Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de Upgrade - Placa de Vídeo e placa-mãe


Posts recomendados

Estou pensando em fazer um upgrade no meu pc que atualmente está assim:

 

Processador: Ryzen 5 1600x

Cooler: MasterAir MA410P
Placa de vídeo: GTX 1060 6GB ASUS
Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-GAMING 3

Memória: 4x8GB 3000Mhz

NVMe: 512GB

HD: HD 2TB

SSD: 250GB e 1TB

Fonte: Sharkoon 650W 80 Plus Bronze Semi Modular

 

A principio o que eu andei pesquisando foi um o processador Ryzen 7 5800x que minha placa-mãe diz ter suporte e uma RTX 3060 ti, esta ideia é a partir do pensamento que não precisaria fazer upgrade na placa-mãe e nem na fonte

Ja a outra ideia era pegar o Intel Core 5 12600k com uma placa-mãe nova, que custaria mais de 3000 reais esses dois em comparação que o Ryzen 7 5800x está por 2000 e não precisaria de uma nova placa-mãe, mas gostaria da opinião de vocês se é necessário trocar ou não essa placa-mãe para pegar esse Ryzen já que é uma placa-mãe bem "fraca" comparada as atuais. caso tenha que ir de core 5 12600k a placa de vídeo teria que ser uma 2060 ou 3050 que são 1000 reais mais baratas que a 3060 ti, uso o computador para jogar e programar, gosto mais de jogos competivos e prezo pela taxa de quadros altas proximo a 144fps, já para programar imagino que o 5800x seria melhor por ter mais núcleos de performance que o intel que tem 6 de performance e outros 4 de economia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Messias Medeiros disse:

A principio o que eu andei pesquisando foi um o processador Ryzen 7 5800x que minha placa-mãe diz ter suporte e uma RTX 3060 ti, esta ideia é a partir do pensamento que não precisaria fazer upgrade na placa-mãe e nem na fonte

Sim... mas não compre o 5800x que é dinheiro jogado fora, pegue o 5700x que é mais barato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Akimoto238 disse:

@Messias Medeiros Creio que seria melhor você pegar algum Ryzen 7 3700x, para não forçar tanto sua placa-mãe e pegar a RTX 3060 Ti. 
Trocar de plataforma parece gastar dinheiro demais sem necessidade. 

Outra possibilidade é sair do Ryzen 5 1600x para o 5600x.

 

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Sim... mas não compre o 5800x que é dinheiro jogado fora, pegue o 5700x que é mais barato.

 

Entendi, no resumo é melhor continuar com a placa-mãe e pegar a RTX 3060 ti, já que a placa-mãe dá conta de pelo menos um 5600x ou 5700x no caso né, pesquisei aqui sobre eles e pelo lado do 5600x ele é bem mais barato da para encontrar por 1450 reais agora, já o 5700x realmente vale mais a pena que o 5800x tem consumo de energia menor, é mais barato e o desempenho é praticamente o mesmo, mas é 300 reais mais caro que o 5600x, como o 5600x é um hexa-core igual o meu 1600x que as vezes sinto que falta processamento para manter varios aplicativos aberto estou imaginando que o 5700x seja melhor por ser octa-core, sobre o 3700x não achei facilmente ainda onde comprar ele por um preço que faça sentido comparado as outras duas opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Messias Medeiros Ryzen 7 não faz diferença pra jogos, a única coisa que melhor desempenho é a mudança geracional, pois os jogos não se aproveitam de processadores octa-core, e SMT tem pouco efeito também. Sair de um 1600X para um 5600 já seria um salto enorme. O Ryzen 5 5600 está já em pré-venda, preço bastante interessante e com mesmo desempenho do 5600X: 

 

https://www.kabum.com.br/produto/320798/processador-amd-Ryzen-5-5600-cache-35mb-3-7ghz-4-4ghz-max-turbo-am4-sem-vídeo-100-100000927box

 

EDIT: Lembrando que em multi-tarefas um Ryzen 5 5000 equivale a um Ryzen 7 3000, então você não tem que se preocupar com falta de desempenho multi-tarefas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, FoxBlack disse:

Já que estás planejando um upgrade, já pensou em trocar essa fonte ?

 

Fonte Xpg Reactor

você acha necessária a troca da fonte? já estou com essa a 3 anos e meio e antes estava com uma corsair de 500w que deu problema.

29 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Messias Medeiros Ryzen 7 não faz diferença pra jogos, a única coisa que melhor desempenho é a mudança geracional, pois os jogos não se aproveitam de processadores octa-core, e SMT tem pouco efeito também. Sair de um 1600X para um 5600 já seria um salto enorme. O Ryzen 5 5600 está já em pré-venda, preço bastante interessante e com mesmo desempenho do 5600X: 

 

https://www.kabum.com.br/produto/320798/processador-amd-Ryzen-5-5600-cache-35mb-3-7ghz-4-4ghz-max-turbo-am4-sem-vídeo-100-100000927box

 

EDIT: Lembrando que em multi-tarefas um Ryzen 5 5000 equivale a um Ryzen 7 3000, então você não tem que se preocupar com falta de desempenho multi-tarefas.

a questão mesmo na troca de processador é para o desempenho em multi-tarefas mesmo, pois é comum estar com 3,4 programas de programação rodando ao mesmo tempo e dar umas travadas em algum momento, tambem quando estou jogando por exemplo warzone e preciso minimizar o jogo no lobby mesmo e ir pesquisar algo no google e da umas travadas de uns 5 segundos quando deixo o gerenciador de tarefas aberto para ver o uso da cpu mostra lá quase 100% de uso nesses casos, para a questão de jogar o upgrade na placa de vídeo creio que já soluciona o problema por agora, mas esse 5600 já esta disponivel para entrega ou tem que esperar terminar a pré-venda ainda? o preço dele é muito se o não interferir no desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Messias Medeiros disse:

Entendi, no resumo é melhor continuar com a placa-mãe e pegar a RTX 3060 ti, já que a placa-mãe dá conta de pelo menos um 5600x ou 5700x no caso né, pesquisei aqui sobre eles e pelo lado do 5600x ele é bem mais barato da para encontrar por 1450 reais agora, já o 5700x realmente vale mais a pena que o 5800x tem consumo de energia menor, é mais barato e o desempenho é praticamente o mesmo

Se você controlar a tensão e o clock (como deveria), o 5700 e o 5800x são o mesmo processador. Nenhum dos dois é melhor que o outro em desempenho depois que você ajusta manualmente.

 

40 minutos atrás, Messias Medeiros disse:

mas é 300 reais mais caro que o 5600x, como o 5600x é um hexa-core igual o meu 1600x que as vezes sinto que falta processamento para manter varios aplicativos aberto estou imaginando que o 5700x seja melhor por ser octa-core, sobre o 3700x não achei facilmente ainda onde comprar ele por um preço que faça sentido comparado as outras duas opções.

Se você quiser pagar mais barato, não é o 5600x que você compra, é o 5600 (de ~1260R$) ou o 5500 (~1000).

 

Particularmente, você já está com um 1600x, que é até que bem capaz. E vai pegar uma 3060ti. Com 32gb de RAM. Então vá no 5700x mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Messias Medeiros disse:

a questão mesmo na troca de processador é para o desempenho em multi-tarefas mesmo, pois é comum estar com 3,4 programas de programação rodando ao mesmo tempo e dar umas travadas em algum momento, tambem quando estou jogando por exemplo warzone e preciso minimizar o jogo no lobby mesmo e ir pesquisar algo no google e da umas travadas de uns 5 segundos quando deixo o gerenciador de tarefas aberto para ver o uso da cpu mostra lá quase 100% de uso nesses casos, para a questão de jogar o upgrade na placa de vídeo creio que já soluciona o problema por agora, mas esse 5600 já esta disponivel para entrega ou tem que esperar terminar a pré-venda ainda? o preço dele é muito se o não interferir no desempenho.

O ganho de desempenho entre um Ryzen 5 3600 e um Ryzen 5 5600 (uma geração) é praticamente o mesmo que teve entre o 1600 e o 3600 (duas gerações), você pode esperar uns 55-60% a mais de desempenho em geral nessa troca (1600X para 5600). Mas a escolha final é sua, não faça nada que leve você a se arrepender depois, se tiver grana pra tancar o 5700X, vá nele, mas essa diferença de valor entre os processadores é melhor investida em placa de vídeo. Na Kabum ele ainda está em pré-venda, na Terabyte já tem pronta entrega:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20788/processador-amd-Ryzen-5-5600-35ghz-44ghz-turbo-6-cores-12-threads-cooler-wraith-stealth-am4-100-100000927box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!