C++ para que ele encontre os #include e para o linker encontrar os códigos. Talvez ache mais fácil se criar uma biblioteca sua primeiro para entender o mecanismo, mas basicamente é preencher um formulário. Pode usar varáveis de ambiente também. E está explicado na documentação do IDE.

 

Instalação com um click e catálogo você pode conseguir com algo como um package manager. Para C++ o mais simples pode ser usar o vcpkg da Microsoft. Que funciona em Windows, Linux e Mac e tem no catálogo o GTK+, o Qt, o WxWidgets, o SDL e mais de 1500 outros pacotes. Para Linux o pacman pode ser o equivalente mas não sei dizer se roda fora do Linux/MAC

 

Pode ser simples se usar o Visual Studio porque aí ele faz tudo sozinho mesmo, já que a integração com o vcpkg é automática. E se tiver noções básicas de uso do CMake facilita mais ainda porque esse é praticamente o padrão de distribuição de bibliotecas, no lugar dos antigos makefiles

 

No caso do GTK+ a documentação explica como compilar os fontes e instalar tudo. De todo modo a documentação lá sugere usar o Chocolatey como gerenciador de pacotes

 

Choco
We recommend using Chocolately as a package manager in Windows.

To install it, open PowerShell as an administrator, then execute:

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString\
('https://community.chocolatey.org/install.ps1'))

 

O '\' eu coloquei aqui apenas

 

Isso está em https://github.com/wingtk/gvsbuild

 

 

 

 

 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usaria o Code Blocks, bem parecido e já vem com projeto para GTK+ incluso. Se quer manter o Dev-Cpp (na época que eu fazia faculdade já era velho ele rs), pode tentar instalar os dev packs dele, que estão bem desatualizados, achei este: https://sourceforge.net/projects/devpaks/files/gtk%2B/gtk%2B 2.6.9/

 

Mas sinceramente, se você não é obrigado a usar o gtk, eu procuraria outra alternativa, só de tentar criar o projeto minha cabeça deu tela azul rs, tá certo que estou gripado hoje, mas não achei nada simples.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dudaskank disse:

Eu usaria o Code Blocks, bem parecido e já vem com projeto para GTK+ incluso. Se quer manter o Dev-Cpp (na época que eu fazia faculdade já era velho ele rs), pode tentar instalar os dev packs dele, que estão bem desatualizados, achei este: https://sourceforge.net/projects/devpaks/files/gtk%2B/gtk%2B 2.6.9/

 

Mas sinceramente, se você não é obrigado a usar o gtk, eu procuraria outra alternativa, só de tentar criar o projeto minha cabeça deu tela azul rs, tá certo que estou gripado hoje, mas não achei nada simples

 

Acho que todos esses frameworks tem praticamente o mesmo paradigma, mas se vai usar C o GTK+ é a escolha normal. É bem desenvolvido, constantemente atualizado, multiplataforma e grátis.

 

Provavelmente a escolha comum hoje seria o Qt para escrever interfaces, mas usando C++. Isso para quem não se importa com o licenciamento esquisito dele. Para quem se importa a opção pode ser wxWidgets, uma boa escolha porque é multi-plataforma mas gera código nativo, e é claramente open source.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!