Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, colegas. Eu tenho um modem RTF3507VW-N1 que recebe um plano Vivo Fibra de 300mbps, e transmite essa velocidade tanto via cabo quanto wi-fi. Porém, ao usar um roteador TP-LINK AC1750 conectado ao modem da Vivo via cabo, este transmite a velocidade contratada apenas pelo wi-fi. Via cabo, não passa de 100mbps. Eu já setei o "Velocidade e Duplex" da placa de rede no meu PC para "1.0 Gbps Full Duplex", então o problema não é ali. Já testei uns 5 cabos do roteador pro meu PC, e o problema persiste. 

Então, resumindo: Modem RTF3507VW-N1 ==> TP-LINK AC1750 ==> PC. Tudo via cabo.

Uma coisa que acho curiosa mas não entendi bem é que quando clico no ícone da rede na barra de tarefas do Windows 10, aparece o nome da rede wi-fi 2.4G do roteador (foto em anexo). Não encontei nos settings do roteador algum lugar que isso esteja setado; não sei se isso é apenas um nome de rede ou se o TP-Link realmente está mandando a velocidade do 2.4G via cabo. Estou bem confuso. Alguém consegue me ajudar?

hardware.jpg

• Membro VIP
Postado
  1. Verifique se a conexão entre o Modem e Roteador está em Gigabit.
  2. Se deseja tudo na mesma rede, é bom configurar o roteador em modo AP (Ver destacados)
  3. Esse "ESCRITÓRIO-2.4G" é apenas o nome da rede, no caso deve ter pego no roteador esse nome. Não tem relação com a velocidade medida.
  4. A conexão entre PC e Roteador aparece Gigabit?
  • Curtir 1
Postado

dwatashi, obrigado pela resposta.

Vou responder seus pontos:

1. Como faço pra saber se a conexão entre o modem e o roteador está em gigabit?

2. Desculpe, mas o que seriam destacados? É um tópico fixo? Porque eu procurei aqui e não encontrei.

4. Sim, a conexão aparece gigabit.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Riviera vídeo disse:

dwatashi, obrigado pela resposta.

Vou responder seus pontos:

1. Como faço pra saber se a conexão entre o modem e o roteador está em gigabit?

2. Desculpe, mas o que seriam destacados? É um tópico fixo? Porque eu procurei aqui e não encontrei.

4. Sim, a conexão aparece gigabit.

Boa noite

Eu possuo um roteador da tp-link e aqui aparece qual velocidade cada porta está operando.

Vá em "básico > Mapa da rede > Archer AX50 (no seu provavelmente está Archer C7 ou alto assim) > Ethernet" e lá está aparecendo a velocidade que cada porta está operando.

image.thumb.png.90f1652f8e1679ad49c4d547d3656cf3.png

Tópico destacado, são os tópico que sempre estarão no inicio de cada setor.

Cara os pré requisito para que você se conecte um roteador em um computador a 1Gbps, são 3 itens.

A entrada lan do roteador tem que ser gigabit.

O cabo de rede tem que ser no mínimo categoria cat5e com 4 pares de fios para operar a 1Gbps, e se apenas um fio falhar já cai para 100Mbps.

E a placa de rede do computador precisa ser gigabit.

E essa de fica fazendo modificação as configurações na placa de rede para operar em 1Gbps não existe.

Você comprou uma placa de rede gigabit PCI-E instalou o driver corretamente, e está pronto  para tirar o máximo aproveito.

Cara quando se tem um problema desse tipo é preciso deixar o cenário o mais simples possível, então vamos conectar primeiro só o seu computador no modem da vivo.

Feito isso vá no "Painel de controle > Central de rede e compartilhamento > Alterar a configurações dos adaptadores  > Ethernet" e verifique se placa de rede do computador se está operando a 1 Gbps. 

velocidade-maxima-da-placa-de-rede-do-co

Se ainde estiver com dúvida de como chegar nessa parte veja esse site https://rainydays.com.br/como-descobrir-velocidade-da-placa-de-rede-no-windows/

Faça o teste de velocidade de internet no speed teste, e deu os 300Mbps beleza, agora teste o outro cabo de rede e veja se está ok.

E lembre-se o cabo de rede tem que ser no mínimo cat5e com 4 pares funcionando corretamente, se um falhar, pronto, já cai pra 100Mbps.

Se você tiver varios compudores ligado nesse roteador e se estiverem longe um do outro é uma boa comprar um testador de cabo de rede, é muito barato.

Testador de cabos de rede

Fez o teste e os dois cabos de rede funcionaram perfeitamente, agora sim podemos ligar o modem da vivo no roteador da tp-link e o roteador da tp-link no PC e veja se o mesmo está conectado a 1Gbps e se esta dando os 300Mbps.

E se mesmo não estando conectado a 1Gbps não deu os 300Mbps, resete o roteador da Tp-link, e lembre-se se você for ligar o roteador da vivo na porta Wan do roteador da Tp-link os dois equipamento não podem estar na mesma classe de IP, no exemplo a forma correta.

IP Modem vivo: 172.16.0.1

Roteador tp-link: 192.168.0.1 (DHCP - ligado)

Agora se você for ligar porta Lan do modem da Vivo na porta Lan do tp-link os IP devem estar dessa forma.

IP Modem vivo: 192.18.0.1

Roteador tp-link: 192.168.0.2 (DHCP - desligado)

Nas duas forma a internet vai funcionar sem problema algum, só que eu particularmente prefiro o segundo modo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!