Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Fonte nova.


Posts recomendados

Opa! Bom dia, Boa tarde, Boa noite meu povo. Pois então ultimamente eu tenho tido uns pequenos problemas com o meu computador em que Sempre que eu abria um Jogo pesado que necessitasse muito da minha placa de vídeo integrada (Eu uso um Athlon 3000g) meu PC simplesmente Reiniciava do nada, Eu fiz algumas pesquisas e dei uma conversada com meu Técnico (Eu mesmo e um Amigo de uma loja de Computadores e Informática) e Descobri que a minha querida Fonte estava ***** no pau, A coitada já tá velha demais para suportar um Setup de entrada básico como o meu e precisava ser Trocada (Eu uso uma Fonte genérica de 200W que era do meu PC antigo já vai fazer uns 2 anos) Então eu veio aqui pedir pra vocês uma recomendação de Fonte para eu comprar.

 

Eu já tenho uma Ideia de que fonte Comprar que no caso seria a Fonte Pichau Nindus 500W mas eu queria Ler uma recomendação de vocês aqui do Clube do Hardware só para ter certeza.

Meu setup:
placa-mãe: Gigabyte GA-A320M-S2H
Processador: Athlon 3000G
memória RAM: 2x 8GB 2666 GHz DDR4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, TFZera disse:

Orçamento? No máximo uns 400 - 500 reais porque eu sou Estudante e tal.

Com esse valor dá pra pegar uma fonte legal já. Por menos de 400 tem a XPG Pylon 550W recomendada pelo colega ali em cima, muito bom custo-benefício. Por pouquinho mais de 500 você pegaria a Super Flower LEGION GX PRO 550W, essa é uma fonte bem mais robusta para durar vários anos:

 

LEGION GX PRO 550W: https://www.terabyteshop.com.br/produto/17808/fonte-super-flower-legion-gx-pro-550w-80-plus-gold-pfc-ativo-semi-modular-sf-550p14xe

 

Pylon 550W: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15882/fonte-xpg-pylon-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-75260162

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem à noite afastei o gabinete do PC, deu um estalo, uma faísca na tomada de entrada da fonte - aquela que fica na parte de trás do computador - e o computador desligou na hora.

 

Hoje abri e reparei que a tomada está meio que solta na caixa da fonte, meio com um jogo... não está firme. Seguindo uns vídeos de Youtube, retirei a fonte e fiz um teste, conectando o cabo verde a um dos pretos, e... nada.

 

Trata-se de um Dell Optiplex 7010 quase padrão, e a fonte "morta" é Dell B275AM-00 275W. Não uso games, creio que nem placa de vídeo daquelas especiais tem. Nesse PC uso Internet, VLC, eventualmente uma planilha, um editor de texto... A única coisa que tem a mais no hardware é um segundo HD de 500GB, dos comuns.

 

Pesquisei em sites de venda on-line e encontrei uma fonte Knup KP-522 500W por um preço acessível, R$ 138,00, e com a vantagem de chegar hoje mesmo. Será que essa fonte substitui a original?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pesquisei em sites de venda on-line e encontrei uma fonte Knup KP-522 500W por um preço acessível, R$ 138,00, e com a vantagem de chegar hoje mesmo. Será que essa fonte substitui a original?

Essa fonte da Knup é bem ruim, melhor mesmo é pegar a XPG Pylon 450w.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 sua configuração não consome muito, de começo essa Knup lhe serviria pra quebrar o galho, porém já tivemos usuários com problemas nessa fonte Knup de 500w

Tem as

Gamemax GP400A 400W, 80 Plus Bronze, R$255

Superframe 500w R$299 

cooler master elite v3 500w R$265

SilverStone, 500W, 80 Plus Bronze, R$290

seriam as mais em conta com uma qualidade razoável.  Melhor esperar uns dias e estar com uma fonte que pelo menos vai lhe durar uns bons anos rsrsrs

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Dell Optiplex 7010

Está em um gabinete convencional ou é aquele estreito?  pois se for o estreito receio de que o modelo de fonte deva ser diferente para caber.  Caso esteja em gabinete convencional as fontes citadas darão certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço aos amigos mas, por enquanto, acabei ficando com a Knup, mesmo.

(Na verdade um irmão, que estava saindo para a Rua Sta. Efigênia, ouvindo minha história quis fazer um presente, comprou e me contou faz um minuto, rs... Ainda bem que não fechei com o ML antes.)

 

A original durou... sei lá, acho que uns 10 anos. Se essa Knup durar 2 anos, já tá valendo. Mas esse tópico, pelas dicas, já está favoritado.

 

Grato a todos!

 

2 horas atrás, Alex Weiss disse:

Está em um gabinete convencional ou é aquele estreito?

 Está no convencional mesmo, @Alex Weiss, no manual chama "mini torre".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 se der pau só na fonte depois de 2 anos você ainda estará no lucro, o problema é se alguma peça do PC for junto, saiba que tudo no PC sofre desgaste acelerado com energia de má qualidade. Um dos hardwares mais sensíveis para fontes de baixa qualidade são os discos rígidos, e é justamente onde seus dados importantes estão armazenados.

 

Vou deixar minha experiência como exemplo: meu PC de hoje começou baseado no PC aqui de casa que era um Celeron E3300, 2GB de RAM, 320GB de HD. Com o tempo fui melhorando, coloquei mais 2GB, coloquei um Core 2 Duo E8400, coloquei uma GTX 650, troquei a fonte, etc. Mas entre esses upgrades, já tive que trocar o HD uma vez, pois tinha dado pau. O PC foi comprado mais ou menos de 2009, mas não era tão usado até eu começar a usa-lo como PC pessoal (lá pra 2014), e o HD deu problema lá no começo de 2015 (6 anos de uso). Ele era desses PC's pré-montados, a fonte era genérica e tal. Depois que comecei a usar ele, sempre tive fonte boa, usei um Seasonic SS-350BS por 6 anos, agora estou com essa CX550 há 1 ano, meus dois discos rígidos comprados lá em 2015 está em perfeita saúde até hoje, 7 anos depois, e pode ter certeza que eles foram usados por muito mais horas do que o antigo de 320GB, você mesmo pode ver o tempo de uso:

 

Screenshot_42.png.fa0ef73acaf76870217cf31d4964f4c1.png

 

Screenshot_43.png.ffa82b03194eee164067eb81b6423a89.png

 

Seu PC ainda deve estar funcionando bem até hoje porque as fontes Dell são realmente decentes por dentro, eu já demontei uma fonte Dell de 350W de sucata pra ver por dentro, e vi componentes de filtragem na entrada de energia que você não ve em fontes genéricas, os cabos de alimentação são mais grossos (AWG18), o transformador é maior, a construção interna em geral é muito superior. Acho muito difícil você escapar de problemas tendo fonte genérica, mesmo que o problema demore para aparecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2022 às 15:14, GuilhermeGB disse:

componentes de filtragem na entrada de energia que você não ve em fontes genéricas

 

Não sei se tem realmente algo a ver com a nova fonte mas tenho a impressão de que, com ela, apareceu um ruído nas caixas acústicas. É pouco e só se nota quando não há sinal - música, trilha de filme, etc. - e o volume do som está no máximo. Como não tinha nada disso antes, lembrei do que você disse sobre filtro e... bem, taí esse "test drive".

 

Hoje levei a fonte que queimou a um técnico que, da cara, mostrou um capacitor enorme todo chamuscado, soldado entre as duas fases de entrada. Mas, como ele disse, pode ser fadiga normal desse componente - tudo tem uma vida útil limitada - ou se a queima desse capacitor é apenas parte de um outro problema, em algum outro ponto do circuito. Pode ser, ainda segundo ele, algo simples como um solda que se soltou causando um curto-circuito entre as fases da corrente que vem da rua - o que explicaria o estalo e as faíscas -, ou algo bem mais complexo. Tem que estudar com calma...

 

Vamos ver... se a original for reparada com componentes de boa qualidade, talvez volte a original e guarde a Knup como backup.

 

De qualquer forma, grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!