Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5-9600k mantendo 100° constante


Posts recomendados

Troquei meu HD por SSD M.2 e aproveitei pra trocar a pasta termica do processador pois ja havia 1 ano desde que foi montado. Mexi e joguei normalmente por uma semana até que viajei e deixei o pc desligado por 2 dias, quando cheguei e fui ligar percebi que o barulho do fan do cpu estava mais alto. Com um certo tempo de uso e forçadas no computador como rodar jogos ou abrir varias funcionalidade ele começou a dar umas travadas, a principio achei que pudesse ser o SSD ou até mesmo a RAM do pc. Mas abri o GPU-z e percebi nos sensores que a temperatura estava altíssima, mantendo sempre 99/100°. Achei que pudesse ser o excesso de pasta térmica porque quando fui fazer a troca eu realmente tinha postado muito, dei uma limpada e tirei o excesso mas ligo o computador e ele continua mantendo um altíssima temperatura, começa em 70° quando é ligado e assim que rodo um programa ou jogo ele ja sobe e não saí dos 99°. Ja verifiquei se o cooler está firme no processador duas vezes e tentei trocar o sentido do FAN mas nada resolve. O estranho é que usei o computador por uma semana depois da troca da pasta térmica e colocação do SSD e ele ficou normal, foi apenas depois desses dois dias desligado que começou esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shelby_ não monitorei, mas o ruido do fan do water cooler não estava alto. Mostrando que o esforço dele não tava no maximo tentando abaixar uma temperatura de 100° igual está agora. Também acho que pode ser a pasta térmica por isso vou comprar uma nova amanhã e testar, já o cooler mal encaixado não é porque ja tirei e coloquei 3 vezes fazendo cada vez com mais atenção. Vou baixar o HWMonitor e visualizar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o teste com uma nova Pasta Térmica, certifique-se de aplicar uma fina camada por toda a superfície da CPU.

Também monitore o uso da CPU pelo Gerenciador de Tarefas, veja se está em uso alto.

 

Caso permaneça o problema, talvez seu WC tenha danificado em algum momento da manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ciroc pasta térmica não deve ser trocada com tanta frequência, você deve trocar apenas depois de muito tempo ou se realmente precisar remover o cooler do processador. De tempo em tempo a única coisa que você precisa fazer é tirar o pó de dentro do gabinete, das peças e ventoinhas, não é necessário remover o cooler (a menos que precise fazer uma limpeza mais profunda nele).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters @GuilhermeGB @Shelby_ATUALIZANDO* Comprei uma pasta termica Thermal Silver e troquei a que estava limpando com alcool ispropilico, a temperatura abaixou do nível crítico que estava constante em 100° e agora oscila em torno dos 80° sem rodar nenhum jogo, apenas com navegador e discord abertos. Ainda acho uma temperatura alta ainda mais comparando com o que achei recomendavel no site https://www.buildcomputers.net/cpu-temperature.html. Vou fazer o teste com um water cooler de um amigo amanhã, creio a bomba do meu pode não estar funcionando corretamente ja que a pasta ja foi trocada e apesar de ter abaixado um pouco da temperatura ela ainda continua alta. Uma dúvida ja que o @GuilhermeGB disse pra não ficar trocando muito, quando eu for fazer o teste amanha com o outro water cooler devo trocar a pasta, aplicar um pouco mais pelo que fica grudado no dissipador do meu water ou só instalar o outro e testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MaKingLove *****, falei q tinha abaixado pra 80° mas só de rodar um vídeo no yt a 720p ja foi pra 100 novamente, acham muito prejudicial continuar usando o pc nas funções basicas como navegador ou streaming de filme?

Outra coisa, é comumente possível arrumar a bomba do water cooler ou só comprando um novo? E caso tenha que comprar, acham que esse aguentaria o tranco? https://www.amazon.com.br/gp/product/B07NGRQX1V/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o01_s00?ie=UTF8&psc=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que seja bomba mesmo, como falei.

Eu recomendaria investir em um bom Air Cooler, pois são mais duradouros e geralmente bem mais baratos do que qualquer Water Cooler de desempenho similar.

Abaixo minhas recomendações:

 

- CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
- CM Hyper 212 Turbo - 163mm
- CM MasterAir MA410P - 158,5mm
- CM MasterAir MA410M - 165,1mm
- CM MasterAir MA620P - 165mm
- DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
- Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
- Scythe Ninja 5 - 155 mm
- Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
- Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

 

Mas recomendo dar uma atenção maior nos Scythe Fuma 2 e Ninja 5.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ciroc disse:

Uma dúvida ja que o @GuilhermeGB disse pra não ficar trocando muito, quando eu for fazer o teste amanha com o outro water cooler devo trocar a pasta, aplicar um pouco mais pelo que fica grudado no dissipador do meu water ou só instalar o outro e testar?

O que o colega falou é que não precisa ficar desmontando cooler pra trocar pasta térmica. Porém, toda vez que desmontar o cooler, limpe e aplique pasta nova. 

 

11 horas atrás, Ciroc disse:

acham muito prejudicial continuar usando o pc nas funções basicas como navegador ou streaming de filme?

Sim, a temperatura está muito alta, na máxima suportada pelo processador. Poderá se danificar.

 

10 horas atrás, Shelby_ disse:

Eu recomendaria investir em um bom Air Cooler

Perfeito!!! Só recomendo WC se a temperatura ambiente for muito alta, tipo acima de 40ºC. Fora isto, um bom AC dá conta e é mais durável. 

 

10 horas atrás, Shelby_ disse:

Mas recomendo dar uma atenção maior nos Scythe Fuma 2

Acho que o Fuma 2 saiu de linha. Não se encontra mais a preços acessíveis. Já o Ninja 5, perfeito. 

 

10 horas atrás, Ciroc disse:

Deixei desligado por um tempo e agora voltou estavel nos 60°

Tá com cara de ser a bomba, como disse lá atrás. Mete um Aircooler bom aí e seja feliz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZANDO*

Tirei meu water cooler e coloquei no pc de um amigo que tem um i5-9400f, rodei jogo + youtube no 4k e a temperatura maxima atingida foi de 80°. Tirei o coolerbox intel dele e coloquei no meu pc, a temperatura pegou novamente os 100° depois de uma forçada no processador. Li em alguns fóruns que pode ser bug do windows e recomendam formatar, algum palpite??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Regelmeier Como faço/desfaço o OC do processador, ou pode ser automatico? Porque meu processador tem hora que vai pra frequência  de 4,7GHz. Outra coisa que vi em alguns fóruns é sobre a tensão direcionada ao processador na BIOS, não tenho muita noção mas comparado com o do site que vi creio que o meu está alto mas não consigo mudá-lo na BIOS porque o campo fica inacessivel.

IMG_7783.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ciroc Ele pode chegar a 4,6 em um núcleo por conta do turbo boost da intel. o meu faz um "over" quando boto xmp ativo, ficando fixo nessa frequência de 4,3 eu que subi depois pois precisei de um pouco mais de desempenho.

Ou você mexe pela BIOS que exige mais trabalho ou pelo aplicativo da intel extreming tuning. mas essa tensão não ta nada fora do normal, o setup base dele é pra ser v1.35

Tenta solucionar pelas outras formas primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!