Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, boa noite a todos, venho aqui contar uma situação que vivenciei hoje, em uma casa que fiz toda a parte elétrica recentemente, recém os proprietários vieram morar, e hoje fomos acionados pois o IDR estava desarmando, chegando no local a proprietária informou que toad vez que ela ligava, ele desarmava após algums segundos novamente, curiosamente eu cheguei e liguei novamente ele, e não caiu mais! o fato curioso é que reparei que a mulher estava assando algo no forno elétrico, e hoje foi a primeira vez que ela estava utilizando o forno, estava estreando o eletrodoméstico, mas enfim,  abri o quadro e desliguei o disjutuntor geral, fiz testes de continuidade entre fase e terra, neutro e terra e nada acusou, tudo OK.

Depois parti para um teste de continuidade entre o barramento neutro e a saida do fase do IDR,desliguei todos os disjuntores, e fui ligando um por um, até que cheguei no disjuntor das tomadas da cozinha, pra minha surpresa,quando ligo o disjuntor das tomadas da cozinha,apresenta uma pequena resistência entre fase e neutro,acredito que isso pode se dar pelos aparelhos que estão ligados na tomada ( forno elétrico e também o microondas ), não foi um teste completo pois como o forno elétrico é de embutir e a tomada fica bem atrás,ai precisa tirar o forno pra acessar a tomada, mas ai já tive uma base, como o IDR não desarmou mais,falei que se acontecer era pra entrar em contato novamente, mas a questão é que já vim procurando um diagnóstico, como eu disse eu quem fiz a instalação da casa,todas emendas muito bem feitas,fechamento de circuitos e etc, será que pode haver uma chance de o forno elétrico ter uma incompatibilidade com o  IDR por ser uma carga resistiva ? e também pensei na possibilidade de inverter os fios dentro da tomada se caso vier a acontecer de novo, eu cismei no forno elétrico por que como eu disse, não teria lógica nenhuma o IDR começar desarmar do nada, creio que deve ter sim algo relacionado ao forno elétrico, alguém já viu algo parecido ?

Postado

Se cisma no forno elétrico (ou mesmo no micro-ondas).... 

Pode ser que um deles esteja com defeito de fabricação tendo a fase ou o neutro em contato com a carcaça.

Isso aconteceu comigo, mas o defeito foi em uma máquina de solda (aquelas de serralheiro). Quando descobri o defeito já estava fora da garantia, na hora da montagem perderam sem querer o fio do ventilador de refrigeração da máquina num dos parafusos do transformador. 

De início não tinha nenhum problema, mas com o tempo começou a dar choque na caixa da máquina, penso que por esforço mecânico o peso do trafo foi amassando o fio até o plástico ficar fino o suficiente pra perder sua isolação. 

Outro problema que pode ter, mas não é culpa sua é umidade nos cabos. Tipo aqueles casos em que lâmpadas led acendem fracas mesmo com o interruptor desligado, são também fugas de corrente. 

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Willian_Souza disse:

hoje foi a primeira vez que ela estava utilizando o forno, estava estreando o eletrodoméstico

Não vi números no seu post. Eis que lhe surge uma boa oportunidade pra fazer a análise matemática meia simples da potência do forno x capacidade do disjuntor. Este também pode estar "cansado".

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
19 horas atrás, Willian_Souza disse:

o fato curioso é que reparei que a mulher estava assando algo no forno elétrico, e hoje foi a primeira vez que ela estava utilizando o forno, estava estreando o eletrodoméstico

Sabe dizer-nos se o mau-funcionamento do IDR coincidiu exatamente com o momento da manipulação da carcaça do forno?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...