Ir ao conteúdo

C Como baixar achar novas bibliotecas e no DEV C++

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado
1 hora atrás, Johny1711 disse:

Boa tarde amigos,

Como faço para encontrar novas bibliotecas em linguagem C e como instalo no DEV C++?

pra que usar o dev c++? Tanta coisa melhor por aí...

• Curtir 2
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Johny1711 disse:

Qual site bom pra baixar qualquer biblioteca pra o DEV C++?

Procuro no Google encontro nada correto

Não existe tal site. E Dev-C++ não é assim um bom IDE.

O maior repositório de códigos que existe provavelmente é o GitHub, hoje da Microsoft. De lá você pode baixar de tudo. Mas não há uma organização, um super-catálogo. Não por acaso o GTK+ está lá

Para usar qualquer biblioteca no Dev-C++ apenas encontre o código, baixe e compile. Depois configure os diretórios no Dev-C++ para que ele encontre os #include e para o linker encontrar os códigos. Talvez ache mais fácil se criar uma biblioteca sua primeiro para entender o mecanismo, mas basicamente é preencher um formulário. Pode usar varáveis de ambiente também. E está explicado na documentação do IDE.

Instalação com um click e catálogo você pode conseguir com algo como um package manager. Para C++ o mais simples pode ser usar o vcpkg da Microsoft. Que funciona em Windows, Linux e Mac e tem no catálogo o GTK+, o Qt, o WxWidgets, o SDL e mais de 1500 outros pacotes. Para Linux o pacman pode ser o equivalente mas não sei dizer se roda fora do Linux/MAC

Pode ser simples se usar o Visual Studio porque aí ele faz tudo sozinho mesmo, já que a integração com o vcpkg é automática. E se tiver noções básicas de uso do CMake facilita mais ainda porque esse é praticamente o padrão de distribuição de bibliotecas, no lugar dos antigos makefiles

No caso do GTK+ a documentação explica como compilar os fontes e instalar tudo. De todo modo a documentação lá sugere usar o Chocolatey como gerenciador de pacotes

Choco
We recommend using Chocolately as a package manager in Windows.

To install it, open PowerShell as an administrator, then execute:

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString\
('https://community.chocolatey.org/install.ps1'))

O '\' eu coloquei aqui apenas

Isso está em https://github.com/wingtk/gvsbuild

• Obrigado 2
Postado

Eu usaria o Code Blocks, bem parecido e já vem com projeto para GTK+ incluso. Se quer manter o Dev-Cpp (na época que eu fazia faculdade já era velho ele rs), pode tentar instalar os dev packs dele, que estão bem desatualizados, achei este: https://sourceforge.net/projects/devpaks/files/gtk%2B/gtk%2B 2.6.9/

Mas sinceramente, se você não é obrigado a usar o gtk, eu procuraria outra alternativa, só de tentar criar o projeto minha cabeça deu tela azul rs, tá certo que estou gripado hoje, mas não achei nada simples.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, dudaskank disse:

Eu usaria o Code Blocks, bem parecido e já vem com projeto para GTK+ incluso. Se quer manter o Dev-Cpp (na época que eu fazia faculdade já era velho ele rs), pode tentar instalar os dev packs dele, que estão bem desatualizados, achei este: https://sourceforge.net/projects/devpaks/files/gtk%2B/gtk%2B 2.6.9/

Mas sinceramente, se você não é obrigado a usar o gtk, eu procuraria outra alternativa, só de tentar criar o projeto minha cabeça deu tela azul rs, tá certo que estou gripado hoje, mas não achei nada simples

Acho que todos esses frameworks tem praticamente o mesmo paradigma, mas se vai usar C o GTK+ é a escolha normal. É bem desenvolvido, constantemente atualizado, multiplataforma e grátis.

Provavelmente a escolha comum hoje seria o Qt para escrever interfaces, mas usando C++. Isso para quem não se importa com o licenciamento esquisito dele. Para quem se importa a opção pode ser wxWidgets, uma boa escolha porque é multi-plataforma mas gera código nativo, e é claramente open source.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!