Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Qual a melhor maneira, para um usuário doméstico ou para quem trabalha em home office, garantir que os dados importantes dos discos rígidos ou SSD não sejam perdidos com o tempo ou por algum incidente?

Deixe eu explicar melhor o "problema": Sou autodidata na área de eletrônica e programação e salvo no meu PC todo material (vídeos, cursos, artigos, capturas de telas, etc.) que é relevante para mim, assim como todo material que eu mesmo crio durantes meus estudos. Acontece que, além do risco de queima do disco pelos mais variados motivos (raio, surto de energia, falha elétrica em algum componente do PC, quedas de energia, acidentes mecânicos, etc.), ou mesmo de algum furto, há também a questão de que o HD ou SSD pode começar a corromper dados com o tempo, seja por causa do tempo de uso, seja por algum defeito de fabricação. Soma-se a isso o risco de eu apagar permanentemente (sem querer) algum arquivo importante para mim.

Diante de tudo isso, busco uma opção interessante de fazer um backup confiável dos meus arquivos. Alguém tem alguma dica para me dar? Não gostaria de usar o backup em nuvem por enquanto pois, como meus arquivos importantes passam dos 500Gb e estão sempre aumentando de tamanho, eu teria que pagar uma mensalidade muito cara de tal serviço e, no momento, não tenho condições para isso (mas tenho alguns HDs parados aqui, que podem servir para backup).

Atualmente eu apenas conecto um HD na USB do computador, de tempos em tempos, e apago todos os dados deste HD que foi conectado e faço uma nova cópia de todos os meus arquivos importantes e atualizados novamente nele. Faço isso em 2 discos externos que tenho, assim, garanto que terei o tempo todo pelo menos 1 disco desconectado do PC e fora da energia. Assim, mesmo no caso de uma falha de energia no momento do backup, continuo com pelo menos 1 disco de backup intacto. Faço assim, "formatando" o disco e copiando as pastas manualmente, pois estou constantemente renomeando arquivos e alterando a estrutura das pastas, então uma cópia "incremental" não funcionaria para mim, pois deixaria muita coisa duplicada e bagunçada no disco de backup... Além disso, já presenciei algumas fotos bem antigas que foram corrompidas no meu HD atual, já em backups mais antigos elas ainda estão acessíveis (não corrompidas). Por isso há uma falha grave neste meu método atual de backup: o fato de que se algum arquivo no meu HD em uso atual se corromper, eu estarei substituindo um arquivo bom do disco de backup por este arquivo corrompido e aí perderei o arquivo para sempre... Há algum jeito de contornar este problema? Existe alguma técnica ou algum programa de backup que compare os arquivos com mesmo nome, em busca de encontrar algum arquivo corrompido e, assim, manter sempre apenas o arquivo bom em ambos os discos? A ideia é ter redundâncias e um sistema que jamais substitua um arquivo bom por um arquivo corrompido, mas não faço ideia de como fazer isso...

Já ouvi falar do RAID 1, mas nunca usei nem o estudei a fundo. Será que nesse sistema, se um arquivo se corromper em um dos discos, ele também não será copiado (corrompido) para o outro disco e assim se perderá de vez, ficando corrompido nos 2 discos? A mesma dúvida vale para o backup na nuvem (tipo Dropbox, por exemplo): se um arquivo se corromper no meu PC, creio que ele será atualizado na nuvem, passando a ficar corrompido lá também e assim eu perderia o arquivo de vez... Algumas nuvens até guardam um backup das alterações dos arquivos por algum tempo, mas se eu não perceber esta corrupção a tempo, acho que de nada adiantaria pois, após 1 ano sem acessar o arquivo, por exemplo, o backup das alterações na nuvem já terá sido excluído e eu terei perdido meus arquivos que se corromperam... E em casos como o meu, onde o volume de arquivos é muito grande, fica inviável checar manualmente e individualmente se algum arquivo foi corrompido, toda vez, antes de realizar cada novo backup. Seria preciso alguma ferramenta automatizada para fazer essa checagem de arquivos corrompidos.

Está complicado encontrar uma solução realmente eficiente contra perdas de arquivos por corrupção dos mesmos. Se alguém puder ajudar e dar alguma dica...

Postado

Texto bem grande mas entendi a sua preocupação, bom tem varias soluçoes para esses problemas

a primeira delas é você verificar seu processador, memoria ram, HD, SSD, placa-mãe , se estão com algum dano fisico mesmo pois falando sinceramente é bem raro de um arquivo corromper assim e não ter salvação alem do mais é raro ficar dando tantos problemas como corromper varias e varias vezes(sim pode corromper por qeuda de energia ou pc desligar e coisas assim mas pelo que me lembro o win 10 recupera esses arquivos)

você pode fazer um sistema de dois backups exemplo ter dois hds e deixar o backupr do dia 04/04/2022 ai quando for fazer dia 05/04/2022 você usa o outro HD, ai o do dia 06/04/ você usa o primeiro de novo mas sempre é bom verificar assim que passa os arquivos para saber se estão corrompidos. 

outra solução é você usar programa de recuperação de arquivos corrompidos Recuva, o EaseUS e o Recoverit

Lembrando estou dando minha opinião e minha experiencia no assunto.

Postado
3 horas atrás, CaioAlucard disse:

você pode fazer um sistema de dois backups exemplo ter dois hds e deixar o backupr do dia 04/04/2022 ai quando for fazer dia 05/04/2022 você usa o outro HD, ai o do dia 06/04/ você usa o primeiro de novo mas sempre é bom verificar assim que passa os arquivos para saber se estão corrompidos. 

Eu já uso esse sistema com 2 discos de backup e é justamente esta minha preocupação: como identificar um arquivo corrompido recentemente no meu HD atual ANTES de eu efetuar um novo backup por cima do backup antigo? Pois acredito que dependendo a parte do arquivo que foi corrompida, nem o Windows nem programas de terceiros conseguiriam identificar tais arquivos. Tenho mais de 15 anos de arquivos no meu HD, que foi sendo passado de HD para HD, de micro para micro, ao longo dos anos, então é natural ter algum arquivo antigo que se corrompeu nesse processo e, mesmo arquivos recentes podem vir a se corromper, não é algo tão raro assim (o próprio Windows pode corromper arquivos devido algum erro em sua programação - já aconteceu e a MS já lançou atualização para corrigir, mas nada impede de acontecer novamente). Todo mundo está sujeito à ter algum arquivo corrompido ao longo da vida, a questão não é como evitar a corrupção (impossível), mas sim como detectá-la a tempo de conseguir recuperar seu arquivo através de um backup antigo, antes de acabar substituindo ele e perdendo o arquivo de vez.

• Membro VIP
Postado

As sugestões são:

1. Use algum programa para gerenciar o backup, em vez de efetuar uma cópia. Porque o principal foco seria um erro no disco principal que se replica na cópia. Então nas ferramentas, se ele verifica data e tamanho iguais, ele não sobreescreve. (Porque o problema em alguns casos é ao acessar os blocos do arquivo e não suas informações para identificação)
  2. Se tem algum arquivo que tem várias modificações durante o tempo, como uma base de dados por exemplo, é bom procurar um backup que salve versões. Assim ele salva versões do mesmo arquivo (nome, localização). E caso você encontre algum erro consegue retornar versões anteriores no backup.
  3. O RAID 1 de forma resumida, faz o seguinte se um dos discos espelhados um arquivo se corrompeu (disco ruim), se for algo pequeno ele faz uma verificação e geralmente não replica o erro, já que verifica os blocos e naquele que não conseguiu ler ele descarta, mantendo o arquivo integro. Mas lembrar que arquivos podem ficar corrompidos por fatores externos ao armazenamento, vírus, programas com problemas, etc. Nesse caso se abriu e salvou o arquivo com problema, corrompido o RAID 1 replica o problema em ambos.
  • Curtir 1
Postado

@dwatashi Obrigado pelas dicas!

Só mais uma dúvida: Quando você diz que um programa que gerencie o backup copiaria apenas os arquivos que foram modificados, você se refere à uma cópia do tipo "incremental", correto? Pois, como estou sempre estudando e atualizando arquivos e pastas, muitas vezes vou renomeando algumas pastas e nomes de arquivos, e outras vezes movo os arquivos de lugar, para buscar deixá-los cada vez mais acessíveis quando eu buscar por eles. Nesse caso, ao realizar um novo backup esse 'programa gerenciador' entenderia essas modificações e excluiria os arquivos obsoletos no meu disco de backup, deixando o disco de backup exatamente igual ao meu disco atual? Pois meu receio é que se eu usar um programa para gerenciar o backup (ao invés de "formatar" o disco de backup e copiar tudo do zero a cada backup como venho fazendo), o disco de backup possa ficar com arquivos e pastas duplicadas (pois foram renomeadas ou movidas por mim no meu disco atual). Isso que eu queria evitar, pois se isso acontecer, o disco de backup ficará muito desorganizado.

Além disso, caso meu HD atual queime, eu posso simplesmente conectar meu disco de backup no PC e já sair usando normalmente ou os backups que o programa gerenciador fez são salvos como um arquivo único, ao invés de serem copiados exatamente como estão no disco original (como pastas e arquivos normais), sendo necessário outro disco para restaurá-lo?

• Membro VIP
Postado

@Rodrigo RDA se modifica muito os locais de arquivo se utilizar algum gerenciador de backup vai ter cópias de arquivos em locais diferentes, se usar o método incremental. È que penso também no tempo de execução de backup, por exemplo no passado as mídias de backup eram mais lentas, então para reduzir o tempo era sempre feito incremental semanal e trimestral um completo.

No caso é bom repensar em como gerencia os arquivos, eu por exemplo crio uma pasta com o ano e tudo que modifico no ano geralmente está lá. Muitas vezes tem cópias de arquivos em versões diferentes, mas sei que tudo o que modifiquei no ano deve estar na pasta. Desta forma facilita a busca do backup, reduz o tempo de backup para a pasta do ano, etc.

As minhas recomendações são usar um backup automático em nuvem (Google Drive, onedrive, etc) e offline em intervalos mensais por exemplo. (eu confesso que depois de usar backup em nuvem, faço um backup offline trimestral mais ou menos)

Dependendo de como está seu armazenamento é possível trocar o HD defeituoso pelo backup e retornar o uso, no meu caso eu consigo acessar os arquivos, mas nem tudo funciona corretamente porque ele perde parte dos links de sistema. Pra facilitar o processo acima, uso o sistema de links pra ele entender que a pasta "documentos" por exemplo está em outro armazenamento em vez do SSD do SO.

• Curtir 1
Postado

Uma abordagem que eu usaria seria 2 discos em rad1, com cópias de sombra agendadas no disco. Se eu tentasse acessar um arquivo aparentemente corrompido, tentaria consultá-lo em uma das cópias de sombra. Em alguma delas ele estaria íntegro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!