Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro ao dar boot no SSD


Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Não tenho outro pc pra testar. Não sei se isso ajuda em algo, mas antes de formatar e buscar instalar o Windows eu liguei ele enquanto usava o HD e reconheceu normalmente. Então seria possível ele funcionar como armazenamento mas dar problema em Boot?

O que eu fiz foi instalar o ISO no HD e setar ele como prioridade, mas o mesmo erro aconteceu. O que não faz sentido, visto que eu estava usando ele como armazenamento e boot antes de formatar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema agora está verdadeiramente estranho.

Qual o modelo da fonte e diga se usa um estabilizador/No-Break, só para tirar uma dúvida.

Bem, no Disk Part dá pra você usar o comando "list disk", se lá não tiver nada então o Windows não reconheceu nada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O fato de ter uma partição MSR no disco indica que é particionamento GPT; portanto, possivelmente uma instalação em UEFI. Por outro lado, a segunda foto indica que a placa tentou inicializar via CSM/Legacy.

 

Quando inicializar pelo pendrive, certifique que está no modo UEFI -- placas-mãe mostram que a mídia usará esse modo prefixando a entrada com "UEFI: xxx yyy".

 

Caso a placa não ofereça uma opção assim com o pendrive, recrie-o com o Rufus ou a ferramenta da Microsoft.

 

Uma vez que consiga, seria uma boa ideia, antes de instalar, limpar o disco de destino com o famoso diskpart clean.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que tenho de atualização é: consegui identificar os dois armazenamentos no ISO e instalei o Windows novamente em ambos (dei clean e convert gpt nos dois), porém eles não aparecem para dar boot, somente um tal de Windows boot manager, o qual não funciona. Em seguida vão as imagens 

 

EDIT: Aparentemente consegui dar boot pelo HD que estava anteriormente, estou finalizando a instalação. O fato do boot não ocorrer no SSD significa que o mesmo pode estar apresentando problema mesmo ligando e servindo de armazenamento ?

 

E584123A-E41A-4646-9453-050D36C8ACA4.jpeg

8E8C245C-DECE-4D85-832C-B96FC2B0DADA.jpeg

4A9F68F6-C2B3-4250-B7D4-A3EFB445A64B.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Em UEFI, o instalador cria a entrada "Windows Boot Manager": é assim mesmo. Se, no SSD, fez o diskpart clean e a instalação foi realizada em UEFI, é para funcionar.

 

Note que não precisa ciar manualmente partição alguma durante a instalação. Simplesmente, tendo o disco limpo (via diskpart clean), selecione "Espaço não alocado" e clique em avançar que as partições necessárias serão criadas automaticamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse procedimento acabou funcionando no HD, consegui acessar o windows. Porém quando tento no SSD, o windows instala mas não aparece o "Windows Boot Manager" pro SSD e nem consigo dar boot nele, aparece a mensagem do "reset and select a proper boot device blá blá". O que me restou de dúvida seria: O SSD está funcionando como armazenamento, ele é reconhecido no windows do HD, porém não estou conseguindo dar boot nele. Isso seria algum defeito do próprio SSD será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Marcos FRM disse:

Mesmo com o diskpart clean?

Sim, tentei somente com ele Clean, com ele clean e convertido GPT, com ele Clean e criando a partition primary manualmente, mas nenhuma das opções deu boot.

 

agora, Pepse disse:

Provavelmente. Um SSD com problema é estranho.

Aparentemente o barato saiu caro. Vou ver se compro um SSD de qualidade em vez de um Chinatown Aliexpres edition

 

 

Muito obrigado a todos pela ajuda até aqui, sou muito grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Becker Sedexo Alfredinho disse:

Aparentemente o barato saiu caro. Vou ver se compro um SSD de qualidade em vez de um Chinatown Aliexpres edition

 

SSD fajuto do Aliexpress é só problema. Não vale a pena. 😫 Com a grana curta, não precisa ser SSD top... um barato de boa qualidade e com garantia, no estilo Crucial BX500 (ou algum NVMe equivalente caso a placa suporte), não vai incomodar por muito tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah, claro! Ninguém lembrou desse pequeno detalhe: se o HDD tinha uma partição EFI e o mesmo estava conectado enquanto instalava no SSD, não vai inicializar sem o HDD presente. Se for isso, @Becker Sedexo Alfredinho , por favor altere a solução do tópico para a resposta do @Catelan !

 

(minha opinião sobre os SSDs fajutos da Aliexpress continua a mesma... 🥵)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pela ajuda até aqui, descobri o problema ontem. Aparentemente o SSD estava com problema mesmo, pois testei em outra máquina e não deu certo. Além disso, mesmo aparecendo para armazenamento, o mesmo não consegue receber nenhum arquivo pois diz que não tem espaço, mesmo tendo partições vazias e espaço de 117GB. 

Resumo da ópera: cuidado com SSD da china, mas fico muito grato pela ajuda de vocês, aprendi muita coisa que vai me ajudar em algum problema futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Becker Sedexo Alfredinho disse:

Obrigado a todos pela ajuda até aqui, descobri o problema ontem. Aparentemente o SSD estava com problema mesmo, pois testei em outra máquina e não deu certo. Além disso, mesmo aparecendo para armazenamento, o mesmo não consegue receber nenhum arquivo pois diz que não tem espaço, mesmo tendo partições vazias e espaço de 117GB. 

Resumo da ópera: cuidado com SSD da china, mas fico muito grato pela ajuda de vocês, aprendi muita coisa que vai me ajudar em algum problema futuro.

Se for economizar com SSD no Aliexpress, precisa tomar cuidado com a marca. No Aliexpress tem muito produto bom, assim como também tem muito produto ruim. Recentemente comprei um XPG Gammix S11 Pro de 1TB direto da loja oficial da Adata, veio lacrado na caixa e saiu metade do preço que é vendido aqui no Brasil (R$600). Por enquanto está funcionando perfeitamente, espero que continue assim, porque garantia pra ele vai ser difícil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!